Chalé da Nascente da pousada Terras Altas
(foto: pousadaterrasaltas.com.br)
 
A Pousada Terras Altas, localizada em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, possui mais de 100 mil m² de ecossistemas remanescentes da Mata Atlântica devidamente registrados como reserva legal. Buscando manter a preservação ambiental, o empreendimento realiza o trabalho permanente de reflorestamento e preservação de matas ciliares, atraindo os adeptos do ecoturismo. 
 
“O programa é de responsabilidade social e ambiental, como prevê o livro Lixo Mínimo. Assim, são reciclados internamente alguns materiais, mas em pouca quantidade. O grande volume de recicláveis produzido pela pousada é doado para a Sociedade Pestalozzi de Resende, que faz um serviço assistencial para portadores de necessidades especiais”, destaca Silvia Costa, proprietária do meio de hospedagem.
 
A Terras Altas se responsabiliza pela separação adequada dos produtos, sua limpeza e preparo para transporte. Além disso, leva tudo até a Pestalozzi (a 45 km de distância). A freqüência dessas entregas varia conforme a ocupação da pousada.
 
Outra atividade colocada em prática é a redução e reciclagem do lixo, doação do material para entidades filantrópicas e convite aos hóspedes para que colaborem na diminuição de resíduos sólidos e líquidos.
 
“O item mais reciclado localmente é o lixo orgânico, que é transformado em composto e usado como adubo nos jardins. Com isso, economiza-se cerca de dois caminhões de esterco por ano”, aponta a empresária.
(Rhaiane Sodré)