Pumma Business Hotel eleva em 30% o faturamento da área de A&B

De Canaã dos Carajás, Pará*

A Panelinha de (muito) Camarão faz sucesso

O Pumma Business Hotel, em Canaã dos Carajás (PA) registrou, desde março, elevação do faturamento no departamento de (A&B) Alimentos & Bebidas. A receita cresceu 30% no período, resultado de uma série de ações implementadas. Entre elas, destaque para a mudança no cardápio, maior divulgação ao público local e o início de vendas de pizzas via delivery.

Segundo Rafael Grecco, gerente geral da unidade, percebeu-se a necessidade de oferecer opções regionais no cardápio do restaurante. "Mesmo viajando a trabalho, os hóspedes buscam por novidades. Por isso, além de preservarmos as características da gastronomia das regiões de onde eles vêm, agregamos pratos locais, que têm uma grande influência goiana e mineira, ambas marcantes devido ao tempero acentuado", explica.

Outro ponto destacado por Grecco em sua entrevista ao Hotelier News foi a necessidade da inserção de pratos mais familiares. É o caso das exclusivas “panelinhas”, com três opções: camarão, suína e carne seca. A iguaria atende de duas a cinco pessoas, destaca o executivo. 

"Recebemos muitas famílias e não tínhamos essa opção. Havia apenas pratos individuais e muitas reclamações aconteciam por conta do preço mais elevado. Hoje, temos como especialidade os pratos com camarão, como o risoto ao alho e óleo, além da panelinha", diz.

Pumma Business Hotel: público local

Outros investimentos que reverteram no aumento do consumo no restaurante foram campanhas nas redes sociais e ações com influenciadores digitais da região. Segundo Grecco, o retorno foi bastante positivo: crescimento de 80% na presença de moradores da cidade, principalmente de casais e de famílias. 

"Recebíamos, no máximo, um casal por noite, geralmente na sexta-feira ou no sábado. Além disso, em muitas ocasiões, não havia nenhum passante”, relembra Grecco. “Começamos a trabalhar de maneira mais incisiva nas redes sociais (Facebook e Instagram) para dar mais relevância ao restaurante. Convidamos blogueiras e seus seguidores para conhecerem nossos restaurantes, além de gravar stories e vídeos dos pratos. Houve boa interação com o público”, destaca.

De acordo com o gerente geral, o objetivo dessas iniciativas era que os moradores locais percebessem que o restaurante é aberto ao público. “Nunca havia sido feita uma divulgação desta forma. Hoje, já percebemos o reconhecimento. O evento do Dia dos Namorados, por exemplo, atendeu a 45 casais não hóspedes, sem contar as 90 pessoas que já estavam hospedadas", revela Grecco.

Grecco comanda o hotel há dois anos

Outra ação para incorporar os cidadãos de Canaã dos Carajás como clientes do Pumma Business Hotel foi a produção de pizzas. Além de servidas no restaurante desde o início do ano, o produto passou a ser entregue diretamente na residência dos clientes. A ação teve início em abril, com bom resultados até aqui.  "Vendemos, em média, sete unidades por delivery diariamente, fora as vendas do salão. É um número que compensa manter o entregador", comenta Grecco.

Eventos sociais em alta 

A área também é computada no percentual de faturamento do departamento de A&B. A infraestrutura do Pumma Business Hotel, com um único salão de eventos, comporta 200 pessoas em auditório ou 110 no formato para banquetes. Há ainda a piscina com um gazebo que atende muito bem aos casamentos. 

"É uma estrutura ideal para esse tipo de evento, pois a cerimônia pode ser feita no gazebo, com os convidados em volta dele e da piscina e a festa dentro do salão", explica o gerente geral. Grecco destaca também o terraço na cobertura, que pode atender a pequenas festas para 60 pessoas ou mesmo jantares românticos.

Sem atender a eventos corporativos, pois não há demanda na região, o Pumma Business Hotel recebe uma média de cinco eventos mensais. Os mais frequentes são aniversários, casamentos, todo tipo de celebração e até formaturas, informa Grecco.

A piscina, com o gazebo em primeiro plano

Na comparação entre 2016 e o ano passado, o incremento no número de eventos realizados foi de 50%. "O hotel tem apenas três anos. Efetuamos também investimentos nas redes sociais para o público conhecer nossas instalações", finaliza Grecco.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja à Canaã dos Carajás a convite do Pumma Business Hotel.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian

Comentários