(foto: pixabay / kpgolfpro)

O Palácio do Planalto acenou com sinal positivo para a proposta de isenção unilateral de vistos para quatro países. Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, que são consideradas nações que oferecem "baixo risco migratório em têm padrão elevado de gastos em viagens ao Brasil" devem ter, em breve, a exigência de visto de entrada cancelada.

A decisão foi tomada em reunião conduzida na quarta-feira (26) por Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, junto a outros quatro ministérios. Para que de fato a modificação seja concretizada, será preciso mudar o Estatutodo Estrangeiro, lei sancionada em 1980, que exigia reciprocidade na política de concessão de vistos.

Atento ao alto potencial financeiro da medida, o MTur(Ministério do Turismo) queria também a isenção para visitantes da China. Entretanto, a inclusão dos asiáticos na lista não foi aceita em virtude da dificuldad eno controle migratório para um país com mais de um bilhão de habitantes. 

A informação foi antecipada pelo jornal Valor Econômico que ainda acrescentou informando que a ideia do governo é eliminara exigência de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos pelo período de dois anos.

Serviço
planalto.gov.br