Michael Porter, especialista da Harvard,
explica sobre estratégia competitiva
(foto: jornale.com.br)
 

A Hospitality Upgrade Magazine publicou um artigo de Tim Coleman, consultor de gestão de receitas e presidente do HSMAI Revenue Management Special Interest Group, em que cita que a excelente gestão de receitas requer o domínio de duas variáveis: a concorrência externa e as reservas.

De acordo com ele, em todos os anos é bom ter um novo olhar sobre a concorrência, para identificar rapidamente quem está em busca do mesmo mercado que você e definir estratégias para atingir a RevPar esperada.

Michael Porter, especialista de Harvard sobre estratégia competitiva, aponta que todos os setores enfrentam não um, mas cinco forças competitivas, quatro a mais do que simplesmente os concorrentes diretos (como o hotel do outro lado da rua). As outras quatro são:

Novos operadores
Quando você definir suas estratégias para competir com a concorrência, pode estar obsoleto. A recente crise econômica fez com que alguns segmentos de clientes buscassem alternativas de hospedagem e levassem em conta amenidades como wi-fi, telas planas, conectores para iPod. Isto teve um efeito dramático na demanda de room service 24 horas e filmes para serem assistidos no quarto.

Outro aspecto que deve ser abordado com os novos operadores são os também novos canais de comunicação usados por eles, mais precisamente as mídias sociais.

Poder de negociação dos clientes
Se as comissões de agentes de viagens e as margens são maiores para você do que para seus concorrentes, então você está em desvantagem competitiva. É essencial trabalhar com os seus parceiros para compensar essa desvantagem do custo. 

Poder de negociação dos fornecedores
Os fornecedores não competem com você, mas influenciam a sua capacidade de competir. 

Substituição por outros hotéis
Essas forças são muito difíceis de serem identificadas e mensuradas. Mas para verificar se os hóspedes estão insatisfeitos ou se o seu produto pode melhorar, pode ser aplicada uma pesquisa que ajude seu marketing/comunicação a focar as características, benefícios e vantagens de sua propriedade.

Para ler o artigo completo acesse o link abaixo.
(Redação)

Serviço
www.hotel-online.com/News/PR2011_1st/Mar11_WhoisYourCompetition.html