001 PlazaSR APs
O Hotel Plaza São Rafael está localizado no Centro Histórico de Porto Alegre
(fotos: Peter Kutuchian)

No ano que completa 40 anos, o Plaza São Rafael continua sendo o maior complexo de eventos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, localizado dentro de um meio de hospedagem. Para quem olha da rua, é difícil imaginar qual é o tamanho interno do Plaza, que se tornou um ícone da capital gaúcha durante vários anos.

E, socialmente, ainda é. A maioria das famílias realiza casamentos, festas de aniversários e outros eventos sociais em suas dependências. Situado no Centro Histórico de Porto Alegre, o Plaza São Rafael conta com 260 apartamentos e 23 suítes, distribuídos em duas torres, a principal com 14 pavimentos e a segunda com oito.

Na área gastronômica, três pontos atendem os hóspedes e clientes. Podemos conceituar que a gastronomia do Plaza São Rafael é diferenciada, pois percebe-se que a preocupação da equipe é aliar a qualidade com o sabor, remetendo às sensações da ancestralidade, tão bem representada por nossas avós.

Para o lazer, a cobertura contempla uma piscina coberta, banheira coletiva de hidromassagem e esteiras para descanso. É lá também que fica a academia de ginástica. O Plaza São Rafael está passando por constantes renovações. O plano de ação contempla a atualização dos apartamentos e de algumas áreas públicas. Em certos espaços percebe-se uma decoração mais requintada, que deverá ser utilizada também em algumas habitações no futuro.

No entorno do Plaza São Rafael, muitos edifícios históricos, centros culturais, o famoso Mercado Público Municipal, o Cais do Porto com a linha que liga Porto Alegre ao Município de Guaíba, um passeio interessante para se ver toda a orla da capital gaúcha.

Por Peter Kutuchian

Eventos*
A grande vedete do Plaza São Rafael é a área de eventos do hotel, conta com quase 2 mil m² de área, divididos em 20 salões, salas, auditórios e espaços gastronômicos, que também podem atender reuniões em horários que não atrapalhem a operação do hotel. Para se conhecer os espaços percorre-se um labirinto dentro do hotel, por isso sugerimos que você clique aqui para visualizar virtualmente a infraestrutura de eventos do hotel.

Do outro lado da rua o Centro de Eventos, inaugurado em 1988, e com outros 1,9 mil m² compostos por dez espaços, incluindo auditórios e salão de exposições, distribuídos  em seis pavimentos. A capacidade de atendimento é de 1.7 mil pessoas diariamente. Com gerador próprio de energia, cabines para tradução simultânea e imprensa e acesso à internet ADSL, a estrutura do Plaza São Rafael e do Centro de Eventos contempla mais de 6 mil m² de área construída.

Alimentos e Bebidas
Como já mencionado acima, a gastronomia do Plaza São Rafael é diferenciada. O Grill, aberto apenas para almoço, conta com um bufê esmerado, com várias opções de saladas e pratos quentes, variando diariamente. É impossível não deixar de pensar na vovó quando estamos saboreando alguma opção do restaurante.

Já o café da manhã, servido no Salão Amarelo, é denominado de Sabores da Serra, pois conta com opções típicas da região serrana do Rio Grande do Sul. Com ampla variedade, distribuída em algumas estações ao longo do salão, a primeira refeição do dia é completa, e o atendimento dos garçons, muitos deles trabalhando há décadas, é esmerado e atencioso. Nas quartas-feiras (exceto no verão), das 15h30 às 18h, é oferecido também o Salão de Chá.

O evento é apreciado, principalmente pela parcela feminina da sociedade portoalegrense. Já o 514 Lobby Bar e Restaurante, aberto 24 horas, é frequentado no happy hour pelos executivos que trabalham na região. Com cardápio variado, o espaço é acolhedor, devido a decoração com tons fortes de vermelho e laranja. Para quem gosta de hotéis, nada como ficar no bar olhando o movimento do entra e sai de hóspedes e participantes de eventos.

Hospedagem
Todas as 293 habitações contam com sistema de ar condicionado central, serviço de frigobar (operado pela Anserve), acesso gratuito à internet (velocidade limitada) e atendimento 24 horas de serviço de quarto. Todas as janelas são novas e antí-ruído, propiciando mais conforto aos hóspedes. Desde 10 de julho deste ano, o hotel tem aceito animais de estimação como hóspedes, acompanhados de seus donos.

Com diversas configurações, algumas habitações do Plaza São Rafael contam com uma mistura na decoração. Um dos exemplos pode ser visto nas fotos onde nossa reportagem se hospedou, o armário antigo, de madeira escura, quase ao lado um outro móvel, com ares modernos. Algum problema? Para algum decorador ou arquiteto com veias clássicas a torcida de nariz seria óbvia, mas na verdade, hoje em dia, o que está certo ou errado? E não é que ficou interessante?

Serviço
plazahoteis.com.br/saorafael

* As fotos da galeria de Eventos é de autoria da DR. Pictures, Silva's Fotografias, Equipe Hunter e Tour Virtual Brasil.