Patricia Luz
(foto: divulgação / Cia. da Divulgação)

Motivada pela possibilidade de exercer  sua paixão por idiomas fora da sala de aula, Patrícia Luz escolheu o Turismo como porta de entrada para o mercado de trabalho. O curso tinha ênfase em Hotelaria, área pela qual desenvolveu pleno interesse e permeou parte majoritária de sua carreira. Tão logo começou a aprender sobre o segmento, na UNIP Campinas, foi selecionada para trabalhar na Disney (EUA), no Orlando All Star Music Resort, como assistente de Alimentos e Bebidas.

As vivências que adquiriu em um grande complexo de lazer, não só no que tange a sua área, mas no que se refere ao ritmo de todos os departamentos que cercavam e complementavam o seu, ampliou suas expectativas na carreira que escolheu.

De volta ao Brasil, passou oito anos e meio trabalhando no Royal Palm Plaza onde, gradualmente, passou de recepcionista para coordenadora. Mudando novamente o curso de suas atribuições, Patrícia foi convidada pela AccorHotels para implementar o Sofitel Jequitimar Guarujá.

"Fui gestora de eventos e banquetes, foi uma grande experiência porque nada estava pronto, tudo dependia dos colaboradores. Fiquei lá por três anos", conta.

Ao contrário de um campo profissional conciso, que possui um foco central de atuação, a Hotelaria é uma área que se desdobra em diversas ramificações, todas igualmente necessárias para o funcionamento de um empreendimento.

Patrícia, durante sua trajetória profissional, reconhece com satisfação a pluralidade de departamentos com os quais trabalhou, um sinal da bagagem que carrega até hoje e, para a qual ainda recorre ao desempenhar o papel de gerente geral do Costa Brasilis Resort.

Consolidando sua experiência no segmento de eventos, a executiva passou ainda pelo La Maison Buffet; Bourbon Atibaia Convention Spa & Resort, onde ficou por dois anos e, mais tarde, implementou um novo canal de vendas na agência FlyTour.

"Foram 18 anos em que fui crescendo aos poucos. Desde 2006 eu faço gerência de plantão, isso ajudou muito na minha bagagem pois de sábado para domingo um rodízio me permitia conduzir todas as áreas do hotel e contornar os problemas".

Grande parte da carreira de Patrícia se desenvolveu em resorts com alta demanda de eventos, chegando a representar 70% da ocupação. "Eventos é a área que faz interlocução com todos os outros departamentos, ele depende de todas as áreas, é um segmento que engrena tudo, todos os aspectos do resort". 

Hoje, no entanto, a executiva experimenta uma nova fase profissional, uma vez que o Costa Brasilis Resort exige uma atenção, quase que exclusiva, ao segmento de lazer, que representa perto dos 100% da movimentação na unidade.

"A diferença entre os dois setores tem muito a ver com o que o hóspede espera e o que é imprescindível no hotel. O público é mais atento às instalações do complexo. Toda a infraestrutura deve estar em perfeitas condições, temos que oferecer variedades de alimentação e uma excelente área de lazer, já que a estada é mais longa. Outro fator de diferenciação é que quando você atende eventos, tem um cronograma que o hotel deve seguir, em lazer cabe ao hotel criar um leque de atividades que surpreenda o cliente. O hóspede esperou um ano para agendar um momento de tranquilidade, então ele é tão exigente quanto o hóspede corporativo", explica.

Patrícia aponta o foco, a vivência e atenção aos detalhes como motores fundamentais para a gestão de qualquer empreendimento, além da valorização do capital humano que consiste em notar os talentos de seus colaboradores e mantê-los motivados e satisfeitos com o que fazem. Aí reside também seu desafio, alinhado com a busca por alto índice de satisfação do cliente e dos colaboradores. 

"Sempre encarei os desafios de forma positiva, pois são parte do meu crescimento. Passei a maior parte da minha carreira trabalhando em resort, que exigiam coisas semelhantes, mas também diferentes. Acho que quem trabalha com resorts pode trabalhar em qualquer lugar", conclui.

Serviço
costabrasilis.com.br