Com tantos produtos e programas de certificação ambiental disponíveis, qual é o melhor caminho para um hotel começar suas ações sustentáveis?
 
Os especialistas aconselham que o primeiro passo deve estar ligado à medição do consumo de água e energia elétrica de um hotel, bem como a produção de resíduos – questões base para o início de qualquer planejamento ambiental.
 
Com esses dados básicos, o proprietário e gerentes devem estabelecer seus objetivos e planos, calculando os recursos necessários e os benefícios que serão obtidos.
 
Na visão dos especialistas, muitos hoteleiros desconhecem as oportunidades e recursos disponíveis para aplicação de um programa sustentável. No mais, quando os hoteleiros pensam em projetos sustentáveis, frequentemente estes são associados a sistemas de energias renováveis, gestão de energia e iluminação, sendo que esta é apenas a ponta do iceberg.
 
Se seu empreendimento tem um plano de sustentabilidade e há redução medida no consumo de energia, da água e na produção de resíduos, você está economizando e, assim, está na hora de fazer um plano para comunicar isso de forma pró-ativa. Os proprietários de hotéis devem ter ciência de que a responsabilidade social é um fator importante para seus futuros frente aos clientes corporativos. Por isso, a necessidade de se comunicar favoravelmente que o hotel é sustentável.
 
Mas este é um esforço que não deve ser feito apenas uma vez. A ação sustentável é igual à missão e às políticas de seu negócio e deve ser continuamente revisada e atualizada. Não há linha de chegada, mas sim uma viagem constante.
 
As tecnologias e os incentivos estão mudando constantemente para viabilização de um projeto de hotel ecológico. Por exemplo, uma lâmpada de LED (diodo emissor de luz), que tinha um custo de US$ 130 há alguns meses, hoje pode ser comprada por US$ 49. É provável que a energia solar fotovoltaica e a energia renovável tenham um futuro similiar na indústria do turismo, de modo que os custos caiam de forma dramática. Tais questões devem ser mantidas na pauta, no intuito de detectar novas possibilidades de melhoria para o planeta e até mesmo redução dos custos que as novas tecnologias oferecem.
(Redação)

Serviço
www.ehotelier.com