pousada estrela dáguaPousada fornece copos e cinzeiros para hóspedes e clientes

Pelo terceiro ano, a Pousada Estrela D’Água (BA) promove a campanha “Preserva Trancoso”, que tem como objetivo conscientizar os turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar o público a não jogar bitucas de cigarro nas areias das praias.

Com o slogan “Troque um copo de bitucas por um copo de cerveja”, os clientes do bar da pousada que depositarem suas bitucas até o copo fornecido pelo estabelecimento ficar cheio poderão trocar por um de cerveja. A Estrela D’Água ainda disponibilizará cinzeiros portáteis de fibra de coco para os hóspedes.

Segundo Evelyn Gaviolli, sócia-proprietária do hotel, a ação estimula a preservação das praias de Trancoso. De acordo com a empresária, esta simples ação impacta diretamente no meio ambiente. Dados da Ocean Conservancy – instituição que patrocina limpeza de praias pelo mundo, indicam que as bitucas representam um terço dos resíduos retirados dos mares.

Pousada Estrela D’Água: lixo nos oceanos

Recentemente, reportagem da NBC aponta que as bitucas são a maior fonte de poluição dos oceanos. A maior parte dos cigarros produzidos no mundo tem filtro feito de acetato de celulose, que é um material plástico que pode levar uma década para se decompor. Nesse período de decomposição as bitucas pontas afetam a vida marinha, havendo indícios de que resíduos de cigarro foram detectados em cerca de 70% das aves marinhas e 30% das tartarugas marinhas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada Estrela D'Água