Redes Hoteleiras: Sol Meliá, o calor da hospitalidade espanhola


O ano de 1956 é emblemático para os brasileiros de um modo geral, visto que nele o presidente Juscelino Kubitschek tomou posse e anunciou seu plano de governo, que incluía a mudança da capital federal para uma cidade que ainda seria construída: Brasília.

Os aficcionados por futebol podem se lembrar ainda que naquele ano o Brasil ganhou os jogos Panamericanos de Futebol. Agora, os hoteleiros de plantão devem saber que, naquele ano, do outro lado do oceano, a Sol Meliá iniciava sua história na cidade espanhola Palma de Mallorca.

Por Aline Costa
 

Hoje são mais de 350 hotéis em quase 30 países, divididos em quatro continentes - Europa, Ásia, América do Sul e África - , contudo, a empresa começou com um hotel de 60 apartamentos adquirido por Gabriel Escarrer Juliá. Na época, apenas com a marca Sol, ele já definiu a filosofia básica da futura rede: a excelência no atendimento ao cliente, oferecendo serviços hoteleiros de qualidade superior, além de uma política intensa de recursos humanos.

O posicionamento internacional começou em 1977, com a aquisição e operação de novas unidades em diversos países. Em 1987, o Grupo Sol adquiriu a marca Meliá e passou a atuar como Sol Meliá, o que ajudou a diversificar os produtos da rede. Em 2000, a marca Tryp Hotels passou a fazer parte do grupo e suas operações tiveram início no ano seguinte.

Em 2004, a Sol Meliá reestruturou seu plano diretor, assumindo um novo modelo de atuação. Além da gestão hoteleira, passou a incorporar a gestão imobiliária e patrimonial.

Também em 2004 foram criadas gerências específicas por marca, para personalizar e aumentar a qualidade do atendimento. Para ajudar a atingir esse objetivo, foi implantado o departamento de Investigação, Desenvolvimento e Implantação (I+D+I), visando o desenvolvimento de novos produtos e serviços para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes, além da rentabilidade dos empreendimentos.

Brasil
No Brasil, a rede hoteleira está instalada desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra 14 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo e Campinas (SP), Rio de Janeiro e Angra dos Reis (RJ), e Brasília (DF).

Rui Manuel de Oliveira, vice-presidente sênior da Sol Meliá Brasil
(foto: arquivo HN)

O vice-presidente sênior da rede no país é Rui Manuel de Oliveira, que explicou em entrevista recente ao Hôtelier News que a rede se instalou no país primeiramente com foco corporativo. "As oportunidades e a procura para esse segmento foram surgindo e não podíamos recusar. A empresa tinha uma marca que poderia ser adaptada aos condo-hotéis, a Meliá Confort. A oportunidade foi começar para valer com os empreendimentos com perfil de negócios e adaptados à realidade brasileira da época, os flats", conta. 

Oliveira ainda comenta sobre a expansão do grupo. "Tivemos quase 30 empreendimentos, contando os hotéis que já estavam sendo administrados anteriormente sob a marca Sol. Depois tivemos uma expansão expressiva com a marca Confort, que também foi continuada. Nesse meio tempo, entramos com a marca Tryp e tivemos que readequar todas as unidades que estavam em operação. Alguns proprietários decidiram seguir por um outro caminho, assim como nós. É importante ressaltar que sempre fizemos muito bem nossa lição de casa. Vou dar um exemplo: veja o caso dos hotéis do Itaim (bairro da capital paulista), onde temos quatro unidades. Na época do lançamento fizemos um estudo que revelou enorme potencial de desenvolvimento naquele bairro. Tanto é verdade que hoje os nossos melhores resultados provém dos quatro condo-hotéis que ainda estão lá. Em 2008, o índice de ocupação média foi de mais de 75%. Hoje administramos 14 unidades e 90% estão indo muito bem.”

As marcas
A rede atua com oito marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, ME by Meliá, Innside, Tryp Hotels, Sol Hotels, Paradisus Resorts e Sol Meliá Vacation Club.

Gran Meliá
Voltada para o público mais exigente, oferece serviços de grande luxo com uma arquitetura única. Os hotéis estão localizados no centro urbano das principais cidades internacionais, assim como nos destinos turísticos de primeira ordem, como México, Caribe, Porto Rico, Caracas, Jacarta e Xangai.

Gran Meliá Hotel Caracas
(foto: gran-melia.com)


Gran Meliá - paixão por sofisticação
Caracteriza-se pelo serviço personalizado e preocupação com a localização, tanto nos destinos de lazer quanto de negócios. A marca possui três desdobramentos: Meliá Boutique (categoria superior), Meliá (categoria luxo) e Gran Meliá (categoria luxo superior). Os restaurantes oferecem pratos nacionais de cada região, além do menu internacional.

Entre as unidades desta marca, merecem destaque o Meliá Jardim Europa e o Meliá Brasil 21, as quais possuem o Green Floor, andar com o conceito sustentável que é parte do programa de gestão ambiental em hotel urbano.

Meliá Brasil 21
(foto: skyscrapercity.com)

ME by Meliá - Pensado para você
A filosofia desta marca é "ser o lugar onde os sonhos se convertem em realidade, seja para um hóspede de negócios ou a lazer”.

Todos os hotéis ME by Meliá têm atributos comuns, exclusivos da marca. Suas roupas de cama são de linho com qualidade de 300 fios, travesseiros de plumas e colchão box spring diferenciado. Os meios de hospedagem ainda oferecem jornais de cortesia, fitness center e business center.

O primeiro hotel a receber a nova marca é o ME Madrid, antigo Reina Victória de Plaza de Santa Ana, na capital espanhola. Em seguida, serão inaugurados o ME Cancun e ME Cabo, ambos na região do Caribe. Está prevista, ainda, a abertura dos hotéis com a marca ME by Meliá em Barcelona, Sevilla e Palma de Mallorca, bem como, a expansão da marca para outros empreendimentos.

Lobby ME Barcelona
(foto: me-by-melia.com)


Innside Premium Hotels

É definida por um conceito de futuro, com foco na infraestrutura e nos instrumentos de comunicação.

Tryp Hotels -  Paixão por high tech
É a marca que mais cresceu nos últimos anos. Agora são mais de 100 estabelecimentos pelo mundo, localizados em grandes centros comerciais e financeiros. O público-alvo é o jovem executivo que busca agilidade no atendimento, conforto e tecnologia de ponta.

As unidades da Tryp Hotels possuem aromatização especial e música lounge nas áreas comuns do hotel. Essa característica faz parte do programa Alma & Magia.


(foto: solmelia.com)

Sol Hotels -  Paixão por diversão

Possui unidades voltadas para família, com atenção especial para as crianças. As áreas de lazer são tematizadas com os Flintstones e há equipes para acompanhar desde bebês até adolescentes.

A infraestrutura conta ainda com parede de escalada, cyber-café e aulas de spinning, além de restaurantes, bares, piscina e um extenso programa de atividades para todas as idades, especialmente para as crianças.
 
 
Paradisus Resorts
O diferencial desta marca é a localização das unidades, normalmente em destinos exóticos. Oferece sistema all inclusive.



Paradisus Riviera Cancun
(foto: paradisus.com)
 


Sol Meliá Vacation Club
É um clube de férias com tempo compartilhado voltado para famílias. Os empreendimentos que oferecem esse serviço estão localizados na Espanha, México, Panamá, Porto Rico e República Dominicana.


Serviços e programas
MSM- Meeting Sol Meliá
É um programa voltado para o cliente corporativo e funciona como um help desk. Todo agente de viagem que confirmar seu grupo via MSM, poderá pontuar no Club Amigos, o programa de fidelidade da companhia específico para esses.

Club Amigos
Programa de incentivo voltado para o agente de viagem cadastrado no site de Sol Meliá Hotels & Resorts. 

Programa Women Traveling Alone
O objetivo do programa é prestar um tratamento diferenciado para as senhoras que viajam sozinhas. Garante que elas fiquem em apartamentos sem porta de comunicação, além de ganharem um kit especial de acessórios femininos e uma carta de boas-vindas, assinada por uma executiva do hotel.

Regalo Inolvidable
Presenteia os casais que escolhem os hotéis da rede para realizar sua festa de casamento com estadas gratuitas, que variam de acordo com o consumo do evento.

Cartão MaS
É o cartão de fidelidade da companhia voltado para os hóspedes. Nele ficam registrados os gastos, que podem ser convertidos em pontos, os quais podem ser trocados por diárias gratuitas em hotéis da rede situados em qualquer destino.

Central de reservas (São Paulo e exterior)
55 (11) 3748-8771 
 
Para demais localidades (Brasil)
0800-703-3399 
 
Sol Meliá - Divisão Brasil
Av. Das Naçoes Unidas, 12.551 7º andar
CEP: 04578-903 - Sao Paulo - Brazil
 

Comentários