Ramada Airport Lagoa Santa, primeira
unidade da bandeira no País
(foto: arquivo HN)

 
As bandeiras Ramada, Days Inn e Super 8, todas da estadunidense Wyndham Worldwide, vão ganhar unidades no Brasil nos próximos três anos. As informações são de Daniel del Omo, CEO para América Latina da Wyndham, e Luis Mirabelli, vice-presidente para a América Latina da RCI (Resort Condominiuns International) – braço do grupo hoteleiro voltado ao intercâmbio e aluguel de propriedades de férias compartilhadas. A previsão de investimento nos projetos não foi informada.
 
Em entrevista exclusiva ao Hôtelier News, os executivos adiantaram que os hotéis serão instalados nas cidades de Vitória (ES), Linhares (ES), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Lagoa Santa (MG), Congonhas, no interior do Estado de São Paulo, Porto Alegre (RS), Betim e Sete Lagoas, ambas em Minas Gerais.
 
Para a marca Super 8, serão empreendimentos de 90 UHs (unidades habitacionais), para municípios com menor demanda, e de 130 até 320 UHs – para praças com mercado mais aquecido. “São dois hotéis da bandeira já confirmados. Vai ser a marca budget em pontos estratégicos de saída e de entrada das cidades principais e também em regiões que precisam de uma marca econômica para o mercado local. A Super 8 é lider a nível mundial”, explica Daniel del Omo.
 
De acordo com Mirabelli, há possibilidade de que esses projetos supram também a demanda de turistas de outros países. “Dependendo do segmento e da localização dos hotéis, o percentual de estrangeiros está em torno de 20 a 30%. A força principal da marca Wyndham está no mercado norte-americano, e esse é um dos atributos de nossas bandeiras. Temos força nos mercados por ter a maior quantidade de hotéis. É um atributo que deve facilitar na hora de buscar captação com um investidor, já que a marca contribuiu para que se melhore o fluxo de estrangeiros e o valor da diária”, argumenta.
 
Apenas franquia
Há possibilidade de que a rede invista capital também na compra de prédios para a construção de hotéis? “Nosso modelo de negócios é franquia. Não compramos o prédio, fazemos isso em alguns casos, mas somente em mercados maiores, como nos Estados Unidos”, adianta o vice-presidente da RCI.
 
 
As marcas
Com mais de 2 mil empreendimentos na América do Norte, a bandeira Super 8 é de categoria econômica, oferecendo serviços básicos como café da manhã e internet, voltada a turistas que buscam uma estadia de curta duração. Possui também mais de 200 hotéis na China.
 
Já a Days Inn atende principalmente ao mercado corporativo, também na categoria econômica, com mais de 1,8 mil hotéis em todo o mundo.
 
A bandeira Ramada já é conhecida do mercado brasileiro, onde possui duas unidades: Ramada Airport Lagoa Santa, em Minas Gerais, e o Ramada Hotel & Suites Jardins, da capital paulista.
 
Há também um projeto em desenvolvimento do Ramada Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que deve custar à rede cerca de R$ 70 milhões. Com esta bandeira, a rede atua em cerca de 900 hotéis em 25 países – e é considerada a maior empresa do setor no mundo em número de quartos, com mais de 7,2 mil hotéis em seu portfólio. (Dênis Matos)