Entrada da pousada Praia do Estaleiro Guest House é pela via conhecida como Interpraias (fotos: Juliana Bellegard)
Entrada da pousada Praia do Estaleiro Guest House é pela via conhecida como Interpraias
(fotos: Juliana Bellegard)

Normalmente, denominações como pousada e guest house – literalmente, cada de hóspedes, em inglês – quando usadas para descrever um meio de hospedagem podem sugerir acomodações simples e despretensiosas. A preocupação que se vêm observando entre os investidores e donos de empreendimentos hoteleiros com a experiência de seu hóspede e a questão do diferencial de seu estabelecimento vem mudando esta percepção.

A pousada Praia do Estaleiro Guest House, situada em Balneário Camboriú, tem como proposta oferecer um ambiente tranquilo, hospedagem de altíssima qualidade, gastronomia igualmente bem elaborada, acesso à praia quase de exclusivo, e ainda a proximidade com o centro da cidade, perto do agito do destino. Suas instalações não deixam nada a desejar para um hotel de moldes tradicionais, com alguns detalhes ainda mais charmosos.

* Por Juliana Bellegard

PraiadoEstaleiro_002_220813

Originalmente, no entanto, a pousada não havia sido pensada para hospedar ninguém além da família dos proprietários. Carlos e Antonella Schurmann construíram uma ampla casa para acomodar a grande família que haviam planejado. A visita frequente de amigos fez com que o casal ampliasse as instalações e passasse a recebê-los, como uma tradicional guest house. Atualmente, a estrutura conta com 21 acomodações e hospeda clientes brasileiros e estrangeiros.

Acomodações


Acesso aos blocos de apartamentos da pousada

Os blocos de UHs na verdade são casas com vários quartos: cada uma tem uma sala de estar e uma cozinha – que pode ser utilizada pelos clientes -, acomodações no térreo e escadarias para os quartos no primeiro e segundo andares. Mais uma vez, a denominação “quarto” é subestimada no caso da pousada. O hóspede instala-se em um apartamento amplo, com cama de casal, banheiro com três ambientes, incluindo uma jacuzzi, uma sala de TV e varanda.

Quem viaja com seu animal de estimação pode contar com acomodação para ele na pousada. No ato da reserva, o cliente deve avisar sobre a presença do mascote e, durante sua estada, responsabilizar-se pelo asseio do pet. Para recebê-los, a camareira arruma a caminha do cachorro e deixa alguns biscoitos em formato de ossos.

A&B

PraiadoEstaleiro_034_220813
Paella é uma das estrelas do cardápio do hotel

O bistrô Casa da Praia, inaugurado em 2004, é comandado pela chef Mônica Constante e especializado em cozinha artesanal brasileira – o cardápio é balanceado, conta com receitas com ingredientes locais frescos e opções para quem é vegetariano ou tem restrições alimentares. Além disso, a pousada conta com um espaço para o café da manhã e alguns lanches, e um bar próximo à piscina.

Os hóspedes ainda podem colocar a mão na massa e utilizar a cozinha de cada um dos blocos de apartamentos. Totalmente equipado, o espaço pode ser utilizado tanto para as refeições mais simples e rápidas como para algo mais elaborado, contando inclusive com uma carta de vinhos. O serviço de utilização deste espaço é pago à parte.

Espaços

PraiadoEstaleiro_057_220813
Lounge de descanso

A pousada conta com espaços para atender às mais diferentes demandas de seus hóspedes e clientes. Desde um salão para ser utilizado como área de festas até pequenos espaços de contemplação e descanso. Os eventos, por exemplo, podem ser realizados tanto no Big Lounge quanto no deck em frente à piscina – uma boa pedida para os casamentos ao ar livre – e nos jardins que percorrem toda a estrutura da pousada.

Quem quiser apenas relaxar, escolhe um dos lounges espalhados por ali, que contam com um dossel para proteger o hóspede do sol e vista para piscina ou os jardins; ou mesmo o gazebo de massagens.

Lazer
Nenhum destino de veraneio está completo sem um pulinho no mar ou um mergulho na piscina. A Praia do Estaleiro Guest House oferece, claro, as duas opções: um acesso direto para um trecho quase privativo da praia, e uma piscina instalada bem no centro dos blocos de apartamentos. Além disso, a estrutura de lazer inclui um salão de jogos e carteado, e algumas salas de televisão espalhadas pela pousada.

Destino

Pôr do sol em Balneário Camboriú (foto: Juliana Bellegard)
Pôr do sol em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma referência para os turistas quando se fala em cidades no litoral catarinense. Além do aeroporto, que é ponto de chegada de quem vai àquela região, o destino está a pequenas praias badaladas; atrações locais, como o parque Beto Carrero World e as ilhas de Porto Belo e das Cabras. Veja algumas imagens de nossa visita à cidade clicando aqui.

Serviço
Rodovia LAP Rodesindo Pavan, nº 3987
Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú – SC
47 3264-5717
www.praiadoestaleiro.com.br

*A jornalista do Hôtelier News viajou para Balneário Camboriú a convite da Praia do Estaleiro Guest House