Pesquisa Focus aponta nova queda na estimativa para o PIB

PIB - pesquisa focus_internaPesquisa Focus também reduziu projeções para indústria neste ano

As expectativas para a economia voltaram a cair, aponta a nova pesquisa Focus, divulgada hoje (20) pelo BC (Banco Central). Com isso, a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) caiu de 1,45% para 1,24%. Trata-se da 12ª semana consecutiva que os economistas ouvidos pelo BC reduzem estimativa para o indicador.

A redução, de certa forma, reitera a opinião da instituição divulgada na semana passada. Na ocasião, o BC apontou “probabilidade relevante” de recuo da economia no primeiro trimestre. Em linha com essa avaliação, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), caiu 0,68% no primeiro trimestre frente aos três meses anteriores.

Para 2020 o cenário para o PIB não se alterou, com expectativa de expansão de 2,5%. Já as contas para o desempenho da indústria retraiu 0,23 ponto percentual, a 1,47%. Os números oficiais relativos ao início de 2019 serão divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 30 de maio.

PIB, Selic e inflação

A pesquisa Focus semanal é realizada com uma centena de economistas. Nesta semana, além da nova redução na projeção do PIB, o estudo mostrou que a Selic deve subir no ano que vem, passando de 7,25%, de 7,5%. Para este ano, contudo, os profissionais ouvidos ainda a taxa básica de juros no atual patamar de 6,5%.

O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, também vê a Selic a 6,5% em 2019. No entanto, calcula a taxa ainda mais baixa no próximo ano, a 7%. O levantamento semanal apontou que a expectativa para a alta do IPCA passou a 4,07% em 2019, ante 4,04% na pesquisa anterior. Para 2020, o indicador permaneceu em 4%.

(*) Crédito da capa: 3844328/Pixabay

(**) Crédito da foto: 127071/Pixabay

Comentários