Provence Cottage & Bistrô - Jefferson RuedaRueda produz embutidos artesanalmente

Localizada em Monte Verde (MG), o Provence Cottage e Bistrô sedia um evento gastronômico especial no próximo sábado (25). Na ocasião, os chefs Ari Kespers e Jefferson Rueda, consultor do Bar Dona Onça, prepararão um menu-degustação de oito etapas. Nesse jantar a quatro mãos, as grandes estrelas serão os embutidos.

De fato, os embutidos norteiam o jantar. Os dois chefs produzem artesanalmente algumas das iguarias que serão servidas no jantar. Chef e sócio do Provence Cottage & Bistrô (SP), que integra a Associação dos Restaurante da Boa Lembrança, Kespers está entusiasmado com o evento.

“Sou fã da cozinha de Rueda, de sua criatividade e de seu empenho em valorizar a culinária e os produtos da roça. Acredito que faremos um jantar especial”, diz Kespers, que tem investido em um projeto de localismo com o objetivo de diminuir o impacto ambiental gerado com transporte e apoiar produtores vizinhos.

Além de buscar fornecedores mais próximos, o chef tem um trabalho ligado à livre-colheita de plantas espontâneas na Mantiqueira e na criação própria. A Provence Cottage & Bistrô possui horta orgânica e cria as galinhas caipiras para fornecimento de ovos. Além disso, no ano passado, inaugurou novo chalé.

Provence Cottage & Bistrô: cardápio

Entre os destaques do menu-degustação estão, como entradas, o tartar de porco maturado, tutano e cogumelo (de Rueda) e a pamonha, ovo molet, cabelo de anjo e morcilla de galinha (de Kespers). Bacon, codeguim, copa e linguiças também surgem em outras surpresas da noite.

Parte da renda obtida com o jantar será destinada à escola Rainha da Paz, que apoia jovens da região. O objetivo é arrecadar fundos para que a entidade busca possa construir um refeitório para atender às crianças e adolescentes.

(*) Crédito das fotos: Mauro Holanda/Assessoria Jefferson Rueda