Preenchendo lacunas, Sommelier School foca em lições práticas
30 de janeiro de 2014
Os sócios fundadores da Sommelier School, Marcelo Asnis, Wesley Moreira e Vitor Fernandes
(foto: Filip Calixto)
"A escola nasceu com uma ideia: introduzir num novo curso todas as coisas que sentimos falta enquanto estávamos estudando". A declaração é de Wesley Moreira, professor e sommelier, e a escola que menciona é a Sommelier School, que completa um ano em fevereiro e vem especializando profissionais já atuantes neste segmento com uma premissa básica: o aprendizado sacramentado com a prática. O sommelier afirma que, atualmente, a Sommelier School é a única no mercado que atua desta forma, aliando a prática com o lado teórico. "Além disso, podemos perceber claramente que quando o aluno está no parreiral, olhando, mexendo nos cachos, na terra e, depois, já dentro da vinícola acompanhando os processos de produção, o envolvimento dele com o vinho é muito maior. É um momento mágico, que nunca mais vai ser esquecido por ele", comenta.
Turma de alunos das aulas ministradas em 2013
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)
Moreira é um dos três sócios do projeto e explica as nuances metodológicas da escola até a chegada dos dois outros administradores. Vestindo camisas iguais – branca, com punhos e golas bordô e o símbolo do programa sobre o peito – Vitor Fernandes, sommelier e palestrante, e Marcelo Asnis, designer e consultor, engrossam o depoimento e contam como estão administrando uma ideia que virou realidade.
"Entendemos as necessidades, assimilamos o que deveríamos fazer e sabemos que o que queremos é oferecer uma escola de ponta", colabora Asnis, reforçando a intenção de diminuir o máximo possível qualquer déficit de formação que os profissionais dessa área carreguem. Sem 'casa' fixa, a escola funciona de forma itinerante, utilizando diferentes espaços de hotéis para cada tipo de aula. Habitualmente, os meios de hospedagem que recebem os alunos são de São Paulo; contudo, alguns cursos livres e aulas vinculadas à entidade já ocorreram em outras paragens, como em Goiás e no Rio de Janeiro.
Aulas práticas na EPAMIG, em Caldas (MG)
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)
O curso completo tem duração de 13 meses, com 156 horas aula e três módulos distintos de aprendizado: Básico, Intermediário e Avançado, com duração de quatro, cinco e quatro meses, respectivamente. No nível básico, o aluno aprende conceitos fundamentais como a história a identidade e o serviço do vinho. Na fase chamada de intermediária, as aulas falam e mostram o velho e o novo mundo do vinho com degustações e workshops da bebida de diferentes países. Já no nível avançado, o destaque pode ser dado para alguns disciplinas complementares como Gestão de Carreira, Aspectos Nutricionais, Técnicas de Degustação e Destilados. Além disso, a preocupação da Sommelier School com relação ao aluno abrange outras esferas. "Ministramos sobre o tema Gestão de Carreira, e indicamos eles para estágios ou empregos", salienta Fernandes.
Conhecendo in loco
Dentro da Sommelier School cada módulo de aprendizado é completado com uma viagem a diferente lugares, tradicionalmente produtores de vinho dentro do Brasil. Na primeira etapa, o destino é São Roque (SP), na vinícola Goés / Venturini. A segunda incursão – que é considerada mais técnica, pois os alunos podem acompanhar toda a produção da bebida – chega no Instituto de Enologia, em Caldas (MG). O terceiro destino é Maria da Fé, em Minas Gerais, onde se produz azeites. Há ainda, uma quarta viagem para a Serra Gaúcha, feita a convite do IBRAVIN, que patrocina a viagem e hospedagem com valores simbólicos para os alunos que mais se destacam no curso completo, inclusive, por meio de uma prova sobre vinhos do Brasil.
As aulas práticas são um diferencial da Sommelier School
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)
"Acreditamos que esta oportunidade, este contato que o aluno consegue com a confecção do vinho mesmo, é um diferencial dentro do mercado e dentro dos cursos que ensinam sobre a bebida", aponta Fernandes. "Queríamos que tivesse isso no mercado e foi por meio desse projeto que conseguimos incluir", acrescenta.
Direcionamento
Um elemento claro na constituição e na intenção da escola é o público. Questionados sobre a quem o programa quer atender, os sócios tem a resposta formatada: "O curso é feito para profissionais que já atuem no segmento de Alimentos e Bebidas em hotéis, restaurantes, mercados e demais estabelecimentos dessas áreas". Com foco definido, os administradores acreditam, inclusive, que a iniciativa contribuiu em um ponto sensível da prestação de serviços no País, a má qualificação da mão de obra. "Nos encaixamos entre os colaboradores para melhorar a mão de obra pois procuramos oferecer o que se sente falta dentro da formação oferecida tradicionalmente", justifica Moreira.
Variações
Versátil não só por não ter sede fixa, a Sommelier School ainda oferece treinamentos pontuais, em períodos e locais específicos. "São cursos livres, ministrados conforme a necessidade do hotel, restaurante, ou do cliente que nos procura", resume Fernandes.
Aumento da receita
Com o aperfeiçoamento dos alunos, os pontos de venda podem aumentar sua receita. "Quando o profissional se torna especializado, ele fala com mais propriedade, passando segurança ao cliente no momento da venda. Já temos cases em alguns restaurantes do incremento da receita após a passagem dos colaboradores pela Sommelier School", contam os sócios.
Aulas 2014
Para este ano, a aula inaugural ocorre na próxima segunda-feira (3); contudo, as inscrições permanecem abertas até o dia 10 da semana seguinte. Destaca-se a facilidade concedida a profissionais atuantes na hotelaria, que contam com 20% de desconto na primeira mensalidade do curso, que passa de R$ 145 para R$ 116.
Serviço
www.sommelierschool.com.br
www.facebook.com/pages/Sommelier-School
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