Uma das vistas de Petrópolis, Rio de Janeiro
(foto: divulgação/Pixabay)

O município de Petrópolis vai iniciar na segunda-feira (25) a primeira etapa de elaboração do Inventário da Oferta Turística do Estado do Rio de Janeiro com a visita de um equipe da UFF (Universidade Federal Fluminense) – responsável pela execução do projeto.

A partir de um oficina técnica serão validados os dados da 1º fase de pesquisas do projeto na região Serra Verde Imperial, com os municípios contemplados pelo IOT-RJ: Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis.

O Inventário da Oferta Turística compreende mapear atrativos turísticos, infraestrutura turística, equipamentos e serviços turísticos, assim como a cadeia produtiva do turismo de cada um dos municípios envolvidos no projeto.

O encontro tem como finalidade apresentar e validar junto às autoridades e representantes do trade regional o levantamento preliminar de dados já realizado pela equipe da UFF. 

A ação do IOT-RJ em Petrópolis está sendo apoiada pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, que disponibilizará os dados do inventário realizado em anos anteriores para ser renovado e ampliado.

"O inventário turístico é uma importante ferramenta de planejamento para nossa cidade e sua atualização é fundamental, pois servirá como base para os projetos a serem desenvolvidos pela Prefeitura e também pela iniciativa privada", comentou Drica Madeira, presidente da FCTP.

Durante o encontro, hoteleiros, guias de turismo, agentes de viagem, operadores de turismo, representantes de museus, centros culturais, igrejas, parques, restaurantes e negócios de alimentos e bebidas terão a oportunidade de validar os atrativos, equipamentos e serviços turísticos que devem ser incluídos ou retirados do inventário, além de sugerir novas opções e criar soluções para o equipamento já existente na região.

Serviço
www.petropolis.rj.gov.br