O Sebrae-RJ lança no esta semana, em Angra dos Reis e em Paraty, o projeto Novas Estratégias de Competitividade para o Turismo na Região da Costa Verde. A iniciativa será desenvolvida também na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é aprimorar os processos e os parâmetros de concorrência dos pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo, como meios de hospedagem, restaurantes e agências de receptivo, utilizando os conceitos dos Serviços 4.0 ou Serviços Inteligentes.

O projeto será apresentado com a palestra Turismo Inteligente: tecnologia e experiência de viagem na ponta dos dedos, que vai mostrar como as micro e pequenas empresas podem se envolver e aproveitar as oportunidades com essa nova tendência de mudança do mercado turístico.

José Leôncio de Andrade Neto, coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, destaca que o objetivo é elevar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios, aumentando o nível de organização das empresas. "Nosso foco é a melhoria de processos internos. Em um mundo cada vez mais digital, é importante que as empresas invistam em soluções inovadoras como tecnologia, treinamentos e na mudança organizacional para economizar tempo e maximizar a agregação de valor na entrega de produtos e serviços".

Entre as ações previstas durante a execução do projeto estão oficinas para formação de rede para integração comercial, visitas técnicas empresariais de Benchmarking, capacitação para adequação da gestão empresarial com foco no Mercado Digital, criação de novos roteiros e produtos turísticos, e Rodadas de Negócios.

* Foto de capa: arquivo HN