De Tatuí, São Paulo

Projeção na fachada do Hotel Del Fiol, em Tatuí

Inaugurado em julho de 1936, o Hotel Del Fiol, localizado em Tatuí, no Estado de São Paulo, celebrou hoje (26) a entrada em uma nova fase. Completamente reformado, o empreendimento inicia um novo período, onde assume de vez sua postura como principal hotel da cidade, só que de cara nova e antenado nas tendências da hospedagem mundial.

Para oficializar a nova etapa, a direção do meio de hospedagem organizou um coquetel, seguido de coletiva de imprensa e finalizado com um jantar no Restaurante Matriz Stakehouse 26, a mais nova oferta gastronômica da cidade, localizada nas dependências do Del Fiol e especializada em grelhados feitos no fogo.

O projeto de revitalização nasceu em 2013 e, para compor o trabalho, foram chamados profissionais de renome do mercado brasileiro como a dupla de arquitetos Roberto Fialho e Valéria Santos Fialho, diretores da Nave Arquitetos, que trabalharam todo o conceito imaginado pelos proprietários do hotel, junto com o gerente geral, Fábio Rogério Vieira, que está no Del Fiol há 34 anos.

Para a gastronomia, foi chamada a chef Paula Labaki, que trouxe a chef consultora, Fernanda Pinheiro, para executar o planejado. Já para o escopo das experiências, Felipe Martyn, da Polaris, empresa especializada em criar momentos memoráveis ao hóspede, além de conceitos, novos produtos e serviços ao mercado hoteleiro, se juntou ao time.

As várias idas e vindas no projeto levaram mais tempo do que a própria obra em si. "Gostamos muito de trabalhar neste projeto porque, diferentemente da maioria dos projetos que atendemos, este não sofria a pressão do "tempo". Pudemos discutir ideias, conceitos, ir adiante e voltar atrás, rever e refazer – creio que isto que vocês estão vendo é a quinta ou sexta versão dos estudos que fizemos – e chegar num consenso", disse o arquiteto Roberto Fialho.

Fábio Rogério Vieira e Raul Antônio Del Fiol

Esta nova fase do Del Fiol começa a partir de hoje, quando o empreendimento entra em fase de soft opening. Mesmo não tendo sido fechado durante a reforma, que agregou também 22 novas habitações ao hotel, a expectativa da direção é que neste período, o meio de hospedagem, continue sendo aprimorado. "Nada do que está aqui pode ser chamado de permanente. Neste período de soft opening, iremos ouvir sugestões, críticas e adequar a operação e até os quesitos físicos, sempre para poder atender o cliente", explicou Vieira.

Esse cuidado com o cliente pode ser percebido também na fala de Raul Antônio Del Fiol, um dos proprietários do hotel. "Nosso slogan é "Há 82 anos fazendo amigos", e exatamente isso que estamos fazemos todo esse tempo. Meus pais, que geriram o hotel por 50 anos sempre passaram o sentimento de que é preciso entender os hóspedes, sejam eles quem forem. Cada um tem o direito de ser bem atendido e sair daqui satisfeito", relembrou Del Fiol, que nasceu dentro do hotel e morou nele até completar 18 anos.

Hotel Del Fiol: uma Sinfonia de experiências

Ponto explicíto da explanação dos gestores do Del Fiol é o desafio em transformar o hotel na casa dos próprios tatuianos. "Esta reforma teve como escopo principal fazer com que o Del Fiol seja integrado com a cidade. Queremos que as famílias venham para almoçar, jantar, degustar um chá da tarde, enfim frequentar este empreendimento", explicou Vieira. Para isso, o projeto do lobby se fez condizente com a ideia. "Quem olha o hotel do outro lado da rua, onde fica a Praça da Matriz, vê uma parede toda envidraçada e enxerga o lobby, e da mesma forma, quem está no lobby consegue ver a praça inteira", exemplifica Fialho. 

Localizado na cidade que é considerada a Capital da Música, o Hotel del Fiol não poderia ficar de fora desta temática. Ainda em fase de implantação, cada quarto terá em uma de suas paredes, acima da cama, partituras de uma determinada música e um QR Code, que levará o hóspede, por meio de seu smartphone, para o aplicativo Spotfy, onde aquela composição será reproduzida. "Por enquanto as pessoas podem vir para tocar o piano no lobby. A casa está aberta para todos, sejam elas hóspedes, vizinhos ou transeuntes", comentou Vieira.

A história da música em Tatuí se confunde com a do próprio hotel. O tio de Raul teve a ideia da concepção do Conservatório de Música da cidade dentro do Del Fiol. "Meu tio teve essa ideia aqui dentro do hotel e discutiu essa questão com os políticos da cidade, que se reuniam aqui. Eles abraçaram a ideia e levaram as questões legais adiante, até que o Conservatório fosse construído", contou Del Fiol.

Finalmente a parte da hospedagem traz quartos bem projetados. Logo na entrada, o armário sem portas, o banheiro amplo, a bancada de trabalho, a conectividade, camas twins em todas as habitações que podem ser transformadas em camas de casal, Smart TV e janelas com abertura total, mostrando a vista de Tatuí.

Felipe Martyn finalizou a explanação do quesito mais importante do Hotel Del Fiol. "Executamos um treinamento intenso da equipe de atendimento de todas as áreas, para garantir que o serviço seja o maior diferencial daqui. Assim o ciclo se completa, pois temos agora um hotel novo com equipamentos atualizados, uma excelente gastronomia, história, localização e atendimento. Estamos prontos para sermos o melhor hotel de toda a região."

Confira abaixo, na galeria, algumas fotos deste importante momento para a hotelaria do Estado de São Paulo.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News