Desde o dia 6 de agosto, os paulistanos já podem acompanhar o desenvolvimento da obra de revitalização dos canteiros de toda a extensão da Avenida Brasil, no bairro dos Jardins. No trecho entre as ruas Canadá e Argentina, o projeto recebeu o paisagismo completo da empresa Kalil Ferre, com o plantio de 120 espécies nativas, incluindo as frutíferas jabuticabeiras, grumixamas, pitangueiras, araçás, paus-Brasil, cabeludinhas, além de mudas ornamentais como embaúbas e ipês. A responsabilidade da ação que se estenderá pelos próximos 36 meses é fruto da iniciativa de 4 empresas, sendo o Quality Suites Oscar Freire, empreendimento administrado pela Atlantica Hotels, o único hotel participante.

Para integrar a arte ao projeto paisagístico, quatro esculturas de grande porte –  4,80m cada – feitas pelas mãos do artista plástico moçambicano Emanuel Vasco Nunes foram fixadas no trecho, sendo duas em cada ponta. As obras são denominadas “Guardiões da Natureza” e têm como objetivo ser um fio condutor entre a preservação e a manutenção da flora e da fauna, criando um elo entre a cidade de São Paulo, seus moradores, a arte e a cultura.

Hoje, a região recebe aproximadamente dois mil carros por hora e, em breve, ela será testemunha de uma grande mudança, já que a previsão é que o lugar volte a ser muito arborizado, com nove mini-florestas, atraindo novamente os pássaros e deixando a cidade mais colorida com os ipês que prometem florescer em várias cores. Todas as 120 árvores plantadas nesse trecho da Avenida Brasil entre as ruas Argentina e Canadá eram nativas da antiga Mata Atlântica que dominava a região, e foram plantadas em pequenas mudas para que cresçam já se adaptando ao seu novo entorno. A intervenção ainda é a única de toda a via que incluiu projeto luminotécnico.

Segundo Leandra Gallo Antão, gerente geral do Quality Suites Oscar Freire, o hotel sabe da importância de promover uma cidade mais verde com a intenção de minimizar os efeitos do calor, aumentar a umidade do ar e, consequentemente, torná-la mais agradável para os moradores e os turistas. “O patrocínio foi a forma de contribuição que o empreendimento encontrou para mostrar que existem possibilidades, que não é impossível, nem difícil, tornar a cidade mais agradável, arborizada e colorida. Acreditamos que a reforma dos canteiros e a instalação das esculturas gerem nas pessoas o desejo de cuidar da cidade com mais carinho. Se cada um zelar pelo seu bairro ou mesmo parte dele, uma mudança geral acontecerá”, avalia Leandra.

* Crédito da foto: Kalil Ferre