A segunda e última parte do Pmweb Hit the Road 2011 (PHtR) aconteceu entre os dias 24 e 25, na cidade de Nova York. O grupo de hoteleiros voou de Austin, no Texas, onde acompanhou o Congresso da HSMAI e a feira Hitec, para a Big Apple. O hotel escolhido? O Marriott East Side, bem localizado na avenida Lexington. Dia livre na quarta-feira (25), pois o horário de chegada foi no meio da tarde.
 
A programação dos dois dias seguintes incluía as Pmweb Educational Sessions, com quatro palestras diárias. Confira abaixo como foi a primeira delas, cujo tema foi Digital Marketing Innovation, conduzida pelo vice-presidente de Marketing Digital da Wunderman, uma das maiores agências do planeta, o brasileiro Guilherme Ambros.
 
Ele começou sua apresentação dizendo que as mídias sociais estão se tornando hoje os principais meios para se fazer campanhas criativas, fugindo da mídia tradicional. “Há alguns anos atrás, a publicidade era feita em uma única via. O consumidor assistia a mensagem e só. Atualmente temos ferramentas que possibilitam a interação, e conseguimos obter instantaneamente a opinião deles, que é repassada para todos os seus “amigos” e “seguidores”. Com isso conseguimos medir os resultados  imediatos das campanhas”, explica.
 

Gui Ambros (à direita) faz sua apresentação
(foto: Peter Kutuchian)
 
O desafio de beber mais água
O primeiro case mostrou a campanha para incrementar a venda d’água para o público brasileiro, que consome uma quantidade menor do que a sugerida pela Organização Mundial da Saúde – dois litros por dia/pessoa. A equipe de criação da Wundermann fez o seguinte: ofertou para algumas celebridades, seguidas por milhares de pessoas no Twitter, mini geladeiras adaptadas com um dispositivo que postava automaticamente mensagens quando ela abria a porta e pegava água. “Isso incentivou os seguidores a imitarem seus ídolos e consumirem mais a bebida. O custo de produção foi baixo e a forma de interação surpreendeu a comunidade”, complementa Ambros.
 
Música customizada e torrada com recado
O segundo case apresentado contemplava o incremento da venda de um iogurte, dito estimulante para o funcionamento intestinal, para um grupo de mães blogueiras. “O tema já é chato, não dá para ficar falando isso abertamente. Nossa sugestão foi criar um pote do produto no qual coubesse um músico relativamente conhecido. Fizemos a conexão pelo Facebook com cada pessoa e, após ela dar o OK, tinha uma música feita com base no seu perfil naquela mídia social”, explica o executivo. “Além disso, adaptamos uma torradeira que ao ser utilizada deixava escrito no pão a mensagem: tomou seu Actimel hoje? Uma forma inusitada de enviar uma mensagem no momento exato em que o consumidor poderia tomar o iogurte”.
 
Entre outros cases apresentados, destacou-se a campanha do ibutterfly, aplicativo baixado por usuários de smartphones que poderiam caçar borboletas virtuais em determinados locais, podendo ainda colecioná-los e trocar com outros usuários os “modelos” repetidos.
 
Segundo Ambros, o desafio é transformar seus hóspedes em agentes de publicidade de seus hotéis, utilizando as mídias sociais que estão aí abertas e à disposição de todos, e o melhor de tudo, com um alcance muito elevado. É preciso olhar também para os celulares como uma ferramenta de entrada para um mundo que pode ser bastante mágico”, finalizou o executivo.
(Peter Kutuchian)
 
 
*A reportagem do Hôtelier News viajou para os EUA a convite da Pmweb.