A Setur-BA (Secretaria de Turismo da Bahia) apresentou ontem (20) o Pdits (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável) da Costa do Dendê, região localizada no interior da Bahia.  

A iniciativa da Setur teve o intuito de mostrar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e da construção coletiva do documento, que foram realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano. 

O Pdits visa propor ações para o turismo sustentável em curto, médio e longo prazo e estabelece as bases para a definição de ações e prioridades. O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

Nelson Pelegrino, secretário de Turismo do Estado destacou a importância do planejamento. “Os planos são fundamentais para a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo e aplicação em projetos nos municípios. Neste momento, o Estado dá apoio para que as zonas turísticas construam ou atualizem seus planejamentos visando à melhoria de cada região”, explicou.

A Setur já atuou na elaboração dos Pdits das costas do Cacau e dos Coqueiros. As próximas zonas turísticas a serem contempladas serão Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Caminhos do Oeste.

A Costa do Dendê é composta pelos municípios de Boipeba, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Morro de São Paulo, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Valença.

Serviço
www.setur.ba.gov.br