Praia do Tombo
(foto: visiteguaruja.com)
Em 4 de dezembro, quando uma bandeira azul for fincada na Praia do Tombo, no Guarujá (SP), o Brasil terá duas praias com certificação ambiental de reconhecimento internacional. O selo é concedido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FEE), que congrega mais de 50 países de todos os continentes.
 
“O Guarujá Convention & Visitors Bureau comemora a conquista da Bandeira Azul para a Praia do Tombo, pois esta relevante certificação será uma grande ferramenta de marketing turístico para nossa cidade, principalmente para atração de visitantes internacionais. Parabenizamos a Prefeitura Municipal de Guarujá, as Secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, o Principado do Tombo e a todos que trabalharam para a consolidação desta vitória que é de todos nós, que trabalhamos e vivemos nesta cidade que a partir de agora tem a primeira praia urbana do Brasil com a Bandeira Azul asteada”, declara Maria Laudenir C. S. Oliveira, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.
 
Tombo junta-se a Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a primeira praia brasileira certificada. O selo da praia catarinense, concedido em 2009, foi renovado por mais um ano. A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 mil praias e marinas de todo o mundo.
“Trata-se de um programa de extrema relevância e credibilidade. A certificação Bandeira Azul representa um atrativo importante, pois serve de referência para turistas de todo o mundo”, avalia Ricardo Moesch, diretor de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo.

A certificação
As praias e marinas candidatas à Bandeira Azul devem cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é concedida em última instância pela FEE após processo que inclui auditorias, avaliação de júri nacional e internacional.
 
O júri é composto por representantes dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, Organização Mundial do Turismo, Organização Mundial de Saúde e outros órgãos nacionais e internacionais. A Bandeira Azul é concedida por período de um ano. Para manter o título a praia ou marina deve passar por novo processo de avaliação.
(Redação)