Estudo recente do Expedia trouxe informações importantes sobre a relação com o cliente na indústria hoteleira. A pesquisa, intitulada “2018 Airplane and Hotel Etiquette Study”, aponta as situações que mais irritam viajantes durantes estadias em hotéis e em voos. No total, 18,2 mil respondentes de 23 países participaram do levantamento, conduzido pela Northstar Research a pedido da OTA.

O estudo traz uma conclusão óbvia, mas que às vezes passa desapercebida: os hóspedes querem, sobretudo, paz e tranquilidade. Um dado é sintomático desse desejo: 66% dos entrevistados relataram deixar um aviso de “Não Perturbe” pendurado na porta do quarto durante a estadia.

O levantamento do Expedia apontou ainda uma lista de coisas que mais aborrecem os clientes. Encontrar mosquitos ou fumaça de cigarro ao entrar no quarto, bem como mau cheiro no ambiente, é a principal delas. Mesmo diante desse fato, o levantamento mostra que mais da metade dos empreendimentos ouvidos raramente (ou nunca) higieniza itens como o controle remoto e o telefone. A equipe de limpeza tampouco usa propé descartável para proteger os pés enquanto faz arrumação nos apartamentos.

Outro incômodo bastante citado são pais distraídos com seus filhos, citado por 45% dos entrevistados. Pessoas que fazem farras nos quartos e nos corredores (41%) e hóspedes que reclama de tudo (29%) também apareceram no estudo como comportamentos irritantes.

Expedia: mais dados

O estudo apontou também que 75% dos viajantes consideram algumas comodidades gratuitas como determinantes na hora de reservas. Entre as facilidades citadas estão wi-fi, café da manhã e upgrade de quarto.

Em relação à experiência durante voos, um terço dos respondentes disse que ainda faz check-in no aeroporto (fisicamente). Na direção oposta, 50% faz o check-in online, mas 72% ainda imprimem o cartão de embarque. Além disso, um quarto dos entrevistados disse que toparia pagar por upgrade de assento, mas aceitariam pagar por internet a bordo.

Para ler o conteúdo original, acesse https://bit.ly/2GHTVSd. Recentemente, o Expedia havia divulgado um estudo a respeito do comportamento do viajante bleisure. Para conferir novamente essa matéria, acesse https://bit.ly/2IGU1iE.

(*) Crédito da foto: Skitterphoto/Pixabay