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Os sócios fundadores da Sommelier School, Marcelo Asnis, Wesley Moreira e Vitor Fernandes

(foto: Filip Calixto)

"A escola nasceu com uma ideia: introduzir num novo curso todas as coisas que sentimos falta enquanto estávamos estudando". A declaração é de Wesley Moreira, professor e sommelier, e a escola que menciona é a Sommelier School, que completa um ano em fevereiro e vem especializando profissionais já atuantes neste segmento com uma premissa básica: o aprendizado sacramentado com a prática. O sommelier afirma que, atualmente, a Sommelier School é a única no mercado que atua desta forma, aliando a prática com o lado teórico. "Além disso, podemos perceber claramente que quando o aluno está no parreiral, olhando, mexendo nos cachos, na terra e, depois, já dentro da vinícola acompanhando os processos de produção, o envolvimento dele com o vinho é muito maior. É um momento mágico, que nunca mais vai ser esquecido por ele", comenta.

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Turma de alunos das aulas ministradas em 2013
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)

Moreira é um dos três sócios do projeto e explica as nuances metodológicas da escola até a chegada dos dois outros administradores. Vestindo camisas iguais – branca, com punhos e golas bordô e o símbolo do programa sobre o peito – Vitor Fernandes, sommelier e palestrante, e Marcelo Asnis, designer e consultor, engrossam o depoimento e contam como estão administrando uma ideia que virou realidade.

"Entendemos as necessidades, assimilamos o que deveríamos fazer e sabemos que o que queremos é oferecer uma escola de ponta", colabora Asnis, reforçando a intenção de diminuir o máximo possível qualquer déficit de formação que os profissionais dessa área carreguem. Sem 'casa' fixa, a escola funciona de forma itinerante, utilizando diferentes espaços de hotéis para cada tipo de aula. Habitualmente, os meios de hospedagem que recebem os alunos são de São Paulo; contudo, alguns cursos livres e aulas vinculadas à entidade já ocorreram em outras paragens, como em Goiás e no Rio de Janeiro.

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Aulas práticas na EPAMIG, em Caldas (MG)
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)

O curso completo tem duração de 13 meses, com 156 horas aula e três módulos distintos de aprendizado: Básico, Intermediário e Avançado, com duração de quatro, cinco e quatro meses, respectivamente. No nível básico, o aluno aprende conceitos fundamentais como a história a identidade e o serviço do vinho. Na fase chamada de intermediária, as aulas falam e mostram o velho e o novo mundo do vinho com degustações e workshops da bebida de diferentes países. Já no nível avançado, o destaque pode ser dado para alguns disciplinas complementares como Gestão de Carreira, Aspectos Nutricionais, Técnicas de Degustação e Destilados. Além disso, a preocupação da Sommelier School com relação ao aluno abrange outras esferas. "Ministramos sobre o tema Gestão de Carreira, e indicamos eles para estágios ou empregos", salienta Fernandes.

Conhecendo in loco
Dentro da Sommelier School cada módulo de aprendizado é completado com uma viagem a diferente lugares, tradicionalmente produtores de vinho dentro do Brasil. Na primeira etapa, o destino é São Roque (SP), na vinícola Goés / Venturini. A segunda incursão – que é considerada mais técnica, pois os alunos podem acompanhar toda a produção da bebida – chega no Instituto de Enologia, em Caldas (MG). O terceiro destino é Maria da Fé, em Minas Gerais, onde se produz azeites. Há ainda, uma quarta viagem para a Serra Gaúcha, feita a convite do IBRAVIN, que patrocina a viagem e hospedagem com valores simbólicos para os alunos que mais se destacam no curso completo, inclusive, por meio de uma prova sobre vinhos do Brasil.

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As aulas práticas são um diferencial da Sommelier School
(fotos: divulgação / Marcelo Asnis)

"Acreditamos que esta oportunidade, este contato que o aluno consegue com a confecção do vinho mesmo, é um diferencial dentro do mercado e dentro dos cursos que ensinam sobre a bebida", aponta Fernandes. "Queríamos que tivesse isso no mercado e foi por meio desse projeto que conseguimos incluir", acrescenta.

Direcionamento
Um elemento claro na constituição e na intenção da escola é o público. Questionados sobre a quem o programa quer atender, os sócios tem a resposta formatada: "O curso é feito para profissionais que já atuem no segmento de Alimentos e Bebidas em hotéis, restaurantes, mercados e demais estabelecimentos dessas áreas". Com foco definido, os administradores acreditam, inclusive, que a iniciativa contribuiu em um ponto sensível da prestação de serviços no País, a má qualificação da mão de obra. "Nos encaixamos entre os colaboradores para melhorar a mão de obra pois procuramos oferecer o que se sente falta dentro da formação oferecida tradicionalmente", justifica Moreira.

Variações
Versátil não só por não ter sede fixa, a Sommelier School ainda oferece treinamentos pontuais, em períodos e locais específicos. "São cursos livres, ministrados conforme a necessidade do hotel, restaurante, ou do cliente que nos procura", resume Fernandes.

Aumento da receita
Com o aperfeiçoamento dos alunos, os pontos de venda podem aumentar sua receita. "Quando o profissional se torna especializado, ele fala com mais propriedade, passando segurança ao cliente no momento da venda. Já temos cases em alguns restaurantes do incremento da receita após a passagem dos colaboradores pela Sommelier School", contam os sócios.

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Aulas 2014
Para este ano, a aula inaugural ocorre na próxima segunda-feira (3); contudo, as inscrições permanecem abertas até o dia 10 da semana seguinte. Destaca-se a facilidade concedida a profissionais atuantes na hotelaria, que  contam com 20% de desconto na primeira mensalidade do curso, que passa de R$ 145 para R$ 116.

Serviço
www.sommelierschool.com.br
www.facebook.com/pages/Sommelier-School
[email protected]