(foto: Pixabay/LLBartlett)

Como forma de racionalizar os custos e tornar-se mais competitivos no mercado frente ao Airbnb, muitos proprietários e investidores têm optado pela combinação de duas marcas hoteleiras sob um mesmo teto, tendência conhecida como dual-branded.

"Quando foi a última vez que você presenciou a inauguração de uma unidade Marriott de 800 apartamentos? Estes dias ficaram no passado", afirma Tom Engel, chefe da divisão de hotéis e gestão de ativos do Engel Group, com sede em Boston, nos Estados Unidos. "Cada vez mais esse tipo de hotel ganha a fama de elefante branco", completa.

Por Cameron Sperance, para a Forbes

Para Engel, o conceito dual-branded é o futuro da indústria hoteleira, tornando-se cada vez mais popular entre desenvolvedores, que vêem no segmento, uma oportunidade de diversificação de oferta, com dois empreendimentos de segmentos e custos diferentes sob um mesmo telhado. Além do fato de atender a mais hóspedes em uma só unidade, Engel também aponta como benefício, o compartilhamento de serviços como arrumadeira e limpeza.

"Tudo se resume a concorrência", explica Gary Isenberg, responsável pela gestão de ativos e propriedades da LW Hospitality Advisors, sediada em Nova York. A potência de dois hotéis diferentes operando no mesmo espaço pode desencorajar os desenvolvedores de construir novas ofertas próximas a empreendimentos de conceito dual. Também possibilita um controle maior do inventário de apartamentos.

Outra vantagem fica por conta da adaptação do empreendimento ao mercado onde está inserido, visto que, algumas regiões específicas podem não ser capazes de apoiar a operação de um único hotel com 300 habitações. Um hotel dual-branded, com cada marca operando 150 unidades faz muito mais sentido nesses mercados, aumentando a possibilidade de alcance das metas estipuladas.

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