A história da rede conhecida pela sua grande oferta no Espírito Santo começou na capital de um estado vizinho. A Bristol Hotels foi fundada em 1987, em Belo Horizonte, pelo empresário Jose Adalto Silva, que em seguida convidou mais dois sócios: Pedro Caldeira e Antônio Bispo, que deixou a rede recentemente.
Em pouco mais de 20 anos de história a rede soma 16 hotéis, com uma oferta de 588 UHs no Espírito Santo, 476 em Minas Gerais e 120 em Goiás, totalizando 1.184 acomodações. Para operar estes empreendimentos, a empresa conta com a mão-de-obra de 543 colaboradores – sem contar com os terceirizados.

Seguindo a série de matérias especiais sobre redes hoteleiras,
a reportagem do Hôtelier News entrou em contato com a diretoria da Bristol Hotels para saber seus planos, características e diferenciais.

Por Fernando Chirotto

 
Luiz Antônio Fantin, superintendente de
Operações e Marketing da rede
(foto: arquivo HN)
Hotéis
Ao falar sobre os hotéis da rede, Luiz Antônio Fantin, superintendente de Operações e Marketing, explica que as propriedades não são segmentados por marcas. “A rede não está ainda dividida em bandeiras em função do seu tamanho, mas se destaca pelos seus empreendimentos e particularidades de negócios de cada um deles”, justifica.
 
Confira abaixo a lista de empreendimentos da rede:

Espírito Santo

Vitória:
– Bristol Century Plaza: 133 apartamentos
– Bristol Costa Victória: 43 apartamentos
– Bristol Diamond Suites: 89 apartamentos
– Bristol La Résidence Victória: 157 apartamentos
– Bristol Praia do Canto: 88 apartamentos
– Bristol Quartier Latin: 40 apartamentos


Bristol La Résidence Victória
(fotos: bristolhotels.com.br)

Guarapari:
– Bristol Guarapari Residence: 29 apartamentos


Fachada do Bristol Guarapari…


…que possui cozinha americana e comporta
até quatro pessoas em suas UHs

Linhares:
– Bristol Linhares (previsto para 2011): 120 apartamentos

Minas Gerais

Belo Horizonte:
– Bristol Golden Plaza: 48 apartamentos
– Bristol Metropolitan: 48 apartamentos
– Bristol Jaraguá Hotel (previsto para 2011): 70 apartamentos
Bristol Confins Airport Hotel
– Bristol La Place
– Bristol Merit Hotel 
– Bristol Pampulha Lieu


Sala de eventos do Bristol Metropolitan


Ipatinga:
– Bristol Steel Valley Hotel 

Timóteo:
– Bristol Green Valley Hotel

Goiás

Goiânia:
– Bristol Evidence: 120 apartamentos


Vista aérea da piscina do Bristol Evidence Hotel

Programas de fidelidade
Atualmente a rede não possui programas de fidelidade para seus hóspedes. Contudo, ao falar sobre a questão, Fantin anuncia que em breve a Bristol terá novidades. “Está nos planos a implantação de um programa de fidelidade a curto prazo”, revela. “Nossa sala vip no aeroporto de Vitória é um dos principais caminhos para esse processo.”


Acomodação do Bristol Century Plaza. No detalhe, a
decoração com pétalas de rosa

Crise
Da mesma maneira que as outras redes, a Bristol não está imune a instabilidade econômica. “A crise afetou todos os setores e com a hotelaria não foi diferente “, aponta Fantin. “Para hotéis com foco no executivo, como é o nosso caso, o fator principal foi a redução na produção das empresas, que reflete diretamente na queda da demanda de hospedagem. Grandes e médios eventos também foram prejudicados, tendo o número de participantes de fora reduzido”, detalha o executivo.


Vista do Iate Clube de uma varanda
do Bristol Praia do Canto

Ele ainda explica como a crise influênciou de maneira diferente os destinos que contam hotéis da rede. “Quando falamos de capitais de atuação, como é o nosso caso em Vitória e Belo Horizonte, a demanda é diversificada. Houve queda sim, mas foram baixas previsíveis ou mesmo controláveis. É diferente do interior, como por exemplo Ipatinga e Timóteo, cuja demanda caiu sensivelmente em função de ter 95% do seu foco nas principais indústrias do Vale do Aço, justamente as que mais sofreram com a crise”, conta.

Contudo, ao ser questionado sobre eventuais mudanças nos planos de expansão, afirma que os mesmos “não foram alterados”.

Presente e futuro
Fantin aponta uma parcela abrangente de atuação da rede no mercado capixaba. “No Espírito Santo, se comparamos com os hotéis filiados à ABIH, o market share atual da Bristol Hotels é de 31%”, afirma. “Nos demais estados este número é bem menor, índice motivado pela quantidade de unidades em operação”, revela.


Acomodação do Bristol Diamond…


…definido pela rede como pelos conceitos de
“modernidade e conforto em frente ao mar”


Ele também comenta sobre as novas propriedades do grupo, o Bristol Linhares, cujas construções foram divulgadas pelo Hôtelier News recentemente. “Atualmente estamos iniciando as obras de dois novos empreendimentos. Um deles fica em Linhares, ao norte do Espírito Santo, com 120 apartamentos, sala para eventos com até 350 pessoas e total estrutura para negócios. Essa região se destaca pelo grande impulso na área do petróleo e gás, além da pujança no comércio e forte atuação na pecuária e agricultura. O outro será instalado no bairro Jaraguá, próximo a Pampulha, em Belo Horizonte. Com 70 unidades, o hotel também se destacará pela excelente localização próxima a UFMG, Mineirão e outros atrativos da região. Ambos deverão ser inaugurados em meados de 2011″, conta.


Apartamento do Bristol Steel Valley Hoel

Contudo, a rede não descarta novas aquisições, inclusive em destinos nos quais já opera. “Estamos em constante processo de interiorização em nossas três praças de atuação, buscando oportunidades de negócios em cidades de forte potencial econômico e contribuindo efetivamente para o desenvolvimento regional”, explica.

Ao ser questionado sobre os possíveis próximos hotéis, Fantin
explica como funciona o planejamento de expansão. “Nosso escopo é o do crescimento constante e organizado, em especial no Sudeste do país, nosso principal foco de atuação. Contudo, estamos em busca de oportunidades em outras capitais brasileiras”, revela.

A rede por ela mesma
Por fim, Fantin ressalta os aspectos que considera como diferenciais da Bristol. “A principal diferença que buscamos é no atendimento personalizado, realçando detalhes da regionalização e proporcionando serviços com qualidade. Essa característica se traduz em capital humano, feito por uma equipe em que o hóspede, seja ele habitual ou não, percebe e muitas vezes faz questão de ficar neste ou naquele hotel da rede por saber que lá os colaboradores tem conhecimento do que ele realmente precisa”, explica.


Vista noturna do Bristol Green Valley Hotel

O executivo ainda destaca o certificado de qualidade que alguns empreendimentos possuem. “Outro grande diferencial está na Iso 9001, implantada em todos os hotéis do Espírito Santo, porém com pretensões reais de se expandir para as demais propriedades no Brasil. Isto porque nos qualifica não apenas no atendimento, mas também em todos os processos administrativos e operacionais, criando um ambiente que favorece inclusive aos investidores e fornecedores”, justifica. “Além disso, oferecemos também assistência médica de emergência gratuita aos nossos hóspedes dos hotéis no Espírito Santo”, conclui.


Escritório de vendas
Rua Anísio Fernandes Coelho, nº 1630, Jd. da Penha – Vitória – ES
27 3315-0505

A rede também conta com representantes comerciais em em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé, Goiânia, Belo Horizonte e Espírito Santo, no Brasil, além de um internacional, com base em Paris.

Central de reservas
Brasil: 0800-283-9988
Grande Vitória (27) 3350-9988

Serviço
www.bristolhotels.com.br