(foto: arquivo HN/FIlip Calixto)

O Pronatec Turismo (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico do Turismo), projeto realizado em parceria entre os ministérios da Educação e do Turismo, atingiu a marca de 100 mil pessoas qualificadas em profissões relacionadas ao receptivo turístico. Para simbolizar a conclusão do curso, Vinicius Lages, ministro do Turismo, entregou um certificado a dois alunos do Rio de Janeiro, hoje (12). Na ocasião, Lages lançou as diretrizes do Plano Nacional de Qualificação do Turismo (PNQT).

Para o ministro, a qualificação e educação são desafios a serem enfrentados nos próximos anos para que o turismo seja mais competitivo. “Os avanços na PNQT terão reflexo na economia e envolve quatro eixos importantes: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos", disse ele.

Lages falou também sobre a necessidade de ampliar os programas de qualificação e capacitação de gestores para aqueles que atuam na área de serviços vinculados ao turismo, além de investir no aprimoramento das pessoas para estimular empreendedores a aderirem a novos modelos de negócio. Para o ministro, o principal condutor de uma experiência turística é o vetor humano, que precisa se incorporar às mudanças para atrair, encantar e entreter o turista.

O Plano Nacional de Qualificação do Turismo será elaborado no primeiro semestre de 2015 e servirá de subsídio para execução das ações de qualificação, baseada em 16 diretrizes nacionais de qualificação e turismo.

Serviço
turismo.gov.br