PMWEB HIT THE ROAD na Hitec: Aplicações em iPad são tendência
21 de junho de 2011De Austin, Texas (EUA)*
O último dia do Pmweb Hit the Road na capital texana, Austin, teve como foco principal a visitação do primeiro dia da Hitec 2011 (Hospitality Industry Techonology Exposition and Conference). O evento acontece até quinta-feira (23), das 10h às 16h.
A infraestrutura da feira é bem diferente dos moldes que se veem no Brasil – pavilhões na maioria sem ar refrigerado e com estrutura de montagem dos anos 1970. Nada disso, o primeiro item que se repara é no carpete: de tonalidade cinza nos corredores e branca nos estandes e sem aquele degrau feito de ripas de madeira. Aqui, ladies and gentlemen, na Terra do Tio Sam, o pequeno desnível passa a ser a própria espessura do material que cobre o piso, ou seja, macio e aconchegante. Em segundo lugar, nada daquelas montagens tipo oito ou 80, básicas ou exageradas ao extremo.
Chegamos cedo na Hitec e esperamos pela abertura
(fotos: Peter Kutuchian)
As tradicionais sacolas, disputadas à tapa na terra do Rei Pelé, aqui ficam penduradas próximas ao setor de credenciamento. Pega quem quer, e sem atropelos. Detalhes pequenos, mas que fazem a diferença.
E por falar no Brasil, boa parte dos empresários com quem conversamos tem para nosso País “olhos de cifrões”. “O Brasil tem um potencial enorme mas não tenho a mínima ideia em como entrar naquele mercado”, confidenciou Roberto Scanga, que fabrica o scannabar, régua que mede o consumo nas garrafas de bebidas destiladas.
Para David Chestler, presidente da RateGain, empresa que desenvolve três soluções para a hospitalidade – BrandGainm, gerenciador de reputação on-line; ChannelGain, canal inteligente de distribuição; e PriceGain, ferramenta que mede como a concorrência atua nos diversos canais -, a entrada no mercado brasileiro acontecerá em breve. “Temos soluções excelentes e muito competitivas para melhorar a performance dos hotéis brasileiros, sejam eles de redes ou independentes”, anuncia.
Tendência
Em relação à edição anterior, a feira cresceu 30% em número de expositores, porém as inovações tecnológicas ficaram abaixo das expectativas. Na grande maioria dos estandes, concentravam-se exposição de softwares de segurança na internet, PMS´s, booking engines, broadbranding, soluções digitais e de wi-fi. O que nos chamou a atenção foi o desenvolvimento de aplicações para os iPads, equipamentos que com certeza estão mudando a forma de interação entre os hotéis e hóspedes.
Conversamos com dois desenvolvedores, David M. Adelson, presidente e CEO da Intelity, e Kim Kao, fundador e CEO da Logiclinck. “No último ano crescemos muito, mais de 500% no número de clientes atendidos”, comemora Adelson.
Em relação à edição anterior, a feira cresceu 30% em número de expositores, porém as inovações tecnológicas ficaram abaixo das expectativas. Na grande maioria dos estandes, concentravam-se exposição de softwares de segurança na internet, PMS´s, booking engines, broadbranding, soluções digitais e de wi-fi. O que nos chamou a atenção foi o desenvolvimento de aplicações para os iPads, equipamentos que com certeza estão mudando a forma de interação entre os hotéis e hóspedes.
Conversamos com dois desenvolvedores, David M. Adelson, presidente e CEO da Intelity, e Kim Kao, fundador e CEO da Logiclinck. “No último ano crescemos muito, mais de 500% no número de clientes atendidos”, comemora Adelson.
Segundo ele, os principais produtos comercializados são os aplicativos para smartphones nas plataformas iPhone, Blackberry e Android. O custo inicial para o seu hotel ter um aplicativo? US$ 250. Valor infinitivamente menor do que as empresas no Brasil estão cobrando. “Podemos atender remotamente, avise aos seus amigos hoteleiros para me ligarem diretamente”, incita o executivo da Intelity.
Os passos para fazer um pedido no room service utilizando
o aplicativo do hotel em um iPad
E os iPads? Não é preciso nem responder. A imensa parede feita com os devices do guru Steve Jobs estão lá para desmistificar qualquer hoteleiro tecnologicamente cético. Na demonstração feita para nós, pudemos verificar a facilidade para fazer um pedido de room service, alguns cliques e a ordem é feita. “Podemos customizar para qualquer tipo de hotel e integrá-lo ao sistema operacional do empreendimento”, diz Kim Kao, que enfatiza a possibilidade em dispor os iPads em displays ou totens.
Pensou em automação, certo? Positivo. O equipamento da Apple elimina a necessidade da conversa com o atendente do restaurante e em muitos casos até com os da Recepção.
Automação
E já que entramos no assunto da automação, encontramos na Hitec uma solução muito eficaz que irá devolver o sono às governantas, gerentes gerais e empresários do ramo de lavanderia. Passamos pelo estande da Invotech Systems e nos chamou a atenção o fato de um rapaz ficar empurrando, de um lado para outro, um carrinho cheio de toalhas e lençóis, que ao passar por um totem assinalava no monitor o número 500. O que é isso? Harvey D. Welles, presidente e CEO da empresa, esclarece a dúvida. “Toda vez que o carrinho passa pelo sensor, ele identifica a quantidade de peças de roupa que simulam a saída ou entrada do hotel para a lavanderia e vice-versa”, diz.
E já que entramos no assunto da automação, encontramos na Hitec uma solução muito eficaz que irá devolver o sono às governantas, gerentes gerais e empresários do ramo de lavanderia. Passamos pelo estande da Invotech Systems e nos chamou a atenção o fato de um rapaz ficar empurrando, de um lado para outro, um carrinho cheio de toalhas e lençóis, que ao passar por um totem assinalava no monitor o número 500. O que é isso? Harvey D. Welles, presidente e CEO da empresa, esclarece a dúvida. “Toda vez que o carrinho passa pelo sensor, ele identifica a quantidade de peças de roupa que simulam a saída ou entrada do hotel para a lavanderia e vice-versa”, diz.
A tag da Invotech facilita o controle do inventário
do enxoval e uniformes. As governantas agradecem!
Ou seja, não é mais preciso contar o enxoval toda vez que sai para a lavanderia terceirizada? Isso mesmo. Mágica? Negativo. Apenas uma tag feita de silicone com um chip dentro. A etiqueta é costurada na peça, podendo resistir todo o processo de lavagem e secagem.
O processo pode ser aplicado também para os uniformes dos colaboradores, permitindo que não ocorram trocas entre eles e ainda evitando a saída do hotel sem devida autorização. No caso do enxoval, Harvey enfatiza: “o sistema elimina o processo de inventário e reduz consideravelmente o tempo para estocagem, além de reduzir também o número de funcionários”.
Diversos modelos de base e frigobares com sensores da Bartech
Vimos também outro equipamento que pode reduzir os custos de operação de minibares. Fabricado pela Bartech, empresa dos irmãos franceses Pierre e Bruno Agrario, que desenvolvem mini-geladeiras e bases com sensores que avisam no sistema quando um determinado produto é retirado pelo hóspede. Mas e se ele tirar o produto e recolocar, ou seja, não fazer o consumo? “Podemos programar para que o registro seja feito em até 60 segundos. Mesmo assim, iremos verificar posteriormente se houve ou não a violação do produto”, explica Pierre. “Nosso objetivo principal é evitar a não cobrança dos itens no check out, acarretando prejuízos para o hotel”, explica.
Custo do minibar? A partir de US$ 600. “O retorno do investimento é de aproximadamente 12 meses, dependendo obviamente da ocupação”, revela Pierre. Quantas geladeiras instaladas? Cerca de 300 mil, desde 1988, em alguns países da Europa e na América do Norte – só em Las Vegas são 40 mil.
Agora é esperar mais um ano para ver quais serão as novidades da Hitec 2012, que acontece entre 25 e 28 de junho de 2012, em Baltimore, perto da capital dos Estados Unidos, Washigton.
Confira no final fotos dos participantes da Hitec 2011.
(Peter Kutuchian)
(Peter Kutuchian)
Serviço
www.pmweb.com.br
www.intelitycorp.com
www.logiclink.com
www.rategain.com
www.invotech.com
www.bartech.com
www.hitec.org
www.pmweb.com.br
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www.bartech.com
www.hitec.org
David M. Adelson, da Intelity, e o video wall de iPads
Shark attack!
Eduardo Campos, da Hotéis Slaviero
Pedro Chanceaulme, da CMNet Chile, Phil Robart da Easy RMS,
Glaucia Couto, da CMnet Chile e Raúl Marfull, da RMC Consultores
Quem disse que o iPad está em falta?
Roberto Scanga, da Scannabar
Kim Kao, da LogicLink
Orlando Ferramola, da Atlantica International
Joe Zhang, da Bittel
Os irmãos Pierre e Bruno Agrario, da Bartech
David Chestler e Marion Hughes, ambos das RateGain
Tim Kerrick, da Morse Communications, com
Julia Wimmer, da New Voice
Harvey D. Welles, da InvoTech
Última foto de todo o grupo Hit the Road 2011 em Austin
* A reportagem do Hôtelier News viaja a convite da Pmweb.