(foto: atitudesustentavel.uol.com.br)

Os proprietários das pousadas canelenses Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon receberão, no próximo dia 2, durante o 1º Seminário Estadual para Meios de Hospedagem – Tendências para a Sustentabilidade, o certificado da Norma ABNT NBR 15.401, que engloba as ISOs 9001, 14.001 e 18.001 – organização internacional de padronização para empreendimentos que aliam as atividades em prol do meio ambiente, qualidade de gestão e sócio-culturais. O título será fornecido por intermédio do Instituto Falcão Bauer.

Os certificados são resultado de cinco anos de trabalho e adequação dos empreendimentos. “Este diferencial favoreceu também para que os três estabelecimentos fossem selecionados pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para receber turistas durante a Copa”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014, Amanda Paim.

Durante todo o processo de certificação – obtido com o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) -, as pousadas Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon trabalharam em parceria, apoiando e prestando consultoria para ajudar outros meios de hospedagem a conseguir a certificação. Elas ainda projetam a criação de uma rede de pousadas, hotéis, agências e restaurantes sustentáveis.

No Brasil, até então, apenas quatro meios de hospedagem contam com esta: Hotel Canto das Águas (Chapada Diamantina-BA), Pousada Ville La Plage (Búzios-RJ), Pousada Lagoa do Cassange (Itacaré-BA) e Hotel Lençóis (Lençois-BA).

Recentemente o Verdegreen Hotel, em João Pessoa, recebeu a certificação ISO 14001 SGA, que avalia se o empreendimento segue as regras de Gestão Ambiental.

Serviço
www.hotelblumenberg.com.br
www.pousadaencantosdaterra.com.br
www.donramon.com.br