A rede Pontes Hotéis & Resorts, da qual fazem parte o Mar Hotel Conventions, Hotel Atlante Plaza e o Summerville Beach Resort, os três de Pernambuco, foi certificada na ABNT NBR 15401:2006, norma brasileira de Gestão da Sustentabilidade em Meios de Hospedagem. O reconhecimento é resultado da implementação do SGS (Sistema de Gestão da Sustentabilidade), que tem como propósito compor uma gestão voltada exclusivamente para a introdução do turismo sustentável em seus empreendimentos.

A certificação foi oficializada pela organização certificadora IFBQ (Instituto Falcão Bauer da Qualidade) e credenciada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que finalizou a última etapa da auditoria dos três empreendimentos hoteleiros entre março e abril. O sistema de gestão da sustentabilidade soma-se aos demais modelos estabelecidos, entre os quais estão, como principais referências, a NBR ISO 9001, que diz respeito a sistema de gestão da qualidade, e a NBR ISO 14001, referente à gestão ambiental.

Iniciado o processo em junho de 2013, o grupo se figura agora como a primeira rede hoteleira brasileira a atender os requisitos ambientais, socioculturais e econômicos da norma pública registrada ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

“Desenvolvemos um projeto com o apoio de uma consultoria local e buscamos o envolvimento de toda a empresa, para preparação e adequação do nosso sistema de gestão aos princípios do turismo sustentável com base na norma“, conta Sergio Marsol, gerente Executivo da rede Pontes Hotéis, que coordenou o Sistema de Gestão da Sustentabilidade.

O certificado tem validade de três anos e, durante o período de vigência, serão feitos ensaios e auditorias de manutenção. 

Práticas
Entre as medidas sustentáveis desenvolvidas pela rede estão: plano de gerenciamento de resíduos sólidos, separação do descarte orgânico do lixo seco, esse último dividido em plástico, metal e papel, para que sejam devidamente reciclados e uma nova logística de transporte e destinação desenvolvido por uma empresa especializada.

Serviço
www.ponteshoteis.com.br