No final de 2009 a rede Intercity completa 10 anos de vida e promete uma surpresa para comemorar a data. Mas como o melhor da festa é esperar por ela, vamos conhecer mais sobre a história e estrutura da aniversariante.

Por Aline Costa

 


Alexandre Gehlen, diretor geral da rede

“A Intercity nasceu em 1999, fruto da reunião de amigos que tinham em comum o desejo de implantar hotéis
para o mercado corporativo”, explica Alexandre Gehlen, diretor geral. Ele conta ainda que escolheu a cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para construir a primeira unidade por conta da inauguração da General Motors.

“O projeto deu certo, fomos para Porto Alegre e, a partir deste segundo prédio, já conseguimos firmar nosso conceito de rede 
online, governança e integração de sistemas. E logo quando fomos construir o terceiro prédio, em Caxias do Sul, começamos a receber pedidos para administrar hotéis com marca própria. Hoje temos 14 hotéis”, conta o executivo.

O diferencial da Intercity é seu conceito de Hotéis Inteligentes. Marcelo Marinho, gerente de Marketing Corporativo da rede, explica o que isto significa: “Ser inteligente é antecipar as necessidades dos hóspedes, gerando valor efetivo ao público executivo, que é o nosso foco. Fomos a primeira rede hoteleira a oferecer banda larga gratuitamente nos apartamentos e a instalar wi-fi nas áreas comuns. Além disso, todos os serviços do business center são gratuitos, desde o sulfite até a fotocópia”, diz o executivo, antes comentar sobre ações futuras. “Amanhã estarei trabalhando outros referenciais. Buscamos sempre estar um passo à frente para que nosso hóspede seja bem atendido”, afirma.

E estar à frente tem muito em comum com o nome da rede. “O fundador da rede é de origem alemã, e os trens daquele país são chamados de Intercity. Como a ideia era transmitir um conceito de agilidade e conexão, este nome foi adotado”, conta Marinho. O executivo também explica que seus hóspedes viajam muito e para muitas cidades diferentes. Por conta deste cotidiano desgastante, a rede trabalha para que o executivo relaxe quando chega ao hotel. “Não queremos que ele pegue filas, tenha que preencher várias fichas, nem tenha que esperar muito para ir ao quarto. Queremos que ele se sinta em casa ao se hospedar nos nossos empreendimentos”.

Marinho também fala sobre as ferramentas utlizadas para garantir o atendimento personalizado ao cliente. “O executivo que se hospeda em Cuiabá é o mesmo de Porto Alegre e São Paulo, por exemplo. Nosso sistema é capaz de armazenar dados sobre eles e assim podemos dar um toque pessoal ao tratamento”, complementa Gehlen.

Futuro
A rede tem planos de explorar novos mercados. “Estamos com dois hotéis em construção em Salvador. Em vista do crescimento do mercado corporativo da região, nosso foco agora é o Nordeste. Contudo, não vamos deixar de investir também em lugares como São Paulo e Porto Alegre. Na verdade, estamos negociando a abertura de empreendimentos em várias cidades, trabalhando muito em passar nossa mensagem para os investidores”, conta Sérgio Bueno, gerente de Novos Negócios.

Sérgio Bueno, gerente de Novos
Negócios da rede

“Logo nos primeiros anos de vida, a rede passou pelo boom hoteleiro que foi de 2001 até 2004. O setor estava um pouco desacreditado, mas entre 2007 e 2008 tivemos a agradável surpresa com crescimento de 49%. A crise atual não foi tão preocupante para nós. Na verdade, ela até proporcionou certo equilíbrio entre a oferta e demanda na hotelaria do Brasil, pois freou alguns projetos desenhados por meio de fundos de pensão”, analisa Gehlen.

Quanto a abertura de unidades fora do país, o presidente da Intercity comenta que tem sido sondado e gostaria de ter unidades na Argentina, Chile e Uruguai, por exemplo. “Nosso grande objetivo e foco é se movimentar junto com nosso público-alvo. O crescimento é pautado por nosso hóspede”, diz ele.

Os hotéis
A rede possui hotéis em seis estados brasileiros. Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina contam uma unidade da rede em suas respectivas capitais. São Paulo tem três empreendimentos na capital e um no interior, na cidade de Jundiaí. Já o Rio Grande do Sul, por sua vez, conta com quatro unidades em Porto Alegre, sendo uma em Gramado e outra em Caxias do Sul. Ainda está prevista para 2011 a inauguração do InterCity Premium Salvador, na Bahia.

Os empreendimentos estão divididos em três categorias: Premium, Express e Membership.

Uma das grandes novidades das UHs é a instalação da CPU. Hoje ela está presente no Premium Porto Alegre, Gravataí e Ibirapuera, mas o plano é que até o fim do ano todos as unidades tenham o sistema, que compreende a tela LCD, teclado, mouse e internet. O investimento nesse projeto é de cerca de R$5 mil por apartamento.

Intercity Premium
É a categoria mais elevada e oferece, inclusive, serviços de concierge. Engloba meios de hospedagem em São Paulo (SP), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Gravataí (RS), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).


Premium Porto Alegre

Possui 120 apartamentos, alguns com vista do Guaíba e outros com vista panorâmica da cidade de Porto Alegre, além de quatro salas para eventos, i-Café, restaurante, fitness center, piscina externa  sauna seca, jacuzzi de hidromassagem e estacionamento coberto -cobrado à parte da diária.  

Premium Cuiabá

Possui 80 apartamentos com piso frio, além de salas de eventos, piscina externa com raia semi-olímpica, fitness center com pilates, restaurante, Bar Solaris e estacionamento coberto.


Premium Berrini

Possui 127 apartamentos, entre eles unidades exclusivas para não fumantes, algumas com portas conjugadas e um adaptado para pessoas com deficiência, além de restaurante, piscina com raia, solarium, fitness enter, serviço de lavanderia e estacionamento coberto.


Premium Ibirapuera

Possui 206 apartamentos, além de salas de eventos, fitness center, piscina externa com deque jardim e bar, restaurante, serviço de lavanderia, estacionamento coberto – cobrado à parte da diária – e serviço de transfer, como receptivo nos aeroportos, traslados para feiras e eventos e compromissos particulares, incluindo city tour e transfer para cidades próximas de São Paulo.


Premium Caxias do Sul

Possui 118 apartamentos, além de fitness center (Vita Club), piscina externa, piscina coberta com raia, talassoterapia, shiatsu, massagens estética, terapêutica e relaxante, sauna seca, jacuzzi, quadra de tênis, restaurante, serviço de lavanderia e estacionamento não incluso na diária.


                                       Premium Gravataí

Possui 111 apartamentos, além de centro de eventos com seis salas, fitness Center, i-Café, restaurante, piscina externa, churrasqueira, salão de jogos, sauna seca, jacuzzi de hidromassagem, quadra poliesportiva, estacionamento cortesia e outdoor training.


Intercity Express
Focada na relação custo x benefício, a bandeira oferece restaurante executivo, room service 24 horas, fitness center, piscina, sauna e salas de eventos. Possui unidades em Jundiaí (SP) e Porto Alegre (RS).

Express Jundiaí
O InterCity Express Jundiaí possui 112 apartamentos, sala de eventos, restaurante, i-Café, piscina externa, fitness center, espaço gourmet e estacionamento cortesia.

Express Porto Alegre
Possui 146 apartamentos, mesa de trabalho, dois ramais telefônicos, cofre eletrônico, TV a cabo, apartamentos adaptados para pessoas com deficiência, vidros anti-ruídos, secador de cabelos e frigobar.
Intercity Membership
São os hotéis e flats administrados pela rede. Estão presentes em Porto Alegre (RS), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE).

The Universe Flat, em São Paulo
Possui 216 apartamentos, todos com dois ambientes e equipados com mini-cozinha. O hotel também dispõe de apartamentos exclusivos para não-fumantes, além de acomodações com quarto e sala, cozinha equipada com fogão, microondas e frigobar, mesa de trabalho, TV a cabo, dois ramais telefônicos, correio de voz, cofre eletrônico, ar-condicionado, secador de cabelo, rádio relógio e utensílios de cozinha.

Piaza Navona Flat, em Porto Alegre

Possui 108 apartamentos, todos com dois ou mais ambientes, equipados com cozinha, sala de estar, banheira de hidromassagem e sacadas com vistas panorâmicas da cidade, além de restaurante, piscina panorâmica, fitness center com pilates, sauna e estacionamento coberto – com tarifa não inclusa na diária.


Spot Hotel Bavaria, em Gramado (RS)
São 84 apartamentos, além de piscina aquecida, salão de jogos, mini-golfe, quadra poliesportiva, business center, outdoor training, sauna e restaurante.

 

Golden Fortaleza Flat em dois tempos: fachada e lobby
(foto: intercityhoteis.com.br)

Possui 157 apartamentos, todos com dois ou mais ambientes e sacadas com vista total ou parcial para o mar da praia de Mucuripe, além de restaurante, piscina, sauna e estacionamento.

Site 


Site da Intercity. Clique para acessar

Portal Inteligente: É um canal para agentes de viagens diferenciado, que permite ao profissional trabalhar a tarifa acordo simultaneamente a tarifa promocional, com integração é em tempo real. Os próprios agentes escolheram o nome do serviço, que foi ao ar no início de maio.

Cartão Inteligente: Em vez das empresas solicitarem que seus executivos enviem o faturamento da estada e relatórios de gastos, elas podem solicitar a Intercity um ou mais Cartões Inteligentes. Da bandeira GoodCard, ele é aceito nas unidades da rede e por diversos táxis e restaurantes. A empresa define o quanto deixará liberado para o executivo e onde ele poderá usar o cartão, que rende 100 pontos por pernoite. A princípio, 5 mil pontos dão direito a uma diária para o final de semana. Já 7,5 mil pontos garantem uma diária por semana – o benefício varia de acordo com promoções criadas pela rede. Vale lembrar que, como o cartão é de propriedade das empresas, o acúmulo de pontos tende a ser rápido.

 

Linha do tempo
1999: Inauguração do InterCity Premium Gravataí  (RS)

2000: Inauguração do InterCity Express Porto Alegre (RS)

2002: Inauguração do InterCity Premium Caxias do Sul (RS) e InterCity Premium Florianópolis (SC)

2003: Inauguração do InterCity Premium Porto Alegre (RS) e o Hotel Bavária ingressa na Rede InterCity

2004: Ano marco na InterCity, com a inauguração do InterCity Premium Cuiabá, primeiro hotel fora da região sul, e a administração do Piazza Navona Flat (RS)

2005: Lançamento do plano de expansão nacional e comemoração dos cinco anos da Rede. Nesse ano, a InterCity possuía 8 hotéis em 6 cidades.

2006: InterCity chega à São Paulo com o InterCity Premium Ibirapuera e InterCity Express Jundiaí. Com estes dois novos empreendimentos, a rede chega a 10 hotéis no Brasil.

2007: InterCity abre duas novas unidades na cidade de São Paulo: o InterCity Premium Berrini e o The Universe Flat. A capital paulista passa a ser a cidade com maior oferta de apartamentos da rede.

2008: InterCity chega no Nordeste em dose dupla. Inaugura o InterCity Premium Natal e assina contrato do InterCity Premium Salvador, atualmente em construção.

2009: Em expansão pelo nordeste, a InterCity inaugurou em maio o Golden Fortaleza Flat.

Hoje a InterCity está presente em dez cidades com 14 hotéis em operação e um novo a caminho em Salvador.

Central de reservas
Reservas online pelo portal inteligente (exclusivo para agências e empresas)
[email protected]
0300-210-7700 ou 3201-7700

 
Sede
Rua Prof. Sarmento Barata, 360 Porto Alegre – RS – Brasil
CEP: 90240-640
[email protected]
Tel:  51 3325-7700  
Fax: 51 3325-7708
 

Contatos
Novos negócios
[email protected]

Investidores
[email protected] – ou acesse o portal do investidor e tenha acesso a informação em real time.

Diretor geral
[email protected]

Serviço
www.intercityhoteis.com.br