A praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, é
a mais próxima da Pousada Port Louis
(fotos: Filip Calixto)
Paulistano, trejeitos acelerados, conversa fácil, Lindomárcio Freire de Souza não abandona trajes característicos das cidades litorâneas e confirma com seu constante sorriso a satisfação de ter realizado um sonho de criança: morar perto do mar. “Um dia vim passar um fim de semana por aqui e decidi não voltar mais. Abandonei tudo na capital e, sem planos, me mudei. Sempre quis fazer isso”, diz. O atualmente motorista da pousada Port Louis, localizada em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, que constituiu família na terra onde um dia sonhou morar, elege o estilo de vida sereno e o clima das cidades banhadas pelo Oceano Atlântico como fatores preponderantes para a escolha.
Souza hoje é o rosto mais conhecido para os hóspedes da pousada e foi quem recebeu a equipe do Hôtelier News numa tarde ensolarada de sábado. Conhecer a pousada paulista e apreciar o clima e o estilo de vida da cidade foram as sugestões, e o desafio, do anfitrião para compreender as razões que o encantaram.

Por Filip Calixto*

Em frente à pousada, um painel para
recepcionar os visitantes
Desde 2007 sob nova gestão, a pousada que hoje carrega o mesmo nome da capital das lhas Maurício, região do Oceano Índico, permaneceu como de Portal da Tabatinga até novembro de 2010, quando foi reinaugurada e passou a apresentar o nome Port Louis na fachada.
Depois de algumas reformas, os quartos disponíveis atualmente são o dobro do número existente em 2007, passando de 15 para 30. Os apartamentos estão divididos em dois prédios que abrigam quatro tipos de UHs diferentes: Standard, Deluxe, Suítes e Flats.
A duplicação na quantidade de aposentos é fruto da incorporação de um novo edifício, de tamanho compatível ao que já existia, e que foi elaborado pela arquiteta Selma Tammaro. Ainda na mesma remessa de reformulações, um prédio para departamentos administrativos e para o funcionamento de atrações como sauna, spa, academia, loja de conveniências e espaço kids foi inaugurado.
Nova administração

 

Depois de uma temporada de oito anos no Canadá, o
hoteleiro Luiz Vicente Tammaro de Oliveira voltou
ao Brasil para tocar o projeto da pousada Port Louis

“Quando voltei para o Brasil foi justamente para isso: assumir a pousada”, revela Luiz Vicente Tammaro de Oliveira, sócio-proprietário da pousada, que voltou ao País com a missão de administrar o empreendimento familiar depois de uma temporada de oito anos no Canadá. Durante o período na América do Norte, formou-se em Administração Hoteleira e trabalhou no mercado internacional em diferentes hotéis.
“Foi um grande desafio. Eu era recém-formado e trazia comigo somente a experiência da faculdade e de trabalhar em alguns hotéis independentes do Canadá, já que na graduação era necessário que fizessemos estágio em hotéis para concluir a formação”, conta empolgado Oliveira, que do alto de seus 27 anos parece conhecer de cor cada detalhe dos serviços que a pousada oferece. “Fui aprendendo no dia a dia, quebrando a cabeça aqui e ali para conhecer mais e saber como tomar decisões. Conheço um pouco de cada área e sou xereta, procuro saber para conseguir avaliar como está o serviço”, confessa.
Perguntado sobre como é sua rotina, o sócio-proprietário desafia: “Se eu te contar você não vai acreditar! Chego todo dia pela manhã, entre nove e dez horas. E vou solucionando o que for necessário. Não raro fico até pouco depois da meia-noite. Vez ou outra vou a São Paulo, mas lá trato de assuntos relacionados à pousada”. Apesar da escassez de tempo, ele não se queixa e discursa que sua recompensa é a satisfação de seu cliente.
A piscina, na área central da pousada, é repleta de chafarizes
Conceito
Segundo Oliveira, a proposta da Port Louis é atender a um conceito que ele mesmo chama de Pocket Resort. “Serviços de resort com exclusividade de pousada”, teoriza. “Para estabelecer exclusividade e qualidade de serviços, criamos o pocket resort, que alia o melhor do resort num espaço pequeno e mais aconchegante que tem uma pousada”, esclarece.
Para a implantação da nova política, houve apoio e chancela do especialista em hotelaria Roberto Miranda, proprietário da escola de pós-graduação que leva seu nome em São Paulo. Segundo a administração do empreendimento, “a proposta tem como objetivo preencher uma lacuna existente no mercado hoteleiro, no momento em que o hóspede busca um local mais aconchegante, com regras costumizadas e que ofereça o máximo conforto, mas que, ao mesmo tempo, tenha grande gama de serviços presentes somente em resorts”.
 
A vista de quem acaba de passar pela recepção
Das espreguiçadeiras, ao lado da piscina, é
possível ver parte da estrutura da pousada
Entre as escadas, um tapate faz menção ao nome da pousada
A visão privilegiada é de quem se aventura a fazer rapel
do último andar do prédio administrativo da pousada

 

Por todo o empreendimento é possível notar
caixas que fazem o som ambiente do local
Quem desfruta de um dia de sol na piscina conta
com o serviço do bar da pousada

 

A fila de espreguiçadeiras à beira da piscina 

A vista da piscina à noite não é menos bela
Visão da parte central da pousada, durante a noite
A piscina permace com chafarizes ligados e
aquecida durante a noite
Flexibilidade

Dentro da politica de atendimento que vigora na pousada, a regra número um é a flexibilidade. “Todos os nossos colaboradores têm seu trabalho norteado por esse preceito: ser flexível”, alega Oliveira.
De acordo com o hoteleiro, esta é a postura que deve orientar o trabalho na hotelaria e se faz mais necessária ainda num empreendimento com poucos colaboradores, como é o caso da Port Louis.
“Nós fazemos tudo aqui. Quando temos algum evento, nós mesmos fazemos a divulgação, a preparação e a organização. Temos que colocar a mão na massa. E é por isso que a versatilidade na hora de desempenhar o trabalho é tão importante”, argumenta.
Duas visões diferente do pátio principal da pousada

 

A recepção
Para os esquecidos, a pousada têm uma loja
de conveniência com diversas opções de roupas de banho
  

 

Ambiente de convivência e relaxamento para os hóspedes

Nos corredores, algumas obras de arte
Do pátio principal pode-se ver o trabalho da equipe de cozinha

Spa e Sauna

No piso térreo do edifício administrativo da pousada, funcionam spa e sauna, que contam com serviços especializados de massagem e um ofurô – para quem quer um momento de relaxamento.
O espaço funciona até as 22h e necessita de agendamento prévio para ser utilizado.
Um dos destaques do setor de spa é o ofurô

 

O ambiente de relaxamento da pousada

 

 
O espaço é destinado para quem quer um
banho e uma massagem relaxante

 

Visão geral da sauna

Academia
Com vista para a piscina, a academia da pousada abriga aparelhos modernos e dos mais variados tipos, para quem não quer deixar a boa forma de lado.
Para quem quer manter a forma em dia, a pousada conta
com equipamentos de academia num amplo espaço

 

Os equipamentos da academia ainda são novos

Crianças

Enquanto os pais se ocupam em outras atividades, as crianças podem passar o tempo no kids club da pousada. O espaço de recreação conta com monitores para as crianças, brinquedos para diferentes idades e equipamentos específicos para o desenvolvimento e o entretenimento dos pequenos.
Como os grandes artistas e pintores todos os desenhos e criações feitos ali ficam expostos no painel de desenhos da sala.
As crianças também têm ambiente apropriado para brincar
Os pequenos que passam por lá podem deixar
suas obras expostas no mural
Lazer 

Em seus 3000m² construídos, a pousada oferece estrutura de lazer completa, sala de jogos diversos, passeios como caminhadas e atividades físicas, trilhas e caminhadas. Além disso, há o conforto do serviço Full Service e Family Concierge, massagem, lavanderia, room service, recepção e segurança 24 horas.
Com a intenção de oferecer opções de lazer para seus clientes, a pousada oferece, além das atrações aquáticas, sala de jogos, com mesas da popular sinuca e de pingue-pongue. Ao lado da sala de jogos um minicampo de futebol e um playgroud completam as alternativas.
A sala de jogos fica aberta inclusive durante a noite

 

É equipada com uma mesa de bilhar e outra de pingue-pongue
 
Ao lado da sala de jogos existe um campinho,
para futebol em espaço reduzido
Ainda na área de lazer, um playgroud é opção para os infantes


Contudo, a piscina ainda permanece como
maior preferência dos hóspedes
Centro de convenções

O centro de convenções da pousada fica no mesmo prédio do restaurante e foi idealizado para atender o público de reuniões corporativas e para os hóspedes que queiram fazer uma sessão de cinema em grupos. O local possui espaço para 150 pessoas sentadas em mesas ou 200 em auditório.
O centro de convenções, que pode ser uma
sala para filmes em grupo
O ambiente foi idealizado para as reuniões corporativas

(foto: divulgação)

 

Praia

Como não podia deixar de ser numa cidade litorânea, a praia é uma das principais atrações. A que fica mais próxima da pousada é a praia de Tabatinga, conhecida por ser ponto de grande tráfego de barcos e jet skis na cidade.
Para que não haja nenhum incidente, uma equipe salva-vidas permanece ali durante todo o dia.

 

 
A praia de Tabatinga, a mais próxima da pousada

 

A pousada dispõe de um serviço de transfer,
que leva e apanha os hóspedes na praia
O motorista Lindomárcio Freire de Souza
Apartamentos 
As UHs da pousada são divididos em quatro categorias e contam com alguns aparatos a mais de acordo com a suíte.
Standard

A apartamento Standard tem cama casal box, bicama, frigobar, cofre, ar-condicionado, varanda com rede, rádio relógio, internet wi-fi, secador de cabelos e televisor de 22″.

 

A visão de quem entra na suíte Standard

 

O apartamento é arejado e a porta para o espaço
externo possibilita maior circulação de ar
A suíte também é equipada de um sofá cama,
para abrigar um número maior de pessoas
No criado mudo fica o diretório do hotel
esclarecendo possíveis dúvidas

Na suíte, opções de bebidas e aperitivos

 

Acima, amenities da linha Aroma Terapia.
O banheiro possui secador de cabelo

Deluxe

O apartamento Deluxe tem cama casal box, cama articulada de solteiro, varanda com rede, ar-condicionado split, cofre, rádio relógio, internet wi-fi, frigobar completo, televisor de 22″ e mesa de trabalho completa.
Esse tipo de apartamento ainda pode ser conjugado com a UH ao lado, por meio de uma porta comum entre os dois, e apresenta a opção de um quarto com banheiro adaptado para deficientes.
Uma terceira cama pode ser colocada no quarto

 

 
O cofre fica acima da mesa de trabalho

 

Na porta, um espelho para o corpo inteiro

Entre as suítes Deluxe existe a opção de
banheiro adaptado para deficientes
 
Suíte com hidromassagem

A Suíte com hidromassagem é a mais ampla entre as opções da pousada. Tem cama de casal king size, varanda, ar-condicionado split, cofre, rádio relógio, internet wi-fi, mesa para trabalho, frigobar, Tv LCD de 42″ e hidromassagem.
A suíte com hidromassagem é mais ampla
e conta com uma cama maior

 

Frigobar, televisão, itens para consumo, mesa de trabalho e
algumas gavetas ficam no mesmo lado do apartamento

 

O banheiro, seguindo a tendência do quarto, é
maior do que os outros
 

E tem como principal diferença a confortável hidromassagem
Flat

O apartamento Flat têm dois quartos conjugados, dois banheiros, sala de televisão, cozinha completa, ar-condicionados split, lavanderia, rádio relógio, varanda, TV de 32″ e frigobar completo.
O espaçoso apartamento Flat
(foto: divulgação)

O apartamento categoria Flat

(foto: divulgação)

Bar
O bar da pousada funciona de segunda à sexta-feira até as 22h e aos fins de semana até às 24h. Serve sucos, lanches, porções de frutos do mar, peixes e petiscos variados para os hóspedes que estão desfrutando um dia de sol na piscina e para os clientes que querem compartilhar momentos noturnos à mesa.
Um dos destaques do serviço é o atendimento, sempre prestativo, afável e cordial.

 

A equipe que serve o bar e o restaurante
O balcão do bar é sempre adornado com flores
e garrafas de bebida

 

O bar visto em dois ângulos diferentes

Restaurante
O restaurante Baleares passou recentemente
por uma reconfiguração de cardápio
O restaurante Baleares acompanhou as reformulações que a pousada sofreu nos últimos anos e revitalizou seu cardápio no final de 2010, com a elaboração inspirada principalmente na gastronomia francesa do chef Patrick Ferri.
Atualmente, o restaurante, que serve pratos à la carte, é comandado pelo chef Edson Caneli, que chegou à pousada após 12 anos trabalhando no hotel Sofitel São Paulo Ibirapuera, da rede Accor.
O chef Edson Caneli, comanda o
restaurante da Port Louis
 

O cardápio apresenta além da influência francesa pratos para todos os gostos e serve tanto almoço como jantar. “Acima de tudo tentamos agradar o hóspede e ser flexíveis para atender o prato mais parecido com o que o nosso cliente desejar”, articula o chef.
Festivais gastronômicos
Sob o comando do chef Caneli a pousada vem realizando festivais gastronômicos dos mais variados tipos e tem atraído o público da cidade para conhecer melhor o restaurante e, por consequência, a pousada. “Estamos realizando cada vez mais festivais e com isso apostamos no crescimento e no reconhecimento de nosso restaurante”, pondera.
O restaurante, em ocasiões especiais, é
sede para festivais gastronômicos

 

Café da manhã

Além dos festivais, a única refeição que o restaurante Baleares serve na modalidade buffet é o café da manhã, preparado em quantidade proporcional ao número de hóspedes que a pousada está hospedando.
Todos os dias, pela manhã, um relatório com o número de clientes que está na pousada é enviado para os colaboradores da cozinha, que aprontam a refeição com esta base.
A atenção com os detalhes na refeição fica evidente em cada item da mesa. Com a preocupação de atender a maior quantidade de gostos possível, as opções vão de bolos recheados a cereais raros, passando por sucos de diferentes sabores e frutas selecionadas.

 

O café da manhã, servido no restaurante Baleares,
é diversificado em opções para todos os gostos
 
A mesa de pães

 

Diferentes tipos de suco e bebidas matinais
também são opção
 
 
Pães e frutas de diversos tipos também
podem ser encontrados à mesa.
A receita para o dia começar bem
O pocket resort conta com todos os atrativos característicos das pousadas à beira mar, infraestrutura compatível com hotéis de metrópoles e gatrônomia com boas opções.
Serviço
Pousada Port Louis
Avenida Eurico Gaspar Dutra, 100 – Praia de Tabatinga – Caraguatatuba (SP)

* A equipe do Hôtelier News se hospedou na Pousada Port Louis a convite do hotel.