De Austin, Texas (EUA)*
 
 
  
O Revenue Optimization Conference, organizado pela HSMAI – Hospitality Sales & Marketing Association International, teve também após o almoço mais quatro painéis simultâneos. Confira a seguir o resumo de dois deles.
 
Social Media: Leveraging the Buzz into Results 
(Midia Social: Potencializando o Buzz em Resultados)
Mediadora: Cindy Estis Green, diretora administrativa do Estis Group.
Participantes: Anil Aggarwal, chariman e CEO da Milestone Internet Marketing; Loren Gray, diretor de e-Commerce da Ocean Properties; e Jessica Rivera, diretora regional de RM da Interstate Hotels.
 

Cindy, Anil, Jessica e Loren no painel de Midias Sociais
(fotos: Peter Kutuchian)
 
O painel começou com Cindy mostrando aos presentes uma pirâmide retratando as prioridades existentes na Midia Social. Na sua base, o fator mais simples, “escutar e responder”, depois a “estimulação de diálogo e o engajamento dos clientes”. Em terceiro, o gerencimento da marca e por último o centramento do nicho.
 
“Atualmente a principal vantagem na participação das midias sociais é o fomento do seu empreendimento nos mecanismos de busca, pois quanto mais os clientes comentarem sobre seu hotel, mais conteúdo haverá na internet”, diz Aggarwal. “Não adianta também ter milhares de amigos sem saber quem são ou se irão comprar algo. É preciso ter planejamento”, completa.
 
Já para Loren Gray, o investimento de recursos nesse canal de comunicação deve ser bem planejado e baseado no resultado que poderá se obter com a ação, ou seja, saber o ROI (retorno de investimento). “É como alguns anos atrás, quando precisavamos ter um site, mas não sabíamos o que fazer com ele. Tudo é uma ciência, então a melhor sugestão é contratar pessoas com experiência e não simplesmente aventureiros”, afirma Gray.
 
“O Facebook, por exemplo, ainda não é um canal de marketing, mas de fortalecimento de marca”, finaliza Jessica.
 
Hotel Distribution Channel Analysis
Palestrante: Steve Hood, VP Sênior de Pesquisas da STR.
 

Steve Hood, VP Sênior de Pesquisas da STR
 
Steve Hood, vice-presidente de Pesquisas da STR, mostrou parte do estudo feito em parceria com AH&LA e a STR sobre os canais de distribuição.
 
A ser liberado no segundo semestre, o documento, que levou dois anos para ser preparado, pesquisou cerca de 28 mil hotéis independentes e de 85 redes nos Estados Unidos.
 
Na análise da demanda, por exemplo, o percentual dos canais diretos é de 54,3%, já das OTAs é de 4,6%. No caso da segmentação de categoria, os GDSs demonstram incrementar as vendas em 13% (Luxo); 14% (Upper Up); 15% (Upscale); 10% (Upper Mid) e 5% (midscale).
(Peter Kutuchian)
 
 
* A reportagem do Hôtelier News viaja a convite da Pmweb.