A Rede Bourbon iniciou suas operações por volta de 1960 com uma unidade em Londrina e no decorrer de sua atuação desenvolveu e implementou o lema O jeito brasileiro de hospedar, com ações voltadas à brasilidade.
De acordo com Daniel Guijarro, gerente geral de Vendas do grupo, a meta da companhia é crescer principalmente em regiões nas quais não se encontra presente – Centro-oeste, Norte e Nordeste – com qualquer uma de suas marcas, econômicas ou não. Com tal objetivo, o vice-presidente Alceu Vezozzo Filho afirma que a ideia é encontrar empreendimentos em fase de conversão de bandeira ou em construção que queiram “operação genuinamente brasileira, gestão profissional com foco em resultados, contínua preocupação em zelar pelo patrimônio e estratégia agressiva de buscar sempre oportunidades que garantam expansão saudável e tragam rentabilidade”. 
“Nosso diferencial é a preocupação em não ter unidades concorrendo entre si”, explica Guijarro. “O melhor exemplo é o Bourbon Barra da Tijuca, último empreendimento que passou a fazer parte da rede, assumido há menos de um ano. Ele vem sucessivamente batendo recordes. É nosso primeiro hotel no Rio de Janeiro e conseguimos viabilizar muito bem a unidade”, completa.
Por Aline Costa


Cristia Cunha, gerente de Marketing da Bourbon, e
Daniel Guijarro, gerente geral de Vendas
(foto: arquivo HN)

Depois de se solidificar na região Sul, atuando fortemente no Paraná, com hotéis em Curitiba e Foz do Iguaçu, e também em Santa Catarina, a Bourbon Hotéis & Resorts passou a expandir em direção a São Paulo. Hoje o estado tem unidades na capital, em Alphaville e Atibaia.

Ao todo são quatro empreendimentos próprios e sete administrados divididos em cinco categorias: Express, Business, Convention, Residence e Resorts, somando 1,3 mil colaboradores.

Bourbon Residence
A marca Residence, que visa o mercado long stay, conta com o Bourbon Barra Premium, responsável por serviços residenciais.


A piscina é um dos atrativos da área de lazer

A infraestrutura do meio de hospedagem inclui coffee shop, room service, business center, piscina, fitness center e estacionamento com manobrista, além de oferecer traslado para a praia.

O empreendimento tem, no total, 208 apartamentos


Bourbon Resort
O diferencial da categoria Resorts é a localização estratégica, com empreendimentos com serviços de padrão internacional, gastronomia e grande oferta para o segmento de lazer e convenções.

O Bourbon Spa Resort está localizado em área
de 400 mil m² em Atibaia

Uma curiosidade a respeito deste hotel é que foi eleito o Melhor Resort de Campo do Brasil pelo Guia 4 Rodas 2007. Outro destaque da unidade é o Spa by L’Occitane, além dos 572 apartamentos, área de convenções para até 10 mil pessoas, bares, restaurantes, copa de bebê, centro de beleza, capela, mini-shopping de serviços, heliponto e estacionamento. Oferece ainda traslado e aluguel de veículos, room service 24h, baby sitter e wi-fi.

Já o Bourbon Convention Resort Cataratas do Iguaçu, no Paraná, fica na área da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai e atende às necessidades dos mais diversos perfis de hóspedes. As crianças em férias com os pais se divertem, por exemplo, no kid’s club, e empresas podem organizar seus eventos na área de convenções que abriga até 1,3 mil pessoas.

A área do Bourbon Cataratas Convention Resort é de 165 mil m²
O hotel possui 312 apartamentos e suítes, bares, restaurantes, centro de beleza, capela, duas agências de turismo, seis lojas de conveniência, joalheria, estacionamento, copa de bebê, wi-fi, além dos serviços de baby sitter, traslado e aluguel de veículos.


Bourbon Convention
Esta categoria tem infraestrutura para convenções e eventos de grande porte e serviços de alto padrão para o mercado de viagens de negócios. A rede possui duas unidades nessa classificação: uma em Curitiba e a outra na capital paulista, no bairro Ibirapuera.
 

Suíte Nobre do Bourbon Curitiba Convention Hotel

O empreendimento da capital paranaense tem dois títulos: foi premiado pela décima vez consecutiva com o Top of Mind e conta em seu restaurante com a Melhor Feijoada de Curitiba segundo as revistas Veja e Gula.
 


Apartamento superior duplo do Convention Ibirapuera
Na unidade paulista há 656 apartamentos e suítes, centro de convenções para até 1.050 pessoas, foyers (um com iluminação natural), business center, bares, restaurante, fitness center, saunas seca e a vapor e piscina coberta, climatizada e aquecida. O hóspede conta com os serviços de lavanderia e room service 24h.


Bourbon Business
Os empreendimentos Business são indicados para quem viaja a negócios. Há dois hotéis desta categoria em São Paulo – Alphaville e São Paulo – e dois na região Sul do país, um em Joinville (SC) e  outro em Londrina (PR).


Restaurante do Bourbon Alphaville, na grande São Paulo

O Bourbon Alphaville conta com 200 apartamentos, área de eventos para até 720 pessoas, wi-fi no lobby e na área de eventos, business center, bar, restaurante, fitness center, piscina, room service 24 horas e estacionamento.


Lobby do São Paulo Business Hotel

Já no São Paulo Business Hotel o hóspede encontra 127 apartamentos e suítes, área de eventos para até 270 pessoas, wi-fi no lobby e mezanino, business center, bar, restaurante, fitness center, room service 24 horas e sala de leitura.


Entrada do Bourbon Joinville, em Santa Catarina

A unidade de Joinville tem 140 UHs, área de eventos para até 900 pessoas, room service 24 horas, business center, estacionamento, bar, restaurante e coffee shop. O hóspede ainda tem a opção de utilizar a academia de ginástica e wellness center no Shopping Mueller.


O paranaense Bourbon Londrina

Finalizando os empreendimentos da categoria, o Bourbon Londrina conta com 112 unidades habitacionais, área de eventos para até 160 pessoas, room service 24 horas, conexão wi-fi no lobby, lounge bar e estacionamento.

 
Bourbon Express
A marca Express compreende os meios de hospedagem econômicos e as duas unidades da rede sob essa categoria ficam no Paraná. Uma está localizada no bairro Batel, em Curitiba, e o outra na cidade de Cascavel. Ambas possuem apartamentos para portadores de deficiência, business center com acesso à internet 24 horas e sala com aparelhos de ginástica.
 


Bourbon Batel Express, na capital paranaense

No Bourbon Batel Express são oferecidos 77 apartamentos com TV a cabo, minibar, mesa de trabalho, wi-fi e andares para não fumantes. Está localizado a 25 minutos do aeroporto Afonso Pena.


Bourbon Cascavel, no Paraná

O empreendimento em Cascavel compreende 95 apartamentos e tem acesso direto ao Shopping Central Park. Nele o hóspede conta com acesso à internet banda larga, ar-condicionado com controle individual, TV a cabo, minibar, mesa de trabalho, secador de cabelos, cofre e rádio-relógio.
Contatos
www.bourbon.com.br
Central de reservas: 0800-701-8181
Reservas Bourbon Atibaia: 0800-703-4041
Reservas Bourbon Cataratas: 0800-45-1010
Reservas Bourbon Convention: 0800-770-2201
Informações e sugestões: 0800-704-4001

Centro de negócios
Belo Horizonte
[email protected]

Brasilia
[email protected]

Porto Alegre
[email protected]

Rio de Janeiro
[email protected]
 

Escritórios comerciais
Curitiba
Rua Cândido Lopes, 102 – Centro

41 3221-4633 
[email protected]

São Paulo
Av. Ibirapuera, 2.907, conjuntos 701/702 – Moema
11 5095-9750 
[email protected]