petropolis gourmet- ocupaçãoEvento gastronômico espera receber 20 mil participantes

Tradicional na região serrana do Rio de Janeiro, o Petrópolis Gourmet chega a sua 19ª edição beneficiando toda cadeia turística local. Um dos setores mais favorecidos é o hoteleiro, que vê sua ocupação atingir a capacidade máxima no mês de novembro.

O evento gastronômico acontece entre os dias 6 e 17, consolidado como um dos oito maiores festivais do segmento do país. Para o período são esperadas 20 mil pessoas durante os 12 dias. A hotelaria agradece! 

Bomtempo Resort, por exemplo, estima incremento de 20% na ocupação do mês de novembro frente à edição passada. “Como este ano o Petrópolis Gourmet pega também o feriado do dia 15, facilita o impulsionamento do turismo na região”, explica Rogério Elmor, sócio-proprietário do empreendimento.

Já a Rede Pousadeiros espera atingir 80% de quartos ocupados nos três hotéis do grupo em Petrópolis: o Hotel Grão Pará, Hotel Vila Bavária e Pousada Le Siramat. No total, as propriedades somam 130 UH’s no destino carioca. “O Petrópolis Gourmet é um evento que deixa em evidência um dos focos da região, que é a gastronomia, um importante complemento na experiência dos turistas”, diz Felipe Almeida, diretor da cadeia hoteleira.

No Grande Hotel Petrópolis, a expectativa é de 41% de ocupação entre os dias 6 e 17. “Novembro é um mês muito agitado em Petrópolis e o festival ajuda muito a atrair turistas, mas é difícil dizer a quantidade de hóspede que vêm por causa do evento”, explica João Aguiar, recepcionista do hotel.

Petrópolis possui uma rede hoteleira com 118 meios de hospedagem e 6,3 mil leitos disponíveis, informa a organização do festival.
 
Petrópolis Gourmet: o evento

Este ano, o Petrópolis Gourmet servirá 4,3 mil pratos preparados por 43 restaurantes participantes. Entre as opções estão: bacalhau confit com ervas, canelone de javali, risoto de shitake e polvo grelhado com batatas ao murro. São sabores e preços para todos os gostos e bolsos, com valores a partir de R$ 48,50. O tema escolhido foi “Receitas da Colônia”, ressaltando as origens alemã, portuguesa e italiana da região.

Durante o período do evento, a cidade inteira respira gastronomia. Praças, shoppings e pontos turísticos como a rua Teresa e a rua 16 de Março farão ações voltadas à temática do festival. No final de semana do feriado, entre os dias 15 e 17, o Hortomercado, em Itaipava, terá um espaço de destaque para produtores e artesãos locais com exposição e comercialização de produtos como pães, geleias, orgânicos e embutidos.

“Estamos entre os oito maiores eventos gastronômicos do país, mas o Petrópolis Gourmet é garantido o festival mais saboroso do Brasil”, brinca Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

(*) Crédito da foto: Gadini/Pixabay