O ano de 1974 foi marcante em todo o mundo: o choque do petróleo, que ocasionou uma grande crise econômica e energética; a 10ª Copa do Mundo, que ocorreu na Alemanha Ocidental e foi vencida pelo anfitrião (o Brasil ficou em quarto lugar, desapontando aqueles que esperavam um resultado brilhante como em 70) e naquele ano também teve início o governo Geisel. Isso sem contar a visita do Jackson Five ao nosso país.
Mesmo no meio de todo esse burburinho, a hotelaria pôde presenciar a criação de uma rede que completa 35 anos com dez unidades e não pretende parar de crescer – apesar de um novo cenário de crise econômica. Entre os planos a curto prazo está o investimento de cerca de R$ 25 milhões nos próximos dois anos na construção ou aquisição de hotéis e inovação dos já existentes. A aquisição mais recente foi o Sofitel Salvador, que pertencia à Accor. A ação foi oficializada no último dia 11.

Atualmente, ela pode se orgulhar, também, por estar entre as cinco melhores colocadas na eleição realizada pela Revista Carta Capital. Entre os itens avaliados está Respeito pelo Consumidor, Ética, Qualidade de Gestão, Responsabilidade Social, Qualidade de Produtos e Serviços, Inovação, Compromisso com RH, Solidez Financeira, entre outros. Estamos falando da Deville, que começou com a inauguração do Hotel Deville, no centro de Curitiba, por João Canet Netto e Jayme Canet Júnior.

 
Vamos agora conhecer melhor cada um dos empreendimentos.

Por Aline Costa

 
                               
Deville Curitiba
                          (fotos: divulgação e deville.com.br)

 

Paraná – Curitiba
Foi com essa unidade que João Canet Netto e Jayme Canet Júnior iniciaram os planos de formar uma rede.

Ficha técnica
Acomodações: São 123 apartamentos e suítes climatizados, que oferecem telefone com voice mail, instalações para fax e computador, televisão com programação nacional, internacional e pay-per-view. Há andares exclusivos para não-fumantes. 

Eventos: Possui cinco salas com capacidade para receber até 350 pessoas, além de completa infraestrutura de serviços e equipamentos audiovisuais.

Restaurante: O Restaurante Deville oferece opções de buffet e serviços à la carte no almoço e jantar, com o melhor da cozinha nacional e regional. Room service 24 horas.

Lazer e conveniência: Fitness center aberto 24 horas, business center e lavanderia.

 

Endereço: Rua Comendador Araújo, 99 – Curitiba – PR 
CEP 80420-000
Fone/Fax: (41) 3883-4777
E-mail: [email protected]

 
                                  Segunda unidade da rede

Paraná – Cascavel
Ainda na década de 70 foi inaugurado o segundo hotel da Rede, em Cascavel com conceito diferenciado de hotel horizontal, localizado próximo às rodovias que ligam as cidades turísticas da região oeste do estado – principalmente Foz do Iguaçu.

Ficha técnica
Acomodações: São 104 apartamentos climatizados, equipados com televisão a cabo, telefones e sistema de correio de voz. Há apartamentos antialérgicos e área específica para não-fumantes.

Eventos: Possui três salas climatizadas, com capacidade para receber até 250 pessoas. O local é equipado com sistemas audiovisuais e de comunicação, além de internet rápida. 

Restaurante e Bar: O Restaurante Café  Deville, com serviço à la carte no almoço e jantar, possui cardápio variado e fica aberto diariamente até às 23 horas. O Snooker Bar oferece diferentes sugestões de drinks e coquetéis. Room service até às 23 horas.

Lazer e conveniência: Por se tratar de um hotel horizontal, com ampla estrutura de lazer, o hóspede pode aproveitar para se divertir e praticar esportes. Estão disponíveis duas piscinas, bar com mesas de jogos, quadra poliesportiva, de futebol suíço e tênis, campo de futebol, sala completa de ginástica, churrasqueiras e playground. 

Endereço: BR 277, km 588 – Cascavel – PR
CEP 85803-650
Caixa Postal 448
Fone:  (45) 3227-3030  Fax: (45) 3227-2190
E-mail: [email protected]
 
Unidade Express Guaíra
Paraná – Guaíra
Inaugurado no início da década de 80, o Deville Express Guaíra trouxe uma nova fase de expansão e investimentos à rede. Situado no extremo oeste paranaense, na fronteira com o Paraguai e com o Mato Grosso do Sul, está às margens do Rio Paraná e próximo a pontos turísticos da região.

Ficha técnica
Acomodações: São 66 apartamentos e duas suítes em três categorias diferenciadas de hospedagem. Há quartos antialérgicos e exclusivos para não fumantes. 

Eventos: Possui salão de eventos com capacidade para receber até 120 pessoas, além de estrutura audiovisual e de comunicação.

Restaurante e Bar: O Restaurante Deville abre diariamente para o café da manhã, almoço e jantar. Oferece cardápio variado, com destaque para o prato típico da região, o "Pintado na Telha". O Bar Deville conta com várias opções de drinks e coquetéis. Room Service até às 23 horas.

Lazer e conveniências: À disposição do hóspede, 10 mil metros quadrados de área reservada para lazer com sala de ginástica, piscina, quadra de tênis e voleibol, sala de jogos, churrasqueira e playground. Além disso, há um pomar, sala de televisão, business center, lavanderia, estacionamento privativo gratuito e um canil. 

Endereço: Rua Paraguai, 1.205 – Guaíra – PR 
CEP 85980-000
Fone/Fax: (44) 3642-1617
E-mail: [email protected]

 
Unidade foi construída na década de 80
Paraná – Maringá
A Deville se instalou em Maringá em 1982 e em 1987 a unidade foi ampliada e teve sua capacidade aumentada, com área de lazer e setor de convenções. O hotel está localizado próximo à Catedral Metropolitana, um dos pontos turísticos da cidade.

Ficha técnica
Acomodações: São 158 apartamentos e suítes climatizadas, com instalações para fax, computador e acesso à internet, televisão com programação nacional e internacional, além de telefones com voice mail. Nove apartamentos são antialérgicos, 71 direcionados a não-fumantes e um adaptado para necessidades especiais. 

Eventos: Possui seis salas com capacidade para receber até 600 pessoas, que dispõem de equipamentos audiovisuais e assessoria de profissionais especializados. 

Restaurante e Bar: No Restaurante Deville, o melhor da cozinha nacional e internacional e o espaço do Dixie Bar, para um agradável happy hour. Room service 24 horas.

Endereço: Avenida Herval, 26 – Maringá – PR 
CEP 87013-110
Fone:  (44) 3226-1001  Fax: (44) 3226-1977
E-mail: [email protected]

 
 
Guarulhos foi a primeira cidade fora do
Paraná a receber uma unidade da rede

 
São Paulo – Guarulhos
Com a marca e imagem já bastante consolidadas, Jayme Canet Neto, atual presidente da rede, apostou em São Paulo como o primeiro Estado para receber a bandeira Deville fora do Paraná. Nascia o Hotel Deville Guarulhos, que fica a cinco minutos do Aeroporto Internacional.

Entre os diferenciais está uma cobertura extra de espuma nas camas, conhecida como mattress topper, para aumentar em cerca de oito centímetros a altura do móvel. Os lençóis brancos são de percal 300 fios, 100% algodão, vindos da Índia, China e Paquistão. Os travesseiros e edredons são feitos com pluma de ganso.

A área de 1.500 m2 reservada para eventos e convenções no São Paulo Airport Marriott Hotel, tem 15 salas com capacidade para até 2 mil pessoas. Todas com carpetes constantemente renovados e sistema de iluminação inteligente. Uma atenção especial foi dispensada à rede lógica, com tecnologia que permite aos computadores acesso rápido à internet sem fio e em rede integrada. O orçamento investido somente para a adequação do hotel para os padrões da Marriott somou, na época R$ 2,7 milhões.

Ficha técnica
Acomodações: São 201 apartamentos e suítes, climatizados, com cofres individuais, duas linhas telefônicas com voice mail, instalações para fax e computador, acesso à internet e televisão com programação nacional e internacional. Há andares exclusivos para não-fumantes e apartamentos para portadores de necessidades especiais.  

Eventos: Possui oito salas com capacidade de receber até 800 pessoas, amplo foyer para montagem de estandes e 250 metros quadrados de área externa dirigida a exposições. O local também conta com infraestrutura de um business center, equipamentos audiovisuais modernos e uma equipe de técnicos e profissionais especializados. 

Restaurante e Bar: O Restaurante e Grill Café Deville oferece grande variedade de carnes e cozinha internacional, com opções de buffet e serviço à la carte. Possui também lobby bar com lareira e cyber café. Para o jantar, há sempre uma opção temática para cada noite da semana. Room service 24 horas. 

Lazer e Conveniência: Estão disponíveis piscina externa, quadra de tênis, fitness center, espaço zen e loja de conveniência.  

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, s/n – Guarulhos – SP
CEP 07190-000
Fone: (11) 2468- 6999  Fax: 2464-0594


Unidade Porto Alegre

Porto Alegre
Em 2000 Jayme Canet Neto inaugurou um hotel de categoria luxo nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Deville Porto Alegre. O local fica a 10 minutos do centro da cidade, na principal via de acesso à região industrial e ao Vale dos Sinos e oferece gratuitamente serviços de traslado aeroporto/hotel/aeroporto. 

Ficha técnica
Acomodações: São 201 apartamentos e suítes climatizadas, com cofres individuais, duas linhas telefônicas com voice mail, instalações para fax e computador, acesso à internet e televisão com programação nacional e internacional. Há andares exclusivos para não-fumantes e apartamentos para portadores de necessidades especiais. 

Eventos: Possui oito salas com capacidade para receber até 800 pessoas, amplo foyer para montagem de estandes e 250 metros quadrados de área externa dirigida a exposições. O local também conta com infraestrutura de um business center, equipamentos audiovisuais modernos e uma equipe de técnicos e profissionais especializados.

Restaurante e Bar: O Restaurante e Grill Café Deville oferecem grande variedade de carnes e cozinha internacional, com opções de buffet e serviço à la carte. Possui também lobby bar com lareira e cyber café. Para o jantar, há sempre uma opção temática para cada noite da semana. Room service 24 horas.

Lazer e Conveniência: Estão disponíveis piscina externa, quadra de tênis, fitness center, espaço zen, loja de conveniência e o Naga Spa, que oferece inúmeros pacotes de tratamento de estética e beleza. 

Endereço: Avenida dos Estados, 1.909 – Porto Alegre – RS
CEP 90200-001
Fone:  (51) 3373-5000  Fax (51) 3373-5010
E-mail: [email protected]

 


Lobby Deville Cuiabá

 

Mato Grosso
O Deville Cuiabá nasceu em 2005. Com um investimento de R$ 9 milhões a rede adquiriu o Hotel Eldorado, que passou por uma reforma de R$ 4 milhões e reservou outros R$ 4 milhões para uma reforma e modernização do empreendimento, concluída no segundo semestre de 2007.

Com este empreendimento, o objetivo de Canet foi ter uma opção que atendesse às necessidades tanto do turista de negócios quanto do de lazer, devido a proximidade com a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Ficha técnica
Acomodações: São 174 apartamentos e suítes equipados com televisão a cabo, telefone e conexão à Internet. 

Eventos: Possui nove salas com capacidade para receber até mil pessoas, que dispõem de equipamentos audiovisuais e assessoria de profissionais especializados. 

Restaurante e Bar: No Restaurante Ventanas, o melhor da cozinha nacional e internacional. No Atrium Lobby Bar, um agradável ambiente para happy hour. Room service 24 horas. Os hóspedes contam também com o bar da piscina que serve drinks e aperitivos.

Endereço: Avenida Isaac Povoas, 1.000 – Cuiabá – MT
CEP 78045-640
Fone/ Fax: (65) 3319-3000
E-mail: [email protected] 

                                      Deville Rayon Curitiba

Paraná – Curitiba – Rayon
A Rede Deville assumiu a operação do Hotel Rayon, localizado no centro de Curitiba, em 2008. Esta é a terceira unidade na capital paranaense, que passou a ter opções em três categorias de hospedagem: Luxo (Deville Rayon), Superior (Deville Curitiba) e Econômica (Express Curitiba). Além disso, é também a décima administrada pela rede.

Ficha técnica
Acomodações: São 123 apartamentos e suítes climatizados, que oferecem telefone com voice mail, instalações para fax e computador, televisão com programação nacional, internacional e pay-per-view. Há andares exclusivos para não-fumantes. 

Eventos: Possui sete salas com capacidade para receber mais de 750 pessoas (contando a capacidade de cada uma das salas), além de completa infraestrutura de serviços e equipamentos audiovisuais.

Restaurante: o Deville Rayon conta com dois restaurantes. O Garbo comporta até 85 pessoas sentadas e serve café da manhã e almoço. Já o Galla, que oferece somente jantar à la carte e tem capacidade para 42 pessoas, além de possuir uma carta de vinhos especialmente preparada para trazer ao cliente combinações entre o prato e bebida. Room service 24 horas.

Lazer e conveniência: Fitness center aberto 24 horas, business Center, lavanderia e Serenity Luxury Spa, administrado pela Rede Shishindo.

 

Endereço: Rua Visconde de Nacar, 1.424 – Curitiba – PR
CEP 80410-201
Fone/Fax: (41) 2108-1100
E-mail: [email protected]

 
                                  Unidade de categoria econômica

Paraná- Curitiba – Express
Unidade de categoria econômica na capital paranaense. O Hotel Deville Express Curitiba está localizado no coração da cidade, ao lado do Teatro Guaíra e próximo ao centro comercial da Rua XV de Novembro, de shoppings e de vários pontos turísticos, como o Passeio Público, a Praça Santos Andrade e a Universidade Federal do Paraná.

Ficha técnica
Acomodações: São 114 apartamentos e suítes climatizadas, com conexão para computador e fax, televisão a cabo e telefones com correio de voz. Há andares exclusivos para não-fumantes, apartamentos antialérgicos e estacionamento privativo.

Eventos: Possui quatro salas disponíveis para reuniões e convenções, com capacidade para receber até 260 pessoas.

Restaurante: O Restaurante Café dos Artistas oferece diariamente refeições à la carte e room service até às 23h30.

Endereço: Rua Amintas de Barros, 73 – Curitiba – PR
CEP 80060-200
Fone/Fax: (41) 3322-8558
E-mail: [email protected]


                         A mais recente aquisição da rede

Bahia – Salvador
A mais nova unidade da rede teve sua aquisição oficializada hoje (20). "A escolha deste hotel se deu pelo perfeito alinhamento com a estratégia do plano de expansão da rede, que prevê a construção ou aquisição de hotéis de luxo, full service e com vocação para eventos, em cidades importantes do Brasil", explica Canet.

Ficha técnica
Acomodações: são 206 apartamentos e suítes
Eventos: possui oito salas de eventos
Lazer e Conveniência: campo de golfe e ampla estrutura.

Endereço: Endereço: Rua Passárgada, s/n – Itapuã, Salvador – BA  CEP 41620-430
Fone/Fax: (71) 2106-8500 / 2106-8536
E-mail: [email protected]  

Linha do tempo
1974: Fundação do Deville Curitiba, no centro da capital paranaense, por João Canet Netto e Jayme Canet Júnior.

1977: Inauguração da segunda unidade da rede, em Cascavel, no Paraná. O empreendimento foi baseado no conceito de hotel horizontal e construído em local estratégico, próximo às rodovias de acesso às cidades turísticas do oeste do estado, como Foz do Iguaçu.

1981: Início das operações da unidade de Guaíra, no extremo oeste do Paraná.

1982: Nascimento da unidade de Maringá, outra cidade paranaense. O hotel está situado próximo à Catedral Metropolitana, principal ponto turístico, localizado no coração municipal.

1987: Ampliação do Deville Maringá, com investimentos na área de lazer e no setor de convenções.

1993: Inauguração da primeira unidade fora do Paraná. Trata-se do Deville Guarulhos, primeiro hotel cinco estrelas de aeroporto do Brasil, atualmente franqueado da marca Marriott.

1995: Ampliação do Deville Curitiba, com ganho de 56 apartamentos.

1997: Ampliação do Deville Guarulhos, com construção de novos quartos e do centro de convenções.

2000: Inauguração da unidade Porto Alegre, localizada na principal via de acesso à capital gaúcha, a 800 metros do Aeroporto Salgado Filho. Arrendamento do tradicional Hotel Araucária que, após ampla reforma, passou a operar como Deville Express Curitiba. A partir daí, afinada com uma tendência mundial de crescimento da categoria econômica, a Rede Deville adaptou as unidades de Cascavel e Guaíra ao conceito expresso, com tarifas competitivas, porém, com manutenção da qualidade de serviços.

2001: Associação à rede Marriott, dos Estados Unidos. Por conta da parceria, o Deville Guarulhos passou a se chamar São Paulo Airport Marriott Hotel.

2002: Reforma total do Deville Express Cascavel. Lançamento do Deville Direct, serviço de reservas pelo próprio site da rede e por 0800 exclusivo.

2003: Finalização de reformas no Deville Maringá e no centro de convenções do Marriott Guarulhos.

2004: Revitalização do Deville Curitiba. A obra incluiu melhoria dos sistemas de iluminação, instalação de pontos de acesso à internet em todos os apartamentos, criação de andares antialérgicos e ampliação do fitness center.

2005: Instalação da tecnologia de internet sem fio (Wireless Fidelity – Wi-Fi) no Guarulhos Marriott, Deville Porto Alegre e Deville Maringá, o que permite aos hóspedes acesso à rede em lobbys, restaurantes, bares e salões de eventos. Aquisição do Hotel Eldorado Cuiabá, que passa a operar como Hotel Deville Cuiabá.

2006: Início das operações do Deville Express Florianópolis, com o arrendamento do Hotel Coral Plaza.

2008: Início da operação do Deville Rayon após contrato de arrendamento do tradicional Grand Hotel Rayon.

 

Serviço