Um dos quartos do hotel paulistano
(fotos: Filip Calixto)

Um dos cinco meios de hospedagem da rede Blue Tree Hotels em São Paulo, o Blue Tree Verbo Divino recebeu o selo de Qualidade, Conformidade e Sustentabilidade em Instalações, num reconhecimento do 10º Prêmio Masterinstal. A premiação foi concedida em virtude do projeto de tratamento e reaproveitamento de água instalado no meio de hospedagem.

O sistema premiado consiste, principalmente, num mecanismo de aproveitamento de águas de chuva, feito por meio da captação no heliponto, e o de tratamento de águas cinzas, provenientes de duchas e lavatórios nos 330 apartamentos do hotel. Para este último procedimento, foram criadas colunas independentes para captar a água, fazendo com que chegue ao 1º subsolo do edifício, onde estão localizados os sistemas de tratamento para reuso. Com a medida, estima-se redução no consumo de água potável superior a 26,7 mil litros por dia.

A demanda de água não potável da propriedade é de cerca de 570 mil litros por mês, o que representa 32% da necessidade de água do empreendimento, que é provida pelos sistemas de aproveitamento. A economia anual, de cerca de 6,8 milhões de litros, é o equivalente a 684 caminhões-pipa e enche quase três piscinas olímpicas. 

Outro grande benefício para o hotel é parar de usar água potável para atividades como regas de jardins, lavagem de pisos e garagens, torres de resfriamento e bacias sanitárias dos quartos.

"Estar entre os primeiros do 10º Prêmio Masterinstal é uma grande realização. Esta conquista é mais um incentivo para continuar neste ritmo de desenvolvimento, mantendo nosso objetivo constante de alcançar a excelência em todos os sentidos, dos serviços à sustentabilidade", afirma Chieko Aoki, presidente da rede.

Serviço

bluetree.com.br