Uma das maiores redes hoteleiras da Escandinávia – são 170 hotéis e 9,2 mil funcionários – baniu do cardápio de suas unidades norueguesas os itens lingüiça, salsicha e bacon. A decisão foi tomada por Petter Stordalen, proprietário da Nordic Choice Hotel Group após ser pressionado por sua esposa, Gunhild, que é médica e ativista ambiental. "Este é um novo conceito no café da manhã em nossos hotéis Comfort”, comentou o executivo ao site de notícias da Noruega, Hegnar.no, sobre o novo menu verde e saudável da companhia. "O foco na sustentabilidade permeia o que fazemos na Nordic Choice”, completa Stordalen.

Além das salsichas e do bacon, saíram do menu todos os cereais e alimentos à base de queijo, que incluem óleo de palma entre os seus ingredientes. O motivo? Reduzir a destruição das florestas.

"Queremos desafiar e derrubar muitas das convenções tradicionais que existem em outros hotéis. Quando os hóspedes deixarem o nosso hotel após o café da manhã, irão perceber o quanto estamos os ajudando na sua saúde”, diz Kenneth Hultgren, assessor de imprensa para a cadeia de Comfort na Suécia. 

A inovação foi implementada primeiramente na Noruega e a rede ainda irá decidir se continua na implantação, nos próximos meses, do conceito nos demais hotéis na Escandinávia ou se abandona a ideia, menciona Hultgren.

Stordalen já criou polêmica no passado com a retirada de qualquer conteúdo pornográfico exibido na programação dos canais de TV por assinatura de seus empreendimentos. 

Serviço
nordicchoicehotels.com