Portugal foi escolhido o Melhor Destino Turístico do mundo em 2017, numa votação realizada pelo WTA (World Travel Awards), considerado o mais prestigioso prêmio da indústria de turismo. O país europeu concorreu com adversários como Grécia, Maldivas, Espanha e Brasil.

A escolha fez com que Portugal se consagrasse como o primeiro país europeu a receber o título, em 24 anos de premiação. A cerimônia oficial de anúncio dos vencedores aconteceu em Phu Quoc, no Vietnã. 

Além de ser eleito melhor destino turístico, Portugal ainda saiu vitorioso em outras categorias. Lisboa foi premiada a Melhor Cidade para Férias de Curta Duração do mundo, com o prêmio Melhor Destino para "City Break". Paris e Londres eram as únicas cidades do Velho Continente que já haviam levado o prêmio anteriormente. Dubai foi escolhida seis vezes.

Também no país lusitano, a Ilha da Madeira recebeu o título de Melhor Destino Insular, enquanto os Parques de Sintra, uma enorme área verde administrada por uma empresa portuguesa privada em Sintra, cidade próxima a Lisboa, venceram na categoria Exemplo de Recuperação de Patrimônio.

* Foto de capa: divulgação/SkitterPhoto