A CPFL Brasil, comercializadora do Grupo CPFL Energia, acaba de firmar o seu primeiro contrato de venda de energia 100% limpa no segmento hoteleiro do Nordeste. A companhia levou as três unidades da Rede Pontes Hotéis & Resorts em Pernambuco – Mar Hotel Recife Conventions, Atlante Plaza (ambos em Recife) e Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas – para o mercado livre de energia.

A expectativa é que a operação proporcione uma economia de até 25% na conta de luz da rede hoteleira. Além do benefício econômico, o contrato tem caráter de sustentabilidade. Isso porque 100% da energia consumida é proveniente de fontes alternativas do portfólio da CPFL Brasil, como usinas eólicas, térmicas a biomassa, pequenas centrais hidrelétricas e usina solar.

"Este é o primeiro contrato que firmamos com uma rede de hotéis na região Nordeste e está alinhada com a nossa estratégia de diversificação da carteira de clientes e de expansão do mercado livre para novos segmentos da economia", explicou Daniel Marrocos, diretor de Mercado da CPFL Brasil.

O que é o mercado livre
O setor elétrico brasileiro é composto por dois ambientes de contratação distintos: o mercado cativo, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia, tais como a CPFL Paulista (SP) e Celpe (PE), e o mercado livre, no qual os consumidores com demanda igual ou superior 500 kW negociam livremente as condições comerciais do seu contrato, como preço, índice de reajuste e prazo.

No mercado livre, o consumidor tem dois tipos de contrato: o de energia, no qual firma diretamente com comercializadoras e geradores negociando livremente as condições comerciais, e o relativo ao uso da rede elétrica, pago às distribuidoras, cuja tarifa é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atualmente, o mercado livre representa 25% de toda a energia consumida no Brasil, e estão nele grandes indústrias e estabelecimentos comerciais do país. A CPFL Brasil hoje é uma das principais comercializadoras do segmento, com uma participação de mercado de 14,1%.

Serviço
ponteshoteis.com.br

*Crédito da foto de capa: Pixabay/tookapic