Altis BelemAlma de Lisboa’ é o slogan da rede Altis
(fotos: Délia Coutinho / divulgação)

Criada no início da década de 1970, a rede Altis administra seis hotéis na capital portuguesa. Não se tratam de equipamentos padronizados, mas sim de um portfólio com unidades que têm identidade própria e características singulares, predominando as 5 estrelas nas fachadas.

Os hotéis vão do clássico hotel butique (Altis Avenida), passando pelo conceito design do Altis Belém, até o perfil executivo long stay (Altis Prime).

Também com vocação gastronômica, alguns deles sediam restaurantes famosos de Lisboa. Um traço em comum encontrado, pelo menos nas unidades que tivemos a oportunidade de visitar, é a localização estratégica seja para compras nos melhores centros lisboetas ou para descobrir a bela capital portuguesa a pé.

Em tempos de crise na Europa, o grupo tem voltado os olhos para o mercado brasileiro. “O Brasil está entre os nossos cinco principais mercados, o que representa uma fatia de 10% do nosso faturamento. Estamos trabalhando para aumentar o percentual para 15% nos próximos três anos”, explica Sofia Nobre, diretora de Marketing & RP do grupo.

Dos hotéis visitados, sem dúvida, o Altis Belém Hotel & Spa é o que mais impressiona. Localizado no bairro de Belém, o meio de hospedagem está debruçado no imenso Rio Tejo. O projeto arquitetônico se apropriou muito bem disso, aproveitando ao máximo da vista no interior dos espaços. Mas, claro, ainda é cedo para muitos detalhes. As imagens abaixo dão conta do que é este conceito.

Por Délia Coutinho*

Clique na primeira imagem para acessar a galeria de fotos do Altis Belém

Luxuoso e contemporâneo, o Altis Belém tem decoração marcada por tons de preto e branco, linhas retas e móveis de design, num estilo totalmente de vanguarda.

Cada um dos quartos têm uma única parede ilustrada, sempre diferente, com tema alusivo aos descobrimentos portugueses.

Os espaços de A&B, frequentados por hóspedes e clientes externos, figuram nas listas da alta gastronomia local, com destaque para o Feitoria, que tem 1 estrela no Guia Michelin e cardápio baseado na cozinha portuguesa de autor. Já a despojada Cafeteria Mensagem é o ambiente mais agradável à beira do rio, onde é servido o café da manhã ou o pequeno almoço, como dizem os portugueses, numa faixa horária bem confortável: das 7h às 11h. O terceiro local é o Bar 38o41′, sede frequente das sunset sessions ao som de DJs.

A estrutura de lazer como piscina e academia está inserida no spa, o BSpa by Karin Herzog. Para eventos, o hotel dispõe de três salas, para até 150 pessoas, com entrada de luz natural.

Abaixo mais uns cliques do carro-chefe da rede Altis

Altis Avenida
Saindo do bairro de Belém, seguindo em direção ao centro antigo de Lisboa – com todos os seus edifícios históricos -, chegamos ao bairro do Rossio, mais precisamente à Praça dos Restauradores, onde fica o Altis Avenida. O hotel butique com decoração inspirada nos anos de 1940 foi resultado de uma completa restauração do edifício adquirido pelo grupo, preservando-se a fachada e escadaria interna originais.

Com a insígnia de membro do Preferred Boutique Hotels, o hotel tem 70 aconchegantes UHs, divididas em seis pisos, e é a casa do charmoso Restaurante Rossio, instalado no terraço com vista panorâmica para o coração da cidade. O Altis Avenida também é pet friendly, ou seja, aceita a hospedagem de pequenos animais de estimação. Assim como no Altis Belém, os hóspedes contam com concierge, room service 24 horas e transfer gratuito para o aeroporto.

O visitante que sentir falta da piscina pode utilizar gratuitamente a piscina do Hotel Altis, notadamente do grupo, que dista cerca de 1 km. Outra ação integrada são as condições especiais e descontos no spa do Altis Belém aos hóspedes do Altis Avenida.

Veja os cliques do Altis Avenida

Hotel Altis
Deixando a Lisboa antiga, mas não longe de lá, descobrimos o centro de negócios da cidade nas proximidades da Avenida da Liberdade, endereço do Hotel Altis, uma região de  shoppings e lojas. Com 300 UHs, o meio de hospedagem é maior que os ‘irmãos Altis’. Conta com ampla estrutura de convenções – 18 salas que acomodam até 750 pessoas – e passou por uma grande revitalização em 2011, quando 200 dos 300 quartos, além do lobby, foram totalmente renovados.

O perfil é executivo upscale. Os quartos são divididos em cinco categorias e somente 12 são considerados suítes. Além do espaço maior, o item que dá o plus às suítes é a máquina de café de capsulas. Todos os apartamentos oferecem basicamente os mesmos itens de conforto, entre TV LCD Full Hd, cofre, acesso à internet, minibar, roupões e chinelos, amenities Korres, roupa de cama em algodão egípcio, banheiros em mármore.

A categoria Deluxe Premier (quartos do 6 ao 10o andar), por sua vez, tem como diferencial o acesso ao Deluxe Lounge, espaço com jornais, revistas, alguns snacks, bebidas, coquetéis e canapés ao final do dia no Bar São Jorge e serviço de arrumação de bagagem, quando reservado previamente.

Assim como nos hotéis do Centro e de Belém, a unidade tem restaurante com vista panorâmica. No Health Club estão fitness room e piscina interior aquecida.

Não se esqueça de clicar na primeira imagem para acessar a galeria

Altis Prime
Numa das ruas conhecidas por artérias financeiras de Lisboa está o Altis Prime, especificamente na Rua Rodrigo da Fonseca, bem nas proximidades do Hotel Altis.  Diferente das descritas acima, trata-se de uma unidade de classificação 4 estrelas e com foco no público executivo que está em fase de mudança.

Suas 78 UHs são equipadas com itens ideais para as estadas mais longas como forno micro-ondas, grill, torradeira e máquina de café. A atmosfera é a mais clean e minimalista possível. Apenas os quartos ganham um pouco de calor pela presença da madeira misturando-se ao preto. Com estrutura compacta, o Altis Prime dispõe de um único ponto de A&B: o Lounge Caffé – unido ao espaço da recepção e aberto das 7h à 00h. O terraço dá lugar a um sundeck, área com chaises e uma piscina de hidromassagem – espaço que pode ser utilizado para relaxamento nos dias de sol.

Assim como no Altis Avenida, os hóspedes podem usufruir dos serviços de outros hotéis Altis das proximidades, como a piscina e as salas de convenções do Hotel Altis.

Um pouco de Lisboa

Altis BelemOs elétricos do bairro do Chiado

Parada quase obrigatória nos roteiros da Europa central, Lisboa é uma cidade que promete boas recordações aos brasileiros que a visitam. A começar pelo clima, um dos mais amenos daquele continente, o que permite passeios sem muitos agasalhos no outono e até mesmo no inverno. Com vasto patrimônio histórico e arquitetônico, a região é repleta de cartões-postais e mirantes, ou melhor miradouros, como dizem os nossos patrícios, entre eles Castelo de São Jorge e Mosteiro dos Jerônimos entram na lista dos imperdíveis.

Entrecortada pelo rio Tejo, é também uma das poucas capitais europeias com rio e mar, o que deixa evidente a sua história de navegações e descobrimentos. Experimentar o legítimo pastel de Belém, visitar pelo menos uma das casas de fado, subir as colinas no bonde elétrico e perder-se nos bairros antigos como o Bairro Alto ou Alfama são algumas dicas para o turista de primeira viagem.

Serviço
www.altishotels.com

* A repórter do Hôtelier News viajou a Portugal a convite da Conquest Lufthansa, da Sky Team e da Sata Linhas Aéreas, com o apoio da Travel Ace. O city tour em Lisboa foi concedido pela Master Turismo