001 Raffles SGP

Fachada do edifício principal do Raffles, em Cingapura. Em 2014, o hotel comemora 126 anos de operação (fotos: Juliana Bellegard e Peter Kutuchian)

Um dos hotéis mais emblemáticos do mundo, o Raffles Singapore foi fundado em 1887 por pelos irmãos de origem armênia Martin e Tikran Sarkies, que converteram um antigo casarão à beira-mar em um meio de hospedagem. O empreendimento foi batizado em homenagem a Sir Stamford Raffles, fundador de Cingapura, e está instalado próximo à Marina Bay, ao circuito de Fórmula 1 e ao Centro de Convenções local.

Por conta dos diversos aterros realizados pela administração de Cingapura para a ampliação da cidade, hoje o Raffles está distante a 500 metros da beira d'água.

Ao longo dos mais de 120 anos de operações, o hotel passou por sucessivas mudanças e ampliações – o casarão principal ganhou duas novas alas ainda no início de suas atividades, e o grande Ballroom abriu na década de 1920, após uma renovação. Mais recentemente, em 1989, fechou para uma grande reforma que durou dois anos.

As mãos administrativas também mudaram e, atualmente, o empreendimento está sob o comando da Fairmont Raffles Hotel International, que opera com três marcas: Fairmont, Raffles e Swissôtel.

sarkies brothers
Os irmãos Sarkis, fundadores do Raffles

Estrutura
No tema hospedagem, o Raffles conta com 103 suítes com metragem entre 58 e 259 m², distribuídas em três pavimentos. O edifício principal foi finalizado em 1899 e é por ele que temos acesso ao lobby e para o Tiffin Room, o restaurante mais antigo de Cingapura, e para o Writers Bar, uma referência aos vários escritores que hospedaram-se por ali, como o dramaturgo britânico W. Somerset Maugham. O hotel abriga também o Long Bar, "casa" do drinque Singapore Slim. Ali conserva-se uma antiga tradição do hotel: comer os amendoins servidos como tira-gosto e jogar as cascas no chão.

Ao todo, o empreendimento conta com 15 espaços de gastronomia, entre bares, restaurantes e patisseries.

Em se tratando de lojas, o número espanta: são cerca de 40 pontos de vendas, incluindo joalherias como a Tiffany e marcas de luxo como Louis Vuitton. Salões de beleza? São onze. Completando a infraestrutura, spa, academia de ginástica, piscina, teatro, business center e floricultura.

Com tons claros, de predominância branca, andar pelo Raffles é uma viagem no tempo. Ora nos vêm a lembrança do período inglês e em outros momentos somos transportados para o clima quente asiático. Se você está indo para Cingapura, vale a pena ir conhecer esse hotel histórico.

Confira algumas imagens do Raffles na galeria abaixo.

Serviço

raffles.com/singapore