Livros HotelariaOs livros possuem seus nichos; hotelaria é um deles

Johannes Gutenberg inegavelmente tem seu lugar guardado na história da Humanidade. Sua invenção, a prensa móvel, representou uma quebra de paradigma, permitindo a produção de livros, compartilhando ideias, conhecimentos e opiniões. Mais ainda, possibilitou o desenvolvimento da Renascença, da Reforma Protestante e da Revolução Científica. A criação desse canal que você nos lê agora, a web, obviamente tem dedo de Gutenberg.

Com o decorrer dos séculos, a invenção de Gutenberg criou também um próspero mercado editorial, que foi se segmentando e trabalhando temáticas específicas. Obviamente, a hotelaria não podia deixar de ter o seu próprio nicho de literatura na estante. Mesmo com avanço tecnológico, que possibilitou acesso rápido e fácil às informações, o mercado livreiro não deixa de ser atraente aos que preferem informações completas e embasadas.

Hotelaria: livros mais vendidos

Abaixo, a partir de pesquisa no site da Saraiva, listamos os três livros mais vendidos no Brasil sobre o mercado hoteleiro:

Manual da Hotelaria – de J. Albano Marques

No mercado competitivo de hoje, as lideranças da hotelaria buscam tornar a qualidade de serviços o foco de seus planejamentos. Contudo, esse fator muitas vezes nasce das políticas e dos processos internas da organização, bem como do treinamento e da supervisão exercida sobre a equipe. Por isso, a bibliografia se propõe a ajudar a atingir metas de qualidade e satisfação para resultados satisfatórios. 

Inglês para Hotelaria – de Tania Chiaro

Excelência no servir. Esta é a preocupação dos empreendimentos hoteleiros ontem, hoje e sempre. Reconhecer que a hotelaria é um trabalho em equipe é o primeiro passo para oferecer uma experiência única ao hóspede. O que fazer, entretanto, se o cliente fala inglês?  A obra tem como objetivo ajudar os colaboradores a dialogarem com os visitantes de língua inglesa, ensinando frases para situações rotineiras. Para ajudar a ambientar ainda mais o aprendizes, o livro é acompanhado de um CD, próprio para praticar pronúncias.

Custo e Preços de Serviços – de Clóvis Luís Padoveze e Franco Kaolo Takakura Junior

O livro aborda os principais fundamentos ligados a uma das principais dores de qualquer negócio: custos. A obra apresenta conceitos e estruturas para formação de preços, como margem de contribuição horária, custos para servir (cost to serve), custo meta, análise de rentabilidade multidimensional, além de trazer um estudo para identificar o investimento em empresas de serviços, com o objetivo da análise do retorno do investimento (ROI). A obra é dividida em duas partes: a primeira ensina sobre os princípios essenciais. Já a segunda traz a aplicação de preços de vendas baseadas em custos e estratégias de pricing.

Agora chegou a vez de mostrar o que é mais procurado no site da Amazon sobre o mercado hoteleiro.

100 Tips for Hoteliers: What Every Successful Hotel Professional Needs to Know and Do – de Peter Venison

Considerada uma leitura obrigatória para os estudantes de hotelaria, o livro reúne um catálogo de sugestões para quem pretende atuar no setor, com base na experiência de Peter Venison. Um dos executivos mais conhecidos da hotelaria americana, Venison visitou hotéis cinco estrelas para balizar o que representa a excelência em servir. A obra perpassa o planejamento necessário para todas as fases de implementação de um hotel, da construção à operação. Além de referência para estudantes, serve de lembrete para gerentes e diretores sobre as responsabilidades que devem ter no empreendimento.

Hotel: An American History – de A. K. Sandoval Strausz

O livro retrata a história do desenvolvimento da hotelaria na América do Norte. Segundo o autor, esse processo ganhou corpo a partir do momento que o empresariado se deu conta que os meios de hospedagem do século XVIII não passavam de tabernas rudimentares. Percebeu-se ali um lucrativo nicho de negócios para explorar. Com detalhes, Strausz navega pela evolução da arquitetura e as maneiras como esta mudou o panorama da indústria hoteleira com o passar do tempo. A obra possui ainda ilustrações e fotos da vida hoteleira ao longo da história. 

The Cornell School of Hotel Administration on Hospitality: Cutting Edge Thinking and Practice – Editado por Michael C. Sturman,‎ Jack B. Corgel,‎ Rohit Verma

O livro foi escrito por professores da Cornell University, instituição de ensino que integra a Ivy League, grupo das oito das universidades mais prestigiadas dos EUA. A obra apresenta ideias e análises sobre as melhores práticas e estratégias para o gerenciamento de hospedagens. Bibliografia presente na maioria das escolas de hotelaria nos EUA, o exemplar é ideal para gestores que precisam elevar as margens de seus empreendimentos. Além disso, dá conselhos de como compreender melhor os hóspedes.

Tem alguma dessas obras em sua estante? Ainda não? Então corra, pois são leituras obrigatórias.