Redes Hoteleiras: InterContinental, o maior grupo do planeta
19 de fevereiro de 2009
Não há como negar o potencial do InterContinental Hotels Group. Presente em quase 100 países, a rede é considerada a maior do mundo em número de unidades habitacionais, com 619.851 apartamentos em 4.186 empreendimentos próprios, administrados, arrendados ou franqueados nos seis continentes – em seguida aparecem Wyndham Worldwide (585.189 UHs), Marriott International (543.505), Hilton Hotels (543.327) e Accor Hospitality (459.859), segundo a Smith Travel Research, de janeiro deste ano. E é sobre essa gigante da hotelaria mundial que esta matéria da série sobre bandeiras vai falar.
Os números grandiosos da rede inglesa que está no mercado há mais de 60 anos surpreendem. São 160 milhões de estadas anualmente, 90 mil colaboradores diretos, 5 milhões de visitas por mês em seu site e 42 milhões de associados em seu programa de fidelidade. Esses expressivos valores foram conquistados com o reconhecimento pelo pioneirismo em diversos aspectos, já que o IHG foi o primeiro a equipar os apartamentos com TVs e telefones, a criar um cartão com benefícios aos hóspedes habitués e a receber reservas via internet. Além disso, o grupo tem mais de 1.770 empreendimentos sendo desenvolvidos neste momento, o que remete a uma previsão de 150 mil novos empregos em todo o mundo nos próximos anos.
Francisco Paco Garcia
(foto: divulgação)
Para os próximos meses está prevista a abertura de um Holiday Inn em Manaus (240 UHs). Em entrevista ao Hôtelier News, Paco garante que em breve serão divulgadas novidades sobre outras inaugurações no país.
InterContinental Hotels & Resorts
É a mais luxuosa categoria da rede, com hotéis cinco estrelas que remete ao glamour e sofisticação. Os empreendimentos do tipo contam com serviços, produtos e instalações destinados principalmente para hóspedes estrangeiros em viagens de negócios, possibilitando também vivências culturais.
No mundo: 54.736 apartamentos distribuídos por 159 meios de hospedagem
No Brasil: InterContinental Rio de Janeiro
InterContinental São Paulo
Crowne Plaza Hotels & Resorts
Seus empreendimentos são voltados principalmente à realização de reuniões e convenções com grupos pequenos e médios, daí o slogan the place to meet (o lugar para encontrar). Localizadas em grandes cidades, centros turísticos e aeroportos, as unidades do tipo contam com o programa Sleep Advantage, que por meio de uma série de amenities – enxoval diferenciado, menu de travesseiros, CD de relaxamento e kit com produtos com tal objetivo – ocasiona o descanso em qualquer horário.
No mundo: 93.382 apartamentos distribuídos por 342 meios de hospedagem
No Brasil: Crowne Plaza Belém
Crowne Plaza Curitiba
Holiday Inn Hotels and Resorts
Considerada uma das marcas mais reconhecidas do mundo – nove em cada dez turistas já estiveram em um Holiday Inn -, é voltada a viajantes a negócios e também a lazer, tendo em vista que a infraestrutura de seus meios de hospedagem inclui restaurantes, room service, piscinas e academia de ginástica, entre outros espaços comuns. No final de 2007 as categorias desta família – Holiday Inn, Express by Holiday Inn e Holiday Inn Express – foram relançadas por meio de um programa com o objetivo de criar uma imagem contemporânea, elevar a qualidade e estabelecer uniformidade, garantindo inovação e design. A execução do pojeto deve ser concretizada até o final de 2010 – o primeiro estabelecimento com as renovações fica nos Estados Unidos.
No mundo: 249.691 apartamentos distribuídos por 1.353 meios de hospedagem
No Brasil: Holiday Inn Fortaleza
Holiday Inn Parque Anhembi
Holiday Inn Salvador
Projetos aprovados ou em desenvolvimento: 387 (64.261 UHs)
Holiday Inn Express
É a marca mais econômica do InterContinental Hotels Group e tem como meta oferecer conveniência. É considerada a de crescimento mais rápido na empresa e é a que possui maior quantidade de unidades aprovadas ou em desenvolvimento. Com a renovação da marca, como mencionado acima, todas as unidades Express by Holiday Inn da Europa, África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio passaram a fazer parte da categoria, assim como já acontece nas Américas.
No mundo: 173.794 apartamentos distribuídos por 1.932 meios de hospedagem
No Brasil: Holiday Inn Express Natal
Holiday Inn Express Sumaré
Holiday Inn Club Vacation
Staybridge Suites
O objetivo deste tipo de hospedagem é que o cliente sinta-se em casa, levando em conta que a marca é destinada a estadas de longa duração. Seu estilo residencial inclui suítes com um ou dois dormitórios e cozinha, além de business center 24 horas, e atrai turistas tanto a negócios quanto a lazer.
No mundo: 16.644 apartamentos distribuídos por 152 meios de hospedagem
No Brasil: Staybridge Suítes São Paulo
Candlewood Suites
Fundada em 1995, foi adquirida pelo grupo em 2003. Seus empreendimentos, todos na América do Norte, são estúdios espaçosos e suítes com cozinhas totalmente equipadas, mesa para trabalho, DVD e CD players, cadeiras reclináveis e dois telefones com correio de voz. Além disso, a infraestrutura das unidades inclui fitness center, lavanderia e o Candlewood Cupboard, onde encontram petiscos e bebidas, tudo 24 horas.
No mundo: 20.641 apartamentos distribuídos por 204 meios de hospedagem
Clientes fiéis
Como já mencionado, o IHG foi o primeiro grupo hoteleiro a se preocupar em oferecer benefícios aos hóspedes por meio de um programa de fidelidade. O Priority Club Rewards, atualmente com mais de 42 milhões de associados em todo o mundo – destes, cerca de 180 mil são brasileiros – e representando o maior projeto do tipo na hotelaria, disponibiliza pontos a cada hospedagem que podem ser trocados por novas diárias (não há datas bloqueadas para as noites gratuitas), passagens aéreas em mais de 40 companhias, aluguel de automóveis nas lojas Hertz, em mais de 10 mil restaurantes ou na aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras.
Além disso, são oferecidas facilidades como transferência e troca de pontos de um associado a outro, a pontuação não tem data de vencimento e a inscrição no cartão é gratuita.
Iniciativa verde
Com tantos hotéis em desenvolvimento ao redor do mundo, o InterContinental não deixou de lado a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade e vem desenvolvendo uma série de ações a fim de colaborar neste sentido. Uma delas é o sistema online Green Engage. O software funciona na divulgação de atividades que podem ser realizadas para reduzir o lixo e o consumo de água e energia a partir da inclusão de dados dos empreendimentos e análise de seus perfis no sistema. Ele já resultou em economia de 25% e, se utilizado por todas as unidades da rede, o valor poupado pode ultrapassar US$ 200 milhões.
(foto: sesama.com.br)
“A proposta agora é dar mais atenção ao meio ambiente, testando novas ferramentas para hotéis. Essa política de sustentabilidade será executada a longo prazo e já faz parte dos objetivos dos gerentes gerais da rede”, afirma Paco.
O grupo ainda teve a idéia de criação de um hotel 100% ecológico e inovador, que será aplicada às unidades já em funcionamento no decorrer dos próximos anos. Nele, a economia de energia, a conservação de água e a reciclagem são pontos fortes e incluem aquecimento solar, doação de alimentos não perecíveis para instituições, utilização de água da chuva nas descargas de toaletes e de energia eólica e mobília e vidros das janelas produzidos com materiais recicláveis, entre outros.
Escritório e representantes de vendas
A rede conta com um escritório de vendas para grupos e eventos em São Paulo (11 3285-4541), além de representantes comerciais em Curitiba (Belita Teixeira – 41 9982-6536 ), Brasília (Índio Rosa – 61 8568-5270), Campinas (Gláucia Tremura – 19 8103-2082), Rio de Janeiro (Ademir Almeida – 21 9571-0165 ) e Belo Horizonte (Paula Macedo – 31 9188-7110).
Central de reservas (individuais)
0800 7700-858
Serviço