Por Panos Mourdoukoutas para a Forbes

Sites de reserva de hotéis como Priceline e Expedia tem sido os grandes destaques em Wall Street nos últimos anos, batendo inclusive tradicionais redes de hotéis com grande margem. O Expedia ganhou perto de 30,79% nos últimos dois anos, enquanto o Priceline obteve um ganho de 54,43%.

A Marriott International ganhou 7,53%, enquanto o Intercontinental Hotels Group amargou perda de 2,14%. 

Durante anos, a crescente consolidação da indústria e a oferta limitada de quartos nas grandes redes, garantiu a elas o poder de precificação e um robusto crescimento de receita.

A chegada de sites como o Expedia e o Priceline proporcionou aos consumidores o poder de escolha, limitando por outro lado, o poder de precificação por parte da indústria hoteleira, que agora tem boa parte de suas receitas concentrada na forma de comissões.

As receitas do Priceline e do Expedia são de três a quatro vezes maiores do que as da Marriott, mesmo sem possuir (os dois sites) quaisquer ativos físicos. De certa maneira, isso explica o crescimento lento das receitas na indústria hoteleira, embora as margens continuem a ser robustas.

O cenário deve se agravar para as redes hoteleiras tradicionais com a consolidação contínua das plataformas colaborativas como o Airbnb, HomeAway (agora de propriedade do Expedia), e os recém-chegados Roomorama e Housli, que vem expandir a oferta de quartos disponíveis limitando ainda mais o poder de preço da indústria hoteleira.

Serviço
expedia.com
priceline.com
marriott.com
ihg.com

* Crédito da foto: Pixabay/PreDragKezic