Porto SeguroAlves: Porto Seguro conta com ações estratégicas no setor

O mercado do turismo doméstico vem dando cada vez mais sinais de retomada. Um indício é o aumento de 3,71% na movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros no primeiro trimestre frente igual período de 2017. Em Porto Seguro (BA), essa expansão é bem maior: a alta verificada foi de 15%.

Nos três primeiros meses do ano passado foram computados quase 228 mil desembarques no destino. Neste ano, o número subiu para 262.870 passageiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o público nacional foi a grande maioria, somando 249.583 visitantes – os internacionais totalizaram 13.287. 

A pasta informou ainda que, entre os principais mercados emissores domésticos, figuram São Paulo e Minas Gerais. Cidades da região Centro-Oeste, bem como do Sul e até mesmo da própria Bahia também compõem com destaque o fluxo turístico nacional. Já entre os estrangeiros, os argentinos foram protagonistas, como já ocorre há muitos anos.

Richard Alves, secretário municipal de Cultura e Turismo, afirma que estes resultados foram obtidos em razão de uma soma de fatores. “Temos patrimônios histórico e cultural e recursos naturais, que possibilita os visitantes a realizar mais de 60 atividades nos diversos atrativos”, avalia.

Além disso, Alves destaca o papel da iniciativa privada. Segundo ele, o município tem um trade turístico atuante. “O setor realiza constantes ações de mercado, somado ao setor hoteleiro trabalha intensamente com mercado emissor”, revela.

Porto Seguro: ações estratégicas

Segundo o secretário, o fluxo crescente para o destino também é reflexo das ações estratégicas que são realizadas desde 2015. O Direcionamento Estratégico do Turismo, por exemplo, é um documento que integra prioridades para o turismo. O Conselho de Turismo do município, que é formado por representantes do trade local, participou da definição desses objetivos. Veja alguns itens abaixo: 

– Melhoria da experiência do turista: foco no ordenamento dos serviços turísticos e na melhoria dos serviços públicos no município. Além disso, busca aprimorar atrativos, como a Cidade Histórica, e eventos, como a Semana do Descobrimento.

– Relacionamento com o mercado: trabalho com a imprensa, como a realização de press trips mensais. Anualmente, cerca de 30 jornalistas participam da iniciativa. Também há aposta em conteúdos digitais, incluindo o portal da secretaria e os perfis da pasta nas redes sociais.

– Aprimoramento da gestão de turismo: visa ao fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo, implementando o Fundo de Turismo e estruturando o órgão municipal.

“Ainda temos enormes desafios e muito a melhorar, mas trabalhamos de forma intensa para consolidar Porto Seguro como um destino de qualidade, com um segmento empresarial forte e com benefícios do turismo para a comunidade”, finaliza Alves.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Turismo