Petrópolis - calendário de eventosO Quitandinha é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis

Trabalhar o calendário de eventos adequadamente é uma ação de vital importância para qualquer destino turístico. Este foi um dos temas debatidos ontem (24), durante reunião entre a Setur-RJ (Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro), Turispetro e os guias turísticos do município, localizado na Região Serrana do Rio. 

Na pauta do encontro, inciativas para melhorar festas como a Bauernfest, Serra Serata e Bunka Sai, que estão entre os eventos mais atrativos para os turistas. “Criar um calendário de eventos forte e atrativo é primordial quando se quer fortalecer o turismo”, ressalta Nilo Sergio Felix, secretário estadual de Turismo do Rio. “Petrópolis está indo além, reunindo representantes do turismo com os profissionais da área para discutir ações no setor”, completa.

Petrópolis: reuniões

Durante a reunião, os guias de turismo destacaram o que eles entender serem demandas dos visitantes. Entre elas, está a necessidade de ampliação de espaços reservados para embarque e desembarque de ônibus de turismo. Já a Turispetro incentivou que os profissionais ajudem na divulgação do calendário. Com isso, o órgão de turismo municipal acredita que o público poderá conhecer outras opções que a cidade oferece, não fincado restrito às festas mais tradicionais.

Camila Thees, diretora de Turismo e Eventos da Turispetro, acredita que as reuniões têm gerado debates positivos para o turismo da cidade serrana. Ela também destacou o papel dos guias dentro do setor.  “Os guias já fizeram visitas técnicas em dois museus, o que havia ficado acordado durante a reunião. Essa aproximação entre os setores envolvidos com o turismo só vai trazer benefícios”, comenta.

Esta é a quarta reunião promovida pela Turispetro para os guias de turismo em 2018. Mensal, o encontro aborda a cada 30 dias um tema diferente, sempre na penúltima segunda-feira de cada mês. Nas ocasiões anteriores, os temas debatidos foram o potencial do setor cervejeiro da cidade, o trânsito e o transporte locais, além dos museus do município. O próximo assunto será a oferta hoteleira.

(*) Crédito da foto: Gadini/Pixabay