Foz do IguaçuPropriedade não recebeu reformas em 15 anos de existência

Alinhado com viés liberal da administração Bolsonaro, Foz do Iguaçu (PR) adicionou mais uma privatização para a lista do governo. A prefeitura informou que abriu edital para a cessão do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu à iniciativa privada. As propostas devem ser protocoladas até o dia 20 de março.

Com nove empresas e consórcios interessados pela propriedade até o momento, a negociação terá algumas condições. Além do prazo de concessão em 30 anos, o investimento mínimo exigido pela prefeitura é de R$ 25,4 milhões. Além disso, o prazo máximo para execução das obras de até 36 meses. O edital prevê ainda outorga inicial de R$ 1,08 milhão.

Gilmar Piolla, secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, explicou que o espaço dará melhor retorno melhor nas mãos da iniciativa privada. “A concessão era de extrema necessidade, pois a estrutura nunca funcionou em posse do município”, comentou Piolla, em contato entrevista ao Hotelier News. “O trabalho de captação de eventos não era bom e, por muitos anos, o centro de eventos serviu como cabide de empregos”, completou.

Foz do Iguaçu: detalhes

Com uma área de 95,8 mil metros quadrados (m²), o centro de convenções fica entre a Rodovia das Cataratas (BR-469) e o Aeroporto Internacional das Cataratas. A licitação será vencida pela organização que oferecer o maior volume de investimentos, maior lance sobre a outorga inicial e garantir o menor tempo de execução dos serviços.

Segundo o secretário, as interessadas pela concessão são consultorias, empresas de engenharia, escritórios de advocacia e gestoras de espaços de eventos.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Acervo Pessoal

(**) Crédito da foto: Christian Rizzi/Setur Foz do Iguaçu