Marcos Jorge - TripAdvisorProfissional defende que métrica atual do site auxilia o usuário
(foto: Dênis Matos)

O core business de um hotel é oferecer estadia. No entanto, um empreendimento hoteleiro tem leque maior de serviços e, desta forma, deve ser avaliado como tal. É o que defende Marco Jorge, gerente de território do site TripAdvisor para a América Latina, quando questionado sobre o quão fidedignos são os comentários publicados pelo site representado por ele na região.

Segundo o profissional, o posicionamento do TripAdvisor é que o usuário não precisa ter se hospedado no estabelecimento para externar um comentário sobre o mesmo. Além disso, na sua concepção, não há necessidade de que o cliente tenha nem mesmo feito uso de um hotel em específico – mas de qualquer hotel – para emitir uma análise.

Para dar argumento à tese, Marco Jorge cita um exemplo particular, quando recentemente teve alguns pertences furtados durante uma caminhada pela capital fluminense. Segundo o gerente, após o susto, ele parou num restaurante na orla e foi auxiliado.

“Me serviram bebidas, ofereceram telefone para eu utilizar. Ou seja, eu não jantei no local, mas tive uma experiência positiva de atendimento com o estabelecimento”, articula.

Todos podem comentar, mas nós vamos controlar
Apesar da leitura do executivo, o TripAdvisor está testando uma ferramenta de verificação para comentários e classificações difamatórios ou chantageadores. A especulação é que alguns hoteleiros vinham produzindo feedbacks negativos contra hotéis concorrentes.

Segundo a assessoria de imprensa do TripAdvisor, há inúmeras medidas adotadas para gerir a legitimidade do que é postado no site.

“Nossa equipe de especialistas em garantia de qualidade também filtra opiniões suspeitas e conta ainda com relevante experiência profissional, incluindo especialistas em fraude de cartão de crédito, prevenção de perda e roubo de identidade”, esclarece.

A assessoria explica que três ações gerenciam o quão fidedignos são os comentários. A primeira diz respeito às ferramentas utilizadas para filtrar o que aparece no site. A segunda é o link “problemas com este comentário?” – onde o usuário pode denunciar um post aparentemente falso, o que é avaliado posteriormente pela equipe do site. Em terceiro lugar, se este material suspeito é marcado, o departamento de integridade de conteúdo do TripAdvisor se dedica à avalia-lo.

Abrangência
Hoje, o site recebe cerca de 60 mensagens por minuto, o que abrange mais de 1 milhão de empresas em todo o mundo. São cerca de 60 milhões de visitantes mensais e mais de 75 milhões de reviews e opiniões.

De acordo com recente estudo da PhoCusWright encomendado pelo próprio TripAdvisor, 98% dos respondentes dizem que os comentários de hotel correspondem à experiência real do viajante e 68% afirmam que eles são altamente ou extremamente precisos. Ainda, 87% dos usuários concordam que os comentários de hotel publicados no site “ajudam a ter mais confiança nas decisões sobre viagens / serviços”.

Serviço
www.tripadvisor.com