Varanda de um dos bangalôs
(foto: divulgação)

A Pousada Bromélias, localizada em Paraty (RJ), adotou algumas medidas sustentáveis no início de setembro. De acordo com Célia Regina Canosa, proprietária do hotel, foram investidos R$ 100 mil em mudanças, além do treinamento contínuo com os funcionários sobre a manipulação, reaproveitamento e conservação de alimentos.
 
Ar-condicionado que economiza 40% da energia, lâmpadas econômicas nos bangalôs e áreas sociais, e produção de humus de minhoca com restos de alimentos são alguns dos novos detalhes no dia-a-dia da pousada. “Toda medida que visa garantir a sustentabilidade tem como principal consequência a economia no uso de equipamentos ou reaproveitamento de materiais. Com efeito, também temos reduções nos custos”, afirma Célia.
 
A proprietária conta que as providências para redução de consumo são tomadas sem o envolvimento direto dos hóspedes. “Eles apenas são informados de que a pousada é equipada com modernos equipamentos e atenta a procedimentos que visam a manutenção de seu conforto e economia”, diz.
(Nathalia Abreu)