Com o slogan O seu jeito de ficar bem, a rede Othon completa 66 anos de atuação no mercado em 2009, administrando 28 hotéis divididos em pequeno, médio ou grande porte nas principais capitais e destinos turísticos do país. Com a oferta de mais de quatro mil apartamentos em 28 meios de hospedagem, o grupo atua no Brasil com empreendimentos no Rio de Janeiro, Petrópolis, Búzios, Paraty, Macaé, São Paulo, Franca, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Amparo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e João Pessoa, e no exterior, em Lisboa e Porto, ambas cidades de Portugal, São Francisco, nos Estados Unidos, e Paris, na França.
 
A rede foi fundada pelo empresário Othon Lynch Bezerra de Mello e tem Álvaro Bezerra de Mello como atual presidente do conselho. Atualmente com 1.890 colaboradores, sua expansão para o exterior teve início em 1999.
 
Tendo como característica o pioneirismo em algumas implantações no ramo hoteleiro (a rede foi a primeira a ter unidades habitacionais com banheiros privativos na capital fluminense na década de 40; o Leme Palace, construído na década de 60, foi considerado o hotel mais moderno da América Latina na época), o grupo tem como missão oferecer hospitalidade brasileira com padrão internacional, crescendo e mantendo-se na posição de maior rede nacional de hotéis.
 
Por Rhaiane Sodré
 

Álvaro Bezerra de Mello
(foto: divulgação)
Com opções de cinco categorias espalhadas pelo mundo, a rede Othon possui hotéis com boa localização e de acordo com o perfil de cada cliente. Confira abaixo as características de cada uma das bandeiras e a divisão das unidades.
 
São hotéis top de linha da rede, preparados para agradar aos clientes mais exigentes – de executivos viajando a negócios a famílias curtindo férias. Oferecem luxo, conforto e cozinha internacional.
 
As unidades Othon Palace possuem butiques, bares com música ao vivo, business center equipado com tecnologia de última geração e amplas áreas para congressos e eventos.
 
– Rio Othon Palace (RJ) – 571 apartamentos
– Leme Othon Palace (RJ) – 195 apartamentos
– Bahia Othon Palace (BA) – 265 apartamentos
– Belo Horizonte Othon Palace (MG) – 295 apartamentos
– Othon Palace Fortaleza (CE) – 136
– Olissippo Castelo Othon Palace (Portugal) – 24 apartamentos
– Olissippo Oriente Othon Palace (Portugal) – 182 apartamentos
 
Fachada do Bahia Othon Palace
(foto: divulgação)

 

 
 
Charme e elegância com uma viagem ao tempo em prédios no estilo clássico é a sensação que esta categoria quer passar aos hóspedes. Possui poucos apartamentos com muito espaço e decoração chique, misturando mobílias e objetos antigos com modernas tecnologias. A proposta é resgatar os bons e velhos tempos da hotelaria européia dos anos 50 e 60.
 
– Olinda Othon Classic (RJ) – 100 apartamentos
– Califórnia Othon Classic (RJ) – 112 apartamentos
– Colonna Park Othon Classic (RJ) – 63 apartamentos
– Colonna Galápagos Othon Classic (RJ) – 37 apartamentos
– Baía Norte Othon Classic (SC) – 108 apartamentos
– Nena Suite Othon Classic (SP) – 15 apartamentos
– Oásis Plaza Othon Classic (SP) – 66 apartamentos
– Olissippo Marques de Sá Othon Classic (Portugal) – 163 apartamentos
– Dom Henrique Othon Classic (Portugal) – 112 apartamentos
– Acaciás St. Germain Othon Classic (França) – 41 apartamentos
– Renoir San Francisco Othon Classic (EUA) – 137 apartamentos
 
Olinda Othon Classic
(foto: divulgação)

 

 
 
A linha mais econômica da Othon tem como características a praticidade e o aconchego. São hotéis que recebem famílias inteiras em viagens de turismo e grupos de pequenas e médias empresas.
 
– Aeroporto Othon Travel (RJ) – 75 apartamentos
– Lancaster Othon Travel (RJ) – 70 apartamentos
– Savoy Othon Travel (RJ) – 145 apartamentos
– Intervale Othon Travel (SP) – 94 apartamentos
– Atlântico Praia Othon Travel (PB) – 84 apartamentos
 
Atlântico Praia Othon Travel, em Tambaú, João Pessoa
(foto: divulgação)

 
A categoria foi criada em 2003 com a intenção de investir em um novo gênero de hospedagem, que agregasse charme e sofisticação. A ideia é oferecer instalações aconchegantes, gastronomia bem selecionada e atendimento impecável.
 
– Othon Pousada Villa Del Sol (RJ) – 59 apartamentos
 
 
O projeto da bandeira Othon Suítes foi desenvolvido para atender o segmento de hóspedes que costumam ter longa estada. A proposta é que o cliente sinta-se em casa em apartamentos com dois ambientes (quarto e sala), área de lazer, fitness center e serviços de room service.
 
Seu surgimento foi efetivado para competir com a chegada de inúmeros flats nos anos 2000.
 
– The Time Othon Suíte (SP) – 104 apartamentos
– London Othon Suíte (SP) – 96 apartamentos
– Le Premier Othon Suíte (SP) – 51 apartamentos
– Macaé Othon Suites (RJ) – 75 apartamentos
 
Apartamento do London Othon Suíte
(foto: divulgação)
 
Atuação comercial e Fidelidade
Com a área comercial atuando em praticamente todos os destinos brasileiros, seja com representante ou sede, a rede Othon também está presente nos principais GDS's e possui código através de acordo mundial com a Utell (Pegasus). Outra facilidade é o acesso de todos os continentes através do call center.
 
“No entanto, o nosso grande foco de vendas é a internet, que possui 150 mil entradas por mês. O portal Othon recebeu modernizações e aponta crescimento acelerado. Estimamos que em dois anos 50% das reservas sejam feitas eletronicamente, o que hoje tem a representação de 20%”, explica Tómas Ramos, diretor comercial do grupo.
 
Tomás Ramos
(foto: Rhaiane Sodré)
A participação em feiras como Abav, BTL, FIT, Equipotel e Conotel é outra ação realizada para contribuir com a divulgação e comercialização.
 
Em comemoração aos seus dez anos, o projeto de fidelização com os hóspedes, batizado Othon Special Guest, deverá ser reformulado este ano. Com a recente parceria feita com o programa de milhas Smiles, a ideia consiste na ampliação de sociedades para que o cliente tenha opções de trocar os pontos acumulados com a hospedagem em diferentes serviços.
 
Recentes resultados e projetos futuros
Em 2007, a rede Othon recebeu investimento de R$ 17 milhões para a total reforma dos hotéis cariocas Leme Othon Palace, Olinda Othon Classic, e sete andares do Rio Othon Palace, além da área de restaurantes.
 
No mesmo ano, a chegada de Fernando Chabert, diretor superintendente, fez com que outras reformulações fossem concretizadas, como o reposicionamento no mercado corporativo, modernização do sistema operacional de TI e reestruturação da área gastronômica.
 
Fernando Chabert
(foto: divulgação)
Os números de maio a novembro de 2008 registram que o turismo individual é o principal emissor de hóspedes para todos os 28 hotéis da rede, com 21% do total. O perfil da procura segue com 16% destinado às tripulações de companhias aéreas, 14% provenientes de clubes e feiras, 12% de clientes que conseguem desconto sobre o balcão, 9% de agências corporativas, o mesmo percentual para empresas, dentre outros.
 
“Queremos elevar a representação de empresas e agências corporativas para 50%, que hoje juntas somam 30%”, revela Ramos, diretor comercial do grupo.
A procedência internacional no mesmo período é oriunda principalmente de diversos destinos (35%), seguida pelos Estados Unidos (16%), Argentina (12%), França e Chile (empatados com 7%). Já o mercado nacional é representado por 30% de paulistas, 17% de cariocas e 15% de mineiros.
 
“Para 2009, além de novas campanhas publicitárias, iremos continuar a investir no segmento de negócios na capital fluminense por causa da presença de grandes empresas no destino e para conquistar um equilíbrio dos públicos, devido a sazonalidade da cidade”, explica Ramos, destacando a expectativa de um crescimento de 10% no valor total da receita.
 
Nos resultados obtidos até junho de 2008, a empresa conquistou o crescimento de 6% na ocupação e de 10% no RevPar em relação ao mesmo período de 2007. A receita teve aumento de 30% e a rentabilidade, de 40%.
 
Para este ano, Tómas Ramos revela a intenção de concretizar novos projetos no Brasil e no exterior, com interesse no interior paulista e na capital, Brasília, e em Curitiba ou Porto Alegre. “Ainda não definimos nada para revelar, mas queremos crescer pelo menos 15%, o que nos faz ter que adquirir mais cinco meios de hospedagens”, conta.
 
Central Nacional de Atendimento e Reservas
Av. Atlântica, 3264                                                               
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 22070-001
Sra. Maristela Almeida
Tel.: 21 2106-0200 / 0800 725 0505
Cel.: 21 8231-0513
 
Gerência Nacional de Vendas – GNV
Rua Líbero Badaró, 190 – 3º andar
Centro – São Paulo – SP
Cep: 01008-000
Sr. Carlos Augusto Nascimento
Tel.: 11 2173-5009
Fax: 11 3104-5215
Cel.: 11 8432-9179
 
Gerência de Vendas do Rio de Janeiro
Av. Atlântica, 3264 – Sala 506
Rio de Janeiro – RJ
Cep 22070-001
Sra. Anna Christina
Tel.: 21 2106-1540
Cel.: 21 8165-3337
 
Gerência de Vendas de Belo Horizonte
Av. Afonso Pena, 1050
Belo Horizonte – MG
Cep: 30130-003
Sr. Bruno Heleno
Tel.: 31 2126-0000
Fax: 31 2126-0001
Cel.: 31 9118-1795
 
Escritório de Brasília
SCN – Quadra 2 – Bloco D – Torre A
Sala 904 – Edifício Liberty Mall
Brasília – DF
Cep: 70712-903
Sr. Vilmondes Stacciarini
Tel.: 61 3327-5482
Fax: 61 3327-5491
Cel.: 61 8116-1321
 
Central de Reservas
0800 725-0505