Porto de Galinhas 

(foto: arquivo HN/Priscilla Haikal) 
 

As praias de Porto de Galinhas, situadas no município de Ipojuca, em Pernambuco, contam agora com novos equipamentos que permitem que pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida tenham facilidade de acesso ao mar.

Foram entregues quatro novas cadeiras anfíbias e duas esteiras de acesso ao mar em uma iniciativa que reforça o projeto Praia Sem Barreiras, lançado pela Empetur (Secretaria de Turismo do Estado e a Empresa de Turismo de Pernambuco), em parceria com a Prefeitura de Ipojuca. 

O projeto, que integra o programa Turismo Acessível, oferece passeios com jangadas adaptadas, banhos de mar e mergulhos acompanhados por profissionais qualificados.

“Queremos que as belezas naturais de Porto de Galinhas sejam admiradas e aproveitadas por todos. É uma grande honra e satisfação poder participar e contribuir com esse belo projeto de acessibilidade”, comenta Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas CVB.

De acordo com Maroja, de janeiro a março deste ano, 301 pessoas com deficiência passaram pelo projeto Praia Sem Barreiras. Em dois anos, o balneário já recebeu mais de mil usuários.

Na tradicional vila de pescadores, já existem estabelecimentos equipados – e outros em adequação – para proporcionar ainda mais comodidade e integração a esse público. Na praça próxima ao acesso às piscinas naturais, há corrimões e rampas adaptadas para a mobilidade de deficientes físicos até a água.

As novas cadeiras anfíbias foram confeccionadas na França. Totalmente adequadas para os adultos, elas contam com boias nos apoios dos braços e mãos e melhoram a estabilidade na água. “As novas cadeiras representam uma oportunidade de extrema importância ao viabilizar o acesso dos deficientes físicos à praia, com tranquilidade e segurança”, acrescenta Ana Cristina Morais, diretora de Turismo Prefeitura de Ipojuca.

Serviço
www.empetur.com.br